Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


modulo:fantasia:elfo_dourado

Elfos Dourados

Se você deseja que as raças de seu cenário tenham um pouco mais de variedade, você pode incluir duas variantes adicionais além dos Elfos Cinzentos: os Elfos Dourados (descritos aqui), que são uma espécie de nobreza da raça; e os Elfos Silvestres, que constroem sua sociedade em torno da natureza. Não se esqueça de que a história do cenário deve justificar por que elas existem — por exemplo, na Terra-Média criada por J. R. R. Tolkien (na qual praticamente todo cenário de alta fantasia se baseia), os Elfos diferenciam-se pela decisão de realizar a jornada até onde viviam as divindades do mundo.

Esta seção descreve o primeiro tipo, os Elfos Dourados, algumas vezes também chamados de Altos-Elfos, Elfos Solares, Elfos Lunares, e por aí vai. Não é incomum que cenários criem seus próprios nomes em línguas élficas fictícias.

Aparência

Elfos Dourados têm a aparência típica da raça: são belos e ágeis, pele clara, traços delicados e orelhas pontudas e os cabelos normalmente longos e lisos, quase sempre louros ou claros. Entre as raças de Elfos, são os mais fortes e, na média, são alguns centímetros mais altos que seus irmãos, mas em compensação não têm a mesma agilidade. Como todo Elfo, levam vidas longas, e não geram um número excessivo de filhos.

Entre os Elfos, são os mais altivos, carregando sempre uma postura nobre. Suas roupas tendem a refletir o caráter levemente mais urbano de sua cultura: são elaboradas e enfeitadas com bordados e brasões prateados ou dourados, práticas para a vida nas cidades, mas talvez nem tanto para a vida em contato direto com a natureza. Preferem cores vivas, mas sabem combiná-las de maneira harmoniosa. São o tipo mais raro de Elfos, e são os artesãos mais habilidosos: as joias por eles criadas são de beleza inigualável, e suas armas e armaduras são leves, duráveis e eficientes.

Elfos Dourados são bastante intelectualmente desenvolvidos, e curiosos a respeito do funcionamento das coisas do mundo. Por isso, também têm a propensão para o estudo e utilização da Magia, quando essa existe no mundo.

Personalidade

Elfos Dourados consideram-se abençoados ou agraciados por algum acontecimento que, pelo menos em sua visão, os transformou em uma sociedade mais civilizada e evoluída. Por conta disso, costumam ver outras culturas com uma certa condescendência — até mesmo seus companheiros Elfos “menores”. Da mesma maneira, e provavelmente por isso mesmo, são vistos como arrogantes por membros de outras raças.

Exatamente pelo mesmo motivo, Elfos Dourados costumam enxergar-se como responsáveis pela ordem no mundo, e como líderes dos exércitos contra as entidades do mal. Os reinos, especialmente os humanos, não são tão amigáveis a essa ideia mas, como têm boa índole e são excelentes guerreiros, as alianças não são recusadas.

A despeito disso, apreciam festas, boa comida e boa música. Porque vivem um tempo consideravelmente longo para os padrões humanos, têm a tendência a dar menor importância a problemas de pouca monta, acreditando que o tempo se encarrega de solucioná-los e que não há motivo para preocupação. Quando não atinge diretamente os seus interesses, preferem cantar e beber a agir, e isso lhes confere uma fama de frivolidade. Essa, é claro, é a visão de raças que vivem menos tempo.

Sociedade

De todos os subtipos de Elfos, os Elfos Dourados são os que vivem no que se pode chamar de “grandes cidades”. São locais espaçosos, limpos, bem cuidados, com alta qualidade de vida, e com alto desenvolvimento de artes e cultura. Essas cidades podem ser grandes para os parâmetros élficos, e sua população, em geral, é constituída por Elfos Cinzentos — os Altos-Elfos constituem sua nobreza, seus governantes e regentes.

A infância do Elfo Dourado é típica entre a sua raça: durando cerca de 100 anos até que atinjam a maturidade. Nesse tempo, diferente dos outros Elfos, não aprendem a lidar com arcos e flechas ou outras armas, mas sim com Magia e Artesanato, como a confecção de joias ou armas. Não é incomum o jovem aprender ambas as habilidades para a criação de armas ou joias imbuídas de Magia.

Características

Sábios
Elfos Dourados são criados desde seu nascimento em um ambiente que cria e respeita a cultura, e por esse motivo, seu desenvolvimento intelectual se torna mais evidente que o comum em seres humanos. Isso os torna especialmente bons com exercícios mentais, como aprender ou memorizar coisas, resolver problemas ou elaborar raciocínios.
Artesões
Treinando desde a mais tenra infância, Elfos Dourados tornam-se especialmente habilidosos com certos tipos de trabalhos manuais, especializando-se tipicamente na criação de joias. Em geral, seus trabalhos são artísticos, mas se algo tem uma função além da beleza, os objetos criados pelos Elfos Dourados a realizam de maneira notável — isso se aplica à criação de objetos mágicos. Alternativamente, se o jogador assim desejar, seu personagem treinou algum outro tipo de habilidade, como a forja de armas ou armaduras.
Navegadores
Desde o momento em que colocaram os olhos no mar pela primeira vez, os Altos-Elfos se apaixonaram. Preferem construir suas cidades próximas à costa, quando possível, e constroem grandes navios para singrar pelos oceanos. Altos-Elfos ganham benefícios quando estão no comando de uma embarcação ou em qualquer um de seus postos auxiliares.
Magia
Em cenários em que a Magia está presente, Elfos Dourados são seus estudiosos e particularmente conectados à sua natureza. Personagens da raça ganham bônus em quaisquer tentativas de sentir ou identificar magia, efeitos mágicos ou a presença de energia mágica em qualquer de suas formas.
Arrogância
Elfos não são exatamente arrogantes — são membros de uma raça antiga e sábia, e muitas vezes acabam encarando o comportamento de membros de outras raças como infantil ou imaturo. Independente de como ou por que isso acontece, seus maneirismos e jeito de falar podem soar condescendentes para personagens que não são Elfos, o resultado de qualquer interação com outras raças pode estar comprometido.
Frivolidade
Porque suas vidas são longas, Elfos gostam de vivê-las sem se preocupar com o que não é importante — o que não vai mudar o mundo sempre acaba passando. Por esse motivo, muitos os encaram como seres frívolos, aos quais não se pode levar a sério. Em interações sociais que não pareçam afetar seu mundo de maneira relevante, assumem uma postura distraída, como se aquilo não lhes fosse relevante.
Corrupção
Elfos Dourados, a despeito da sabedoria de sua raça, têm uma queda pelo poder, e um amor possessivo por belos objetos. Em qualquer situação em que houver luta pelo poder em sua sociedade, e/ou por joias mágicas particularmente belas, correm o risco de perder a sua integridade. Um personagem da raça receberá penalidades quando precisar lidar com essas situações, e está mais vulnerável a desenvolver um Conceito que descreva seu estado corrupto.
Cavalgar
Por respeito aos animais, e porque animais de carga não são comuns nas florestas onde vivem, Elfos não são bons em cavalgar animais e não se sentem confortáveis em utilizá-los como animais de carga.
modulo/fantasia/elfo_dourado.txt · Última modificação: 2023/07/08 12:20 por jnalon