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Que Perguntas Fazer?

Você já viu que as características fundamentais dentro de uma campanha no Scop são os Conceitos. A ideia de um Conceito é pensar em como você descreveria rapidamente o seu personagem em uma conversa – a primeira frase é sempre conceitual: você diz que é um mago elfo ou um guerreiro anão, ou um detetive que tem problemas com a bebida ou um piloto arrogante de caças especiais. Apenas depois disso você se preocupa em falar sobre números.

Fica claro que as perguntas direcionam a criação do personagem e, ainda que o Scop tenha algumas sugestões aqui e ali sobre as perguntas mais comuns e as respectivas respostas, você tem a liberdade de escolhê-las como você quiser. Você pode dar o sabor que quiser ao seu cenário fazendo as perguntas certas, direcionando e adequando a resposta dos jogadores.

Portanto, essa deve ser a primeira fase da preparação da sua campanha (seja ela de uma única sessão ou várias delas). E, mesmo que pareça que essa é uma tarefa complicada, ela na verdade é fácil. Exige apenas que você reflita um pouco sobre o efeito das perguntas na criação dos personagens.

Exemplo
Como um exemplo bastante óbvio, se o seu cenário é de Fantasia Medieval, escolher as raças e classes tradicionais já estabelece uma série de características que remetem a esse tipo de ambientação. Para ter uma ideia de como os Conceitos podem influenciar, imagine que diferenças haveria se a Magia não existisse.

Você pode ir além: se os jogadores devem escolher um local de nascimento para seus personagens (uma pergunta como “Eu nasci em…”), seu cenário se torna mais rico com a adição de regiões que podem influenciar o fluxo da história. Pode ser uma ideia bacana se você pretende incluir política nas aventuras.

Não é necessário impor nenhuma restrição que você não ache necessária, e facilita bastante se você pensar nas perguntas como descrição do personagem ao invés de lista de bônus e penalidades. Por exemplo, se um jogador descreve “Minha motivação é a vingança”, ele acabou de criar um gancho que pode ser útil à campanha. Pode ser fácil descrever alguns modificadores, mas de quem e por que ele quer se vingar é muito mais interessante.

E é possível ir muito além disso. Você pode criar Conceitos que estabelecem relacionamentos entre dois personagens dos jogadores, ou um Conceito que descreva a relação deles com o mundo ou outros elementos do cenário.

Quando for criar o seu cenário, pense bastante em quais são as características importantes do cenário e em como os personagens se relacionam com ele. Imagine que tipo de perguntas eles deveriam responder para indicar como as pessoas falariam sobre ele. No final das contas, você deve ter por volta de três a cinco perguntas que são úteis.

Exemplo
Flávio está criando um cenário de intriga na época medieval. Ele não quer algo como as fantasias tradicionais, mas algo mais realista e parecido com a nossa Idade Média. Com um pouco de pesquisa, ele descobre algumas coisas interessantes:

* A religião era extremamente importante para as pessoas na época.
* O universo era descrito em termos de quatro elementos básicos: água, terra, fogo e ar.
* Os sete pecados capitais e as sete virtudes capitais eram importantes para a filosofia da época.

Flávio então pede que os jogadores respondam às seguintes perguntas sobre seus personagens:

* Meu nome é _.
* Eu sou devoto de _.
* Meu elemento básico é _.
* Minha virtude capital é _.
* Meu pecado capital é _.

Note que as duas últimas substituem as perguntas sobre qualidades e defeitos colocando elementos do cenário na descrição do personagem! Tente sempre fazer isso quando possível. Apenas depois disso, Flávio vai se preocupar em determinar quais são as situações em que os personagens ganham vantagens ou desvantagens.
que_perguntas_fazer.1688833676.txt.gz · Última modificação: 2023/07/08 16:27 por jnalon