{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-sistema-recursos.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-sistema-recursos.jpg }} ====== Trunfos ====== Um //Trunfo// é aquele recurso guardado -- a carta na manga do personagem -- ao qual ele pode recorrer em situações inesperadas ou quando se encontra em apuros. Pode ser algo concreto, como Contatos ou Aliados, ou mais abstrato, como Intuição e Bom-Senso. Trunfos desse tipo têm o poder de influenciar o desenrolar da história, mas são //limitados// -- você não pode chamar um amigo para te salvar todas as vezes, e o dinheiro, inevitavelmente, se esgota mais rápido do que se gostaria. ===== O Que Significa um Trunfo ===== Um Trunfo é, e funciona da mesma forma que, um [[:sistema:conceitos|Conceito]]. É a resposta a perguntas como: //“Meu Trunfo é _”// ou //“Minha Carta na Manga é _”//. Ele representa uma vantagem limitada que seu personagem pode usar para superar desafios imediatos. Sem esse recurso, as dificuldades enfrentadas tendem a ser maiores. ++++ Exemplo | Se o seu Trunfo é um Contato, isso significa que você conhece alguém capaz de prestar pequenos favores ou fornecer informações valiosas; sem essa rede de apoio, você terá que encontrar soluções por conta própria. Se você tem Equipamentos, pode //“tirar da cartola”// um item que ajude a resolver uma situação complicada. ++++ ---- ===== Escolhendo Recursos ===== Ao definir seu Trunfo, adicione-o à Ficha de Personagem junto com os outros Conceitos. Com a aprovação do Mestre, um Trunfo pode ter diferentes níveis, representando efeitos mais impactantes (mas exigindo um maior gasto de Energia, conforme explicado abaixo). Alguns Conceitos também podem conceder acesso a Trunfos específicos -- por exemplo, um //Mafioso// naturalmente possui uma rede de //Contatos//. Isso não impede que você selecione esse Trunfo novamente e, sim, os benefícios se acumulam! Assim, um Mafioso com o Trunfo Contatos conhece pessoas ainda mais influentes e pode recorrer a uma rede ainda mais ampla. * Veja a [[modulo:trunfos|Lista de Trunfos]] para ter algumas ideias de que Trunfos você pode dar ao seu personagem, mas não se esqueça de que você pode criar os seus! ---- ===== Efeito em Jogo ===== Um Trunfo permite que você proponha um pequeno desvio na narrativa relacionado a ele. Se o Mestre aprovar a ideia, você gasta um ponto de Energia e a mudança entra em efeito. Porém, se a sugestão for muito ambiciosa, o Mestre pode exigir um custo maior, como dois ou mais pontos de Energia -- então, use com moderação! O objetivo desse recurso é introduzir um gancho na história. Se aceitar a alteração, o Mestre deve permitir que os personagens alcancem o resultado desejado, mas não precisa tornar as coisas mais fáceis para eles. Além disso, toda mudança tem um preço: o Mestre pode introduzir uma consequência inesperada ou estipular que você tenha que cumprir uma tarefa adicional no futuro. ++++ Exemplo | O grupo está procurando o quartel-general da guilda dos ladrões em uma cidade longe de casa. Eles começam suas buscas em uma taverna na periferia em busca de alguma pista. O jogador do bardo Lukah anuncia: //"Ei, eu conheço um cara por essas bandas que me dá informações!"//, ou seja, que vai buscar um de seus Contatos -- um benefício de ser um Bardo. Ele propõe ao MJ que, assim que entra na taverna, reconhece um //amigo// de longa data que pode lhes dar informações. O MJ concorda, Lukah apaga um ponto de Energia de sua ficha, e dirige-se até a mesa em que se encontra seu conhecido. Como o MJ não precisa facilitar todas as coisas, o //amigo// de Lukah pode fazer o que foi pedido, mas nada garante que ele vai ser amistoso todo o tempo -- os amigos dos bardos, geralmente, também têm seus próprios interesses. ++++ Assim como acontece com outros Conceitos, é possível recuperar Energia interpretando o personagem de acordo com seus princípios. No caso de um Trunfo, isso geralmente significa agir de forma //oposta// ao benefício concedido. Por exemplo, se o seu Trunfo é Contatos, você recupera Energia quando //ajuda// um conhecido em vez de pedir um favor; se for Sorte, você ganha Energia ao se colocar, intencionalmente, em situações de //azar//. O personagem também pode //Ficar em Dívida//. Se o jogador tiver uma boa ideia de como intervir na história, mas não puder ou não quiser usar sua Energia, ele pode ainda assim sugerir um desvio narrativo, mas com um custo: agora ele deve algo a alguém. Por exemplo, se você pediu a ajuda de um Contato, significa que agora terá que retribuir esse favor mais tarde -- e, quando fizer isso, //não// recuperará Energia. ---- ===== Alguns Exemplos ===== Esses são os Trunfos escolhidos pelos jogadores na campanha de Alberto. ++++ Kaylee | Kaylee decidiu que seria importante ter acesso a materiais de estudo para conferir informações, pesquisar magias, etc. Seu Trunfo é acesso a uma Biblioteca. ++++ ++++ Lukah | O Conceito de Bardo já dá a Lukah acesso a alguns Contatos, mas ele gostaria de ir um pouco mais fundo nisso, então ele escolhe Contatos como seu Trunfo. Isso significa que ele consegue pedir favores um pouco mais complicados, ou acessar pessoas mais importantes. ++++ ++++ Meggan | Meggan considera que, sendo uma espiã, acesso ao Equipamento certo na hora certa pode ser bastante importante, portanto esse é o seu Trunfo. Note que Meggan é uma Elfa, e mesmo que isso não esteja explícito na descrição, o MJ pode considerar que ela tem Contatos entre seu povo. ++++ ++++ Nghar | Nghar é um proscrito, pois se tornou sem lar quando sua cidade foi destruída por forças inimigas. Ele, no entanto, tem um ou dois camaradas com os quais pode contar quando necessário. Seu Trunfo são seus Aliados. ++++ ---- ===== Seção do Mestre ===== ++++ Pedir um Favor ao Universo | Como um Trunfo é um tipo de Conceito, você pode ampliar essa ideia para permitir desvios narrativos de qualquer tipo, desde que a sugestão esteja de acordo com os Conceitos do personagem. A mecânica permanece a mesma: se o Mestre aceitar a proposta, o personagem gasta um ponto de Energia, a reviravolta é introduzida na trama e, possivelmente, uma complicação surge em seguida. Ao utilizar essa regra opcional, o personagem //não// precisa ter um Trunfo específico, e a ação passa a ser chamada de //Pedir um Favor ao Universo//. > **Exemplo:**\\ Meggan é uma Espiã, e deseja encontrar um Contato para obter informações. Uma vez que espiões normalmente fazem parte de uma rede, é de se esperar que eles tenham acesso a múltiplos Contatos. O MJ permite que a modificação seja feita. ++++