Canções
As primeiras histórias da humanidade provavelmente foram contadas em forma de canções – era mais fácil para os contadores lembrar delas como parte de uma música que como uma sequência de eventos. Não demorou muito para que descobríssemos que as canções podem evocar emoções e mudar o estado de ânimo. Nos cenários de Fantasia, os bardos são os responsáveis por levar a arte à população – e usá-la para ajudar seus companheiros de aventura.
Além de simples entretenimento, as Canções de Bardos desencadeiam um poder que transcende o ritmo e a melodia. A voz do bardo não apenas entretém, mas tece a própria realidade, transformando palavras em encantamentos e acordes em feitiços. A musicalidade se converte em magia, permitindo que esses artistas performáticos influenciem batalhas, inspirem aliados e até mesmo desconcertem adversários. Nas mãos habilidosas de um bardo talentoso, uma Canção pode ser a diferença entre a vitória gloriosa e a derrota amarga.
Conceito
Duas condições precisam ser satisfeitas para que um personagem possa executar as Canções. A primeira delas é ter algum tipo de Habilidade artística, como Cantar, Tocar um Instrumento, Performance ou qualquer outra que pareça conveniente. Em princípio, o personagem não precisa ter essa Habilidade, mas isso diminui suas chances de conseguir bons resultados.
A segunda condição é conhecer uma ou mais Canções para executar. No Scop, cada Canção é uma Habilidade Especial que precisa ser aprendida com antecedência, e habilita o Bardo a utilizar suas Habilidades artísticas para causar efeitos como inspirar o medo em seus adversários ou causar ferimentos. A natureza da Canção não é necessariamente mágica ou sobrenatural (a decisão é do MJ ou do Criador do cenário). Como são Habilidades Especiais, Canções não têm níveis – cada Habilidade é independente uma da outra.
Exemplo
Lukah, o Bardo, prevendo os infortúnios que vai enfrentar, escolhe como sua Habilidade artística Música, e atribui a ela o nível +2. A Canção que escolhe é Canção Inspiradora, que permite que ele ajude seus companheiros em batalha. Com a experiência, ele pode aprender novas Canções.
Aprendendo Canções
Como são Habilidades Especiais, Canções não possuem níveis, e não podem evoluir – ou seu personagem conhece ou não conhece cada uma delas. As Canções desconhecidas devem ser aprendidas como uma Habilidade Especial qualquer; narrativamente, é um processo que pode acontecer de duas formas diferentes: o Bardo pode aprender ao ouvir uma Canção e praticá-la, ou ele pode criar a sua própria composição.
No primeiro caso, o personagem deve ser capaz de ouvir a Canção sendo executada e presenciar seus resultados para ter um entendimento completo de suas possibilidades. O MJ pode exigir um teste das Habilidades artísticas do personagem para determinar se ele foi capaz de compreender sua execução e de memorizá-la. No segundo caso, o jogador delineia os efeitos desejados pela sua criação, que deve ser aprovada pelo MJ.
Em ambos os casos, o processo se dá da mesma forma que uma nova Habilidade Especial qualquer. O personagem deve dedicar-se ao treinamento, e obter a Canção após realizar quatro marcas de experiência. Lembre-se que apenas uma característica pode evoluir ao final de cada sessão. A Canção pode ser executada apenas depois de completada a aprendizagem.
Exemplo
Durante um festival em uma pequena vila, Lukah presencia um colega tocando uma bela música que deixou todos na audiência bastante amigáveis – e mais propensos a recompensá-lo pela performance, o que chamou o seu interesse. O jogador declarou que Lukah está tentando reproduzir a música para aprendê-la, praticando-a diariamente. Após o período necessário, Lukah conclui aprendizado, e agora é capaz de executar a Canção.
A Habilidade artística do personagem não sofre restrições, e pode evoluir como uma Habilidade qualquer, seguindo todos os requisitos e restrições.
Cantando
Não há diferença entre cantar uma Canção e utilizar uma Habilidade Especial qualquer: o Bardo gasta um ponto de Energia e ativa a Canção. No entanto, um teste da sua Habilidade artística pode ser necessário para determinar a magnitude dos efeitos, ou se um personagem é ou não afetado. Quando a Canção puder ser resistida, resolva como um Conflito comum entre o Bardo e sua vítima, usando para cada um as características relevantes.
É necessário que o Bardo tenha as mãos livres para tocar seu instrumento e a voz desimpedida para cantar os versos. Se qualquer uma dessas condições não forem satisfeitas, a execução se torna Difícil e recebe uma penalidade de -1 no resultado final da jogada. Se o personagem tiver as mãos presas e a voz impedida de alguma forma, cantar é impossível. Veja que é possível ao Bardo usar apenas a voz para cantar, deixando as mãos desimpedidas para outras ações, como entrar em Combate. Todas as penalidades continuam se aplicando, no entanto, e pode ser bastante difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Uma vez que a Energia tenha sido gasta e a Canção esteja sendo executada, não sendo necessário realizar novos testes ou gastar mais Energia: seus efeitos se manifestarão enquanto o Bardo continuar cantando. Em alguns casos, os efeitos são duradouros (como, por exemplo, o Dano causado ou Vitalidade curada), e entram em ação quando a Canção terminar e não desaparecem.
