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Combates
Ao tentar atingir seus objetivos, seus personagens vão encontrar resistência. Algumas vezes, a única forma de resolvê-la é através da violência. Nesses momentos, seus personagens entram em combate. O Combate no Scop é narrativo: ao invés de tentar determinar detalhadamente onde cada personagem está e em que ordem agem, todas as ações acontecem ao mesmo tempo (quem tem tempo de pensar em uma estratégia quando há um troll tentando esmagar sua cabeça?)
Para organizar a bagunça, combates são divididos em turnos que duram de 5 a 10s, que se repetem enquanto os personagens e seus inimigos estiverem lutando. No início de cada turno, os jogadores descrevem o que estão tentando fazer, quem estão tentando atacar, como estão se defendendo, e qual o efeito desejado da sua ação em combate – quase sempre, a intenção é ferir o adversário. O Mestre do Jogo (MJ) faz o mesmo para cada um de seus personagens e criaturas.
Em seguida, personagens adversários resolvem um Conflito entre si. Cada personagem deve fazer um teste levando em conta a Habilidade relevante, além de bônus e penalidades vindas de Conceitos e outras situações. Se o ataque é físico, sua Habilidade com a arma utilizada deve ser usada, bem como Conceitos referentes à sua agilidade e coordenação motora. Em outras situações, identifique a Habilidade e as outras características relevantes. O vencedor do conflito consegue realizar seu intento.
Se a intenção era ferir o inimigo, então a vítima recebe Dano, que é calculado da seguinte forma:
Dano = Margem de Sucesso + Bônus - Penalidades
Bônus ao dano podem ser provenientes da arma usada e outros fatores, e reduzido por condições como a proteção da vítima. Adicione os bônus da tabela abaixo dependendo da arma utilizada. Armas de combate próximo, como espadas ou machados, recebem bônus ao Dano caso o personagem tenha algum Conceito ou Poder relacionado à força física (não acrescente novamente características que já foram consideradas no Teste!):
Características da Arma | Bônus de Dano |
---|---|
Grande | +1 |
Pesada | +1 |
Perigosa | +1 |
Armas de Combate Próximo | + Força |
Se a vítima estiver utilizando armadura, algum outro tipo de proteção, ou se tiver resistência ao ataque realizado, o dano é reduzido. Para as armaduras, use as penalidades da tabela abaixo, nos outros casos, o Conceito da vítima indica o tamanho da penalidade:
Características da Armadura | Penalidade ao Dano |
---|---|
Leve | -1 |
Média | -2 |
Pesada | -3 |
O Dano é descontado da Vitalidade da vítima. Quando a Vitalidade atingir zero, o personagem estará fora de ação e, se nessa situação, ele receber um ponto de Dano adicional, ele encontra seu fim. É trágico, mas é a vida.
- Veja mais detalhes em Combates Descritivos.
- Se você quer um combate que seja resolvido quase instantaneamente, veja Combates Ultrarrápidos.
- Se você prefere um combate rápido, mas com um pouco mais de detalhes, veja Combates Rápidos.