Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


modulo:recursos

Essa é uma revisão anterior do documento!


header-sistema-equipamentos.jpg

Equipamentos e Recursos

Como em todas as coisas no Scop, você é livre para descrever seus Equipamentos e Recursos da forma que achar conveniente. Converse com o Mestre do Jogo e chegue a um acordo sobre o que o seu personagem carrega. Mas, você pode utilizar as listas abaixo para facilitar a sua vida ou para se inspirar para criar coisas diferentes.

Equipamentos

Não há descrições de equipamentos nesta página – elas normalmente não são necessárias. Se você deseja um equipamento específico, você já sabe o que ele é. E, se você precisa de um equipamento com uma finalidade específica, mas não sabe seu nome, apenas descreva sua função.

As listas abaixo são descrições de kits de aventureiros, que contém os equipamentos relevantes normalmente carregados por certos tipos estereotípicos de personagens. Além do que está descrito em cada kit, o MJ também pode considerar que os personagens carregam mochilas, tochas, água, comida e outros itens triviais; pode também desejar que alguns desses itens sejam representados como recursos.

Personagens com algum Conceito que proveja dinheiro ou outro tipo de riqueza podem adicionar itens; por outro lado, Conceitos de pobreza ou escassez fazem com que os kits diminuam de tamanho. Converse com o MJ para decidir o que fica e o que sai.

Mundos Antigos
Também adequados para cenários de Fantasia Medieval, esses kits contém o equipamento básico carregado por um aventureiro no início de suas aventuras.

Recursos

Recursos são equipamentos ou meios que são consumidos, se desgastam, ou simplesmente acabam. Para determinar se um recurso é consumido, faça um Teste de Uso ao final de cada cena que ele tenha sido usado de maneira significativa.

Ao adquirir um Recurso durante a criação do personagem, assuma que ele começa com dois pontos, a não ser que algum Conceito ou outra condição afete esse valor. De outra forma, Conceitos (e, em alguns casos, Habilidades) afetam apenas o Teste de Uso.

As entradas das listas abaixo descrevem rapidamente o que o recurso significa, em que situações o Teste de Uso deve ser feito, e como recuperá-lo.

Recursos Universais
Tipo de recurso que pode ser encontrado em qualquer tipo de cenário.
modulo/recursos.1753367202.txt.gz · Última modificação: 2025/07/24 14:26 por jnalon