Normalmente, Canções geram modificadores que são aplicados a Tarefas específicas realizadas por seus alvos. Essa é uma Tarefa que influencia outras Tarefas, portanto, o resultado dos dados indica qual o valor dos modificadores. O Bardo escolhe seus alvos conforme desejar, e pode ser mudá-los conforme lhe convier. Os alvos, no entanto, devem ser capazes de ouvir o Canto, e não podem estar a uma distância maior que a dada pelo resultado dos dados.
Exemplo
Lukah canta a Canção da Batalha para inspirar seus colegas. Ele gasta um ponto de Energia, e joga os dados, com resultado igual a 4, o que indica que ele pode conceder +1 de bônus a até 4 personagens. Ele concede um bônus de +1 para Meggan, Kaylee e Nghar, tornando-os mais efetivos no combate.
Fatores externos podem fazer com que o Bardo seja obrigado a encerrar sua Canção antes do que deseja. Use o bom-senso, e considere que qualquer coisa que o faça perder a concentração faz com que ele pare de cantar. Especialmente, se o Bardo receber um ataque e sofrer Dano.
Mesclagem
Com essa Habilidade Especial, o Bardo se torna capaz de Mesclar duas Canções e executá-las simultaneamente. É necessário que o Bardo tenha as suas mãos livres para poder tocar uma das Canções em seu instrumento, e a voz desimpedida para cantar a outra, sendo impossível se alguma dessas condições não for satisfeita. As Canções mescladas devem ser diferentes – ou seja, não é possível mesclar uma Canção com ela mesma para obter o dobro de benefícios.
Você só pode adquirir esta Habilidade Especial depois que conhecer duas Canções. Seu uso não exige gasto de Energia, mas cada uma das Canções executadas precisa ter seus requisitos satisfeitos e seu custo devidamente pago. Se, por algum motivo, o Bardo precisar encerrar uma das Canções prematuramente – por exemplo, por ter sido atacado e recebido Dano – então ambas as músicas terminam, bem como seus respectivos efeitos.
Lista de Canções
Abaixo, algumas das Canções mais comuns que os Bardos costumam usar. Exceto quando explicitamente dito, a Canção e seus efeitos se manifestam e se comportam como descrito acima.
Barreira Sonora
A Canção cria uma muralha sonora à frente do Bardo, capaz de defletir flechas e outros tipos de ataques físicos leves. Se a força do ataque é menor que o resultado do teste desta Canção, o ataque é completamente defletido e não causa nenhum efeito em quem está protegido. Caso o ataque seja o suficiente para sobrepujar a Barreira, sua força é reduzida pela intensidade das ondas sonoras.
Canção da Batalha
Esta Canção para inspira os aliados em combates e batalhas. Enquanto a Canção estiver sendo executada, os aliados recebem os bônus para suas jogadas de ataque e defesa em combate.
Canção da Clareza Mental
Os efeitos dessa Canção se manifestam em apenas um indivíduo, e têm efeito duradouro. Se o alvo tem alguma condição mental passageira, como confusão criada por magia, ou intoxicação por álcool ou algo assim, ao ouvir a Canção até o seu fim, essa condição é eliminada, e o indivíduo pode pensar com clareza novamente. Funciona apenas para condições passageiras.
Canção da Detecção
Enquanto canta essa Canção, o Bardo é capaz de detectar locais em que existem armadilhas ou portas secretas. A Canção não revela a natureza dos mecanismos ou como desarmá-los ou acionálos, apenas mostra sua posição. O resultado dos dados indica a complexidade que a Canção consegue detectar – mecanismos muito complexos passam desapercebidos.
Canção de Encantamento
Com esta Canção, o Bardo consegue afetar a quantidade de indivíduos indicada pelo resultado dos dados. Cada um dos alvos pode realizar um teste de suas características mentais para resistir ao efeito. Aqueles que não forem capazes se tornarão amigáveis ao Bardo. O efeito é bastante poderoso durante a execução da Canção, e se desfaz lentamente tão logo a execução cesse. Ainda assim, a disposição geral dos afetados é amigável, e o suficiente para que o Bardo consiga solicitar alguns favores.
Canção da Ilusão
Ao tocar esta Canção, o Bardo imagina sons que gostaria de evocar e o local de onde eles se originariam. Quem ouvi-la pode resistir usando suas características mentais e de inteligência; caso não consigam sucesso, acreditarão que ouviram os sons criados conforme os desejos do Bardo. Aqueles que conseguirem sucesso ouvirão as notas tocadas pelo instrumento e conseguem detectar sua origem. A ilusão criada é exclusivamente sonora.
