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Criando Poderes

Se você joga há pouco tempo, não tem muita experiência, ou simplesmente quer partir direto para a aventura, há uma Lista de Poderes que você pode usar sem se preocupar com os custos de cada Habilidade ou como elas se equilibram com o resto do jogo. Mas jogadores e MJs experientes, ou aqueles que quiserem adaptar algo que ainda não existe, podem utilizar as regras desta seção para criar Poderes com Efeitos diferentes.

O Poder

Um Poder é qualquer tipo de efeito ou característica que não é vista em humanos comuns: Magias, Milagres, Poderes Psiônicos, Cibernéticos e assemelhados. Funciona exatamente como um Conceito: é a resposta a uma pergunta como “Meu Poder é _”, “Minha Habilidade Especial é _”, ou algo semelhante. Ao criar um Poder, pense sempre em sua natureza e como ele se relaciona com o cenário em que a campanha é jogada.

Exemplo

Você deve decidir também se o Poder tem níveis. Em alguns casos, essa característica pode ser interessante para realçar a evolução dos personagens. Nesses casos, nível 0 significa não possuir o Poder, e níveis negativos são Resistência ao Poder. O nível está profundamente relacionado à quantidade de Efeitos gerados, bem como seu custo – mas você pode, se quiser, associar outras Habilidades Especiais a cada nível.

Exemplo


As Habilidades

A cada uso diferente do Poder está relacionada uma Habilidade, que deve ser obtida no momento da criação do personagem ou adquirida com sua Evolução. Naturalmente, as Habilidades de um Poder são parte do Conceito do personagem mas, como não fazem parte da natureza humana, elas não podem ser usadas sem treinamento.

Exemplo


O Custo de um Poder

A critério do MJ, cada Habilidade pode ter um custo em Energia, que deve ser pago pelo personagem quando ele deseja Buscar Suas Forças. Para calcular o custo de um Poder, conte quantos Efeitos diferentes são causados. Um Efeito é cada uma das maneiras como o Poder afeta o ambiente à sua volta; alguns exemplos de Efeitos são: Dano, Alcance, Distância, Altura, Área, Volume, Quantidade de Informação, Duração, número de Objetos afetados, número de Pessoas afetadas, e assim por diante.

A quantidade de Efeitos é o nível da Habilidade, e também o seu custo. Se o Poder tem níveis, então um personagem não pode usar Habilidades que estejam acima de seu nível. Veja os detalhes sobre como usar os Poderes.

Exemplo

O MJ pode, se quiser, aumentar ou diminuir esse custo, se achar que isso vai ajudar no equilíbrio entre os personagens, ou se a situação assim exigir. É uma excelente ideia para simular áreas de alta ou baixa Magia, por exemplo.


Regras Opcionais

Efeitos sem Custo

poderes/criando_poderes.1685737018.txt.gz · Última modificação: 2023/06/02 20:16 por jnalon