Esta página contém algumas anotações, comentários, opiniões e decisões a respeito do Scop, de características específicas, e de outros sistemas que eventualmente influenciaram – positivamente ou negativamente – o desenvolvimento do Scop. É mais ou menos como um blog, embora eu vá tentar fazer alguma coisa mais estruturada.
Nesta seção, vou falar de alguns assuntos semi-aleatórios relacionados à ideia de criar um sistema. Pra que criar um, e o que eu pretendo com isso? Basicamente, RPGs entraram na minha vida em 1994, e eu me apaixonei pela ideia e pelo jogo. Desde então, diariamente, e quase tudo com que tomo contato (especialmente coisas da minha área de estudo – Engenharia), minha cabeça automaticamente pensa em “como isso funcionaria em um jogo de RPG?” Aqui eu tento relacionar como essas coisas da vida me influenciaram.
Antes de se debruçar sobre a prancheta (ou sobre o computador), você precisa pensar no que você realmente quer do sistema que pretende criar. Existe uma série de critérios que você precisa impor para direcionar o desenvolvimento. Se você não os escolher, você não vai conseguir determinar o que deve entrar na sua versão final ou não.
Não se engane, você vai ter muitas ideias boas, e vai ser inspirado por outros sistemas. Mas colocar no seu sistema tudo o que parece bacana não é uma boa, e provavelmente vai fazer com que ele fique demasiadamente complexo, difícil de jogar e incoerente. Abaixo, eu coloquei uma série de critérios que você pode levar em consideração.
Vamos falar de uma coisa chata: Matemática. Ou, pelo menos, muita gente acha chata – não é o meu caso, eu adoro. Na minha opinião, você não consegue criar um sistema consistente sem conhecer alguma coisa do assunto.
Mas, antes de mais nada, vamos deixar uma coisa clara: você não estuda Matemática para saber fazer contas de maneira rápida e precisa. Para isso, você usa computadores. Você aprende para ajudar a estruturar seu raciocínio e encontrar soluções mais facilmente. Isso é uma coisa que muito pouca gente explica – infelizmente, isso inclui muitos professores também. Mesmo se você é cientista ou engenheiro (como eu), você usa as conclusões daquelas disciplinas de Cálculo muito mais para compreender os fenômenos do que para calcular o que vai acontecer.
Então, aqui, vou falar apenas de uma ou outra coisa importante para você entender o funcionamento dos sistemas – de todos eles, mas especificamente do Scop – e justificar algumas decisões que foram tomadas. É claro que quanto mais você entender Matemática, maior será sua compreensão das ideias. Mas você não precisa ser Doutor para isso.
Projetar um sistema de RPG não é fácil. Como é possível, então, que existam tantos por aí? Algumas respostas incluem: pessoas muito dedicadas, vontade muito grande de fazer e, principalmente, metas de design que não são exageradas. Nesse último caso, os designers simplesmente colocam alguns limites e não tentam projetar além deles. Ainda assim, quase todos eles vão dizer o tanto que é difícil chegar em um resultado coerente e divertido.
O meu caso é um pouco mais complicado que o deles porque eu estabeleci alguns critérios que são incrivelmente difíceis de serem alcançados – e, provavelmente, a maior parte deles nem é necessária para que um sistema bom e divertido apareça. Mas é o que eu queria fazer, então tenho que lidar com as dificuldades. Eu espero que o Scop tenha alcançado todos eles.
Antes de partir para a leitura, é bom dizer: é virtualmente impossível criar um design completamente novo, e existe de fato vários sistemas que implementam de forma semelhante coisas que estão presentes no Scop. Entre as diversas influências, cito: GURPS, D6 System, Fudge e FATE, e outros. Ainda pretendo escrever sobre a influência de cada um deles nos meus designs.