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Trunfos

Um Trunfo é aquele recurso guardado – a carta na manga do personagem – ao qual ele pode recorrer em situações inesperadas ou quando se encontra em apuros. Pode ser algo concreto, como Contatos ou Aliados, ou mais abstrato, como Intuição e Bom-Senso. Trunfos desse tipo têm o poder de influenciar o desenrolar da história, mas são limitados – você não pode chamar um amigo para te salvar todas as vezes, e o dinheiro, inevitavelmente, se esgota mais rápido do que se gostaria.

O Que Significa um Trunfo

Um Trunfo é, e funciona da mesma forma que, um Conceito. É a resposta a perguntas como: “Meu Trunfo é _” ou “Minha Carta na Manga é _”. Ele representa uma vantagem limitada que seu personagem pode usar para superar desafios imediatos. Sem esse recurso, as dificuldades enfrentadas tendem a ser maiores.

Exemplo


Escolhendo Recursos

Ao definir seu Trunfo, adicione-o à Ficha de Personagem junto com os outros Conceitos. Com a aprovação do Mestre, um Trunfo pode ter diferentes níveis, representando efeitos mais impactantes (mas exigindo um maior gasto de Energia, conforme explicado abaixo).

Alguns Conceitos também podem conceder acesso a Trunfos específicos – por exemplo, um Mafioso naturalmente possui uma rede de Contatos. Isso não impede que você selecione esse Trunfo novamente e, sim, os benefícios se acumulam! Assim, um Mafioso com o Trunfo Contatos conhece pessoas ainda mais influentes e pode recorrer a uma rede ainda mais ampla.


Efeito em Jogo

Um Trunfo permite que você proponha um pequeno desvio na narrativa relacionado a ele. Se o Mestre aprovar a ideia, você gasta um ponto de Energia e a mudança entra em efeito. Porém, se a sugestão for muito ambiciosa, o Mestre pode exigir um custo maior, como dois ou mais pontos de Energia – então, use com moderação!

O objetivo desse recurso é introduzir um gancho na história. Se aceitar a alteração, o Mestre deve permitir que os personagens alcancem o resultado desejado, mas não precisa tornar as coisas mais fáceis para eles. Além disso, toda mudança tem um preço: o Mestre pode introduzir uma consequência inesperada ou estipular que você tenha que cumprir uma tarefa adicional no futuro.

Exemplo

Assim como acontece com outros Conceitos, é possível recuperar Energia interpretando o personagem de acordo com seus princípios. No caso de um Trunfo, isso geralmente significa agir de forma oposta ao benefício concedido. Por exemplo, se o seu Trunfo é Contatos, você recupera Energia quando ajuda um conhecido em vez de pedir um favor; se for Sorte, você ganha Energia ao se colocar, intencionalmente, em situações de azar.

O personagem também pode Ficar em Dívida. Se o jogador tiver uma boa ideia de como intervir na história, mas não puder ou não quiser usar sua Energia, ele pode ainda assim sugerir um desvio narrativo, mas com um custo: agora ele deve algo a alguém. Por exemplo, se você pediu a ajuda de um Contato, significa que agora terá que retribuir esse favor mais tarde – e, quando fizer isso, não recuperará Energia.


Alguns Exemplos

Esses são os Trunfos escolhidos pelos jogadores na campanha de Alberto.

Kaylee

Lukah

Meggan

Nghar


Seção do Mestre

Pedir um Favor ao Universo