Tarefas

Uma vez criado, seu personagem já pode se aventurar. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como ele decide agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são bem sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente.

Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um Teste de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:

Exemplo


Bônus e Penalidades

Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são sempre acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, use-os todos. Os modificadores são aplicados à quantidade de dados jogados.

Exemplo

Dificuldade Modificador
Extremamente Fácil +3
Muito Fácil +2
Fácil +1
Normal 0
Difícil -1
Muito Difícil -2
Extremamente Difícil -3
Além da Capacidade Humana -4 ou mais

Nível de Sucesso

O resultado dos dados é o Nível de Sucesso da sua tarefa, e é uma medida da intensidade, eficiência e precisão com que a foi realizada. Você pode usá-lo em qualquer situação em que precisar medir o quanto você foi feliz (ou infeliz) na execução da sua Tarefa:

Um humano médio realizando uma Tarefa comum obtém em geral resultado igual a 3 (a distância que uma pessoa mediana consegue saltar, o peso que ela consegue carregar, etc). Considere cada nível mais ou menos 60% melhor que o anterior, e cada nível abaixo cerca de 60% do nível acima. Se você quiser uma referência mais precisa, consulte os Efeitos para traduzir o resultado dos dados em grandezas físicas reais.

Exemplo

O MJ pode exigir que você atinja uma dificuldade mínima. Como é o resultado mediano, se você conseguir 3 nos dados, você conseguiu por pouco! O seu objetivo principal foi atingido, mas não foi uma execução perfeita – talvez tenha demorado um pouco mais que o desejado, ou fez mais barulho que você queria, ou não tenha ficado tão bonito quanto você desejava – depende do que você está fazendo. Veja a tabela a seguir para interpretar seus resultados:

Resultado dos Dados Dificuldade Efeito
menos que 0 N/A Falha e algo mais deu errado.
0 N/A Falha completa.
1 Banal Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve.
2 Trivial Sucesso parcial ou com algumas falhas.
3 Simples Você conseguiu – por pouco!
4 Média Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
5 Difícil Você obteve um resultado acima da média.
6 Muito Difícil Resultado notável, você se superou!
7 ou mais Extremamente Difícil Qualquer efeito espetacular.

Exemplo

Quando há uma dificuldade, o Nível de Sucesso é a diferença entre o resultado dos dados e a dificuldade. Um resultado igual a 0 significa que você fez o mínimo necessário – chegou lá, mas não foi o melhor resultado possível. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:

Margem de Sucesso Resultado
0 Você atingiu algum resultado, mas com falhas.
1 Trabalho bem-feito – para os padrões humanos.
2 Você obteve um resultado acima da média.
3 Resultado notável, você se superou!
4 ou mais Um resultado avassalador, parabéns!

Exemplo


Alguns Exemplos

Utilize sua criatividade para encontrar descrições interessantes para as consequências. Veja os exemplos abaixo para algumas interpretações.

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo

Exemplo


Regras Opcionais

Evitando Testes


Seção do Mestre

Sucesso e Falhas Automáticos

Tentando Novamente

Mais Sobre Bonus e Penalidades

Intepretando os Resultados

Dificuldade Variável


Seção do Criador

Análise das Probabilidades do Scop