header-basico-personagens.jpg

Criando um Personagem

Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a Ficha de Personagem conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão.

Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.

O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.

Exemplo


Conceitos

A primeira seção da Ficha de Personagem contém algumas perguntas — escreva suas respostas na frente delas. Elas dão uma descrição geral do seu personagem e tem efeito no jogo:

Dependendo do cenário, pode ser que seu MJ queira que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso.

Cada resposta é um Conceito, que descreve brevemente o que seu personagem é, e o que consegue fazer de forma intuitiva, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente bom ou ruim: em certas situações, ele pode ser benéfico, e prejudicial em outras, e funciona também como linha-guia de como interpretar seu personagem:

Exemplo

Veja Mais


Habilidades

As Habilidades definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que achar mais adequado. Uma Habilidade pode ser:

A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação.

Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem deveria saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.

As Habilidades são um refinamento do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua capacidade de resolver uma Tarefa.

Exemplo

Veja Mais


Energia

Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações:

Você recupera Energia nas seguintes situações:

Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.

Exemplo

Veja Mais


Vitalidade

Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está Ferido. Você pode se ferir:

Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas:

Ao atingir 0 pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.

Exemplo

Veja Mais


Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os Exemplos de Personagens!

Exemplo