Canção da Proteção
Enquanto a Canção é tocada, os aliados escolhidos pelo Bardo recebem bônus que os protegem de qualquer efeito causado por uma fonte escolhida pelo Bardo. Por exemplo, o Bardo pode tocar a Canção de Proteção contra o Fogo, e os personagens afetados recebem bônus contra os efeitos da exposição ao fogo.
Canção do Repouso
O Bardo pode cantar esta Canção enquanto seus aliados se preparam para descansar. Aqueles que fizerem seu repouso logo após ouvi-la necessitam de menos horas de descanso, recuperando Energia equivalente ao bônus indicado pelo resultado dos dados. A Energia é recuperada apenas após o repouso – se os personagens entrarem em ação antes disso, o efeito se perde.
Exemplo
Lukah canta esta Canção no final do dia para embalar os sonhos de seus aliados. O resultado nos dados é 4, o que indica que seus companheiros precisam dormir uma hora a menos e recuperam 1 ponto de Energia adicional quando acordam.
Canção da Restauração
Esta Canção afeta apenas uma única pessoa por vez. O resultado dos dados indica a quantidade de pontos de vida curados no personagem escolhido pelo Bardo. Não é possível recuperar Vitalidade acima do máximo.
Canção do Vigor
A Canção concede pontos de Energia a cada um dos afetados escolhidos pelo Bardo. Essa Energia extra pode ser usada normalmente, mas é temporária, e cobra seu preço quando a execução cessa: os pontos concedidos são perdidos, e os personagens sofrem os efeitos normais da falta de Energia.
Exemplo
Nghar tem quatro pontos de Energia no início de uma batalha, e Lukah resolve cantar a Canção do Vigor. O resultado dos dados é 5, o que indica que seus aliados recebem dois pontos adicionais de Energia. Durante a batalha, Nghar usa três pontos de Energia. Após a vitória, Lukah cessa a Canção, e Nghar perde a Energia adicional, sendo reduzido agora a apenas um ponto. É um bom momento para fazer um descanso.
Canção Inspiradora
Esta Canção para inspira os aliados para que utilizem melhor suas faculdades mentais. Enquanto ouvirem a Canção, receberão seus modificadores em todo tipo de atividade que exija inteligência – isso envolve o uso de Magias.
Cancela Magia
Esta poderosa Canção afeta uma área ao redor do Bardo de tamanho dado pelo resultado dos dados. Resolva um Conflito entre todas as Magias da região – incluindo a de aliados. As Magias mais fracas que a Canção perdem seus efeitos.
Detecção da Magia
Enquanto canta essa Canção, o Bardo é capaz de detectar fontes de energia mística que são originadas de objetos mágicos ou de magias realizadas no local. A Canção não revela a natureza da Magia, apenas a sua presença ou não. Se o Mago que originou o feitiço tentou camuflar sua presença, resolva um Conflito entre a Canção e a força da Magia – o vencedor consegue seu intento.
Dissonância
O Bardo emite um acorde simples, poderoso e distorcido, que modula as ondas sonoras e causa ferimentos em um único alvo à sua escolha. O uso desta Habilidade Especial equivale a um ataque à distância, então a vítima tem o direito de jogar sua defesa. Se vencer o ataque, no entanto, a vítima não tem como causar dano ao Bardo, exceto se estiver fazendo um ataque à distância também.
Elevar Emoções
Os indivíduos que escutam essa Canção podem tentar resistir aos seus efeitos. Caso não consigam, o Bardo que a canta é capaz de infundir uma emoção específica, escolhida no momento em que a sua execução inicia – como, por exemplo, uma provocação para causar a fúria em seus inimigos, ou a discórdia entre eles. Os efeitos causados são o suficiente para afetar o comportamento dos ouvintes, e podem ter qualquer natureza, mas apenas uma emoção pode ser imposta a cada Canto. O resultado dos dados indica qual o bônus ou penalidade aplicada às Tarefas subsequentes dos atingidos, desde que estejam relacionadas à emoção incutida.
Regras Opcionais
Outras Artes
Por simplicidade, as Habilidades Especiais são descritas aqui considerando que os artistas são bardos que, basicamente, tocam um instrumento e cantam usando sua voz. Nada impede, no entanto, que outras expressões artísticas sejam utilizadas com os mesmos efeitos, talvez com uma adaptação aqui e ali. Se você deseja fazer um personagem que declama poesias ou dança, por exemplo, verifique as Canções que você quer usar e faça as adaptações necessárias. Não tenha medo de usar sua criatividade, e verifique sempre com o MJ para ver se está tudo ok.
Exemplo
Uma dançarina transformar a Canção de Encantamento, por exemplo, em Dança de Encantamento. O funcionamento é exatamente o mesmo, e os efeitos duram enquanto ela estiver se movimentando. Um pintor pode criar a Tela do Encantