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Módulos
O Sistema Básico do Scop mostram como lidar com as situações mais comuns em jogo. Mas, um jogo de RPG precisa de mais que isso para funcionar: precisa de um ambiente nos quais as aventuras se desenrolam.
Esta página contém alguns tipos módulos para o seu jogo, detalhados abaixo, seguindo do mais simples para o mais complexo. Não é incomum que um módulo faça referência a outro: na verdade, isso é desejável – assim, não é preciso repetir o trabalho. Você pode usar isso para construir muito rapidamente um cenário para o seu jogo. Na verdade, você pode criar o seu mundo de forma muito semelhante à forma como você cria um personagem: imagine que cada módulo é um Conceito do seu mundo!
Se você conhece algum módulo que gostaria de ver aqui, entre em contato.
Genéricos
Ainda que seja possível, com um pouco de criatividade, lidar com qualquer circunstância que apareça nas aventuras, muitas vezes é bom ter um conjunto pronto de regras para lidar com elas. Os módulos básicos contém sistemas e ideias para você lidar com coisas como Magias de diferentes tipos, Psiquismo e outros Poderes, ou simplesmente Conceitos e Recursos mais comuns. Os módulos abaixo suprem a necessidade.
- Conceitos
- Conceitos em diversas categorias diferentes que podem ser usadas em qualquer tipo de cenários com poucas adaptações.
- Habilidades
- Habilidades universais, comuns a qualquer tipo de ambientação.
- Recursos
- Recursos encontrados em campanhas de qualquer natureza.
- Habilidades Especiais
- Habilidades Especiais são poderes de pequena magnitude que separam o personagem de um humano normal.
- Magias
- Essa página lista uma série de diferentes formas como a Magia pode se manifestar no mundo.
- Religiões
- Em diversos cenários fantásticos, e até mesmo em alguns cenários realistas, as religiões provém alguns benefícios aos seus devotos. Veja nessa página alguns deles.
Cenários Básicos
Muitos grupos de jogos preferem desenvolver seus cenários aos poucos, conforme as aventuras progridem e a campanha se desenrola. Neste tipo de cenário, o Scop relaciona apenas algumas ideias básicas que você pode aproveitar, bem como Conceitos, Habilidades, Recursos e outras características mais comuns. Em alguns casos, você vai encontrar listas de personagens prontos, personagens coadjuvantes típicos e até mesmo criaturas. Ou seja, tudo que você precisa para iniciar uma campanha e desenvolver o seu mundo como preferir.
Pense nos cenários básicos como “esqueletos” sobre os quais um cenário completo pode ser criado.
- Fantasia Medieval
- O cenário mais comum e típico de fantasia medieval, com raças fantásticas e magia por todo lugar.
- Cenário Moderno
- Características para você jogar em um cenário moderno.
Cenários Completos
Há também muitos grupos que gostam de criar mundos completos, ou mundos que já foram tão explorados que podem gerar compêndios inteiros. Estes cenários são mais desenvolvidos, e contém um mundo, sua geografia, sua história, os locais mais importantes e sugestões de aventuras e campanhas que o Mestre do Jogo pode desenvolver.
Adaptações de cenários e outros RPGs já existentes aparecem aqui também. Se você criar uma adaptação, não se esqueça de mencionar o original! Seus jogadores vão gostar de ver referências adicionais para o seu cenário.
- Herdeiros da Heresia
- Cenário medieval baseado no RPG “Heirs to Heresy: The Fall of the Knights Templar”, publicado pela Osprey Games. Os personagens são Cavaleiros Templários em fuga após o desmantelamento da Ordem na fatídica Sexta-Feira 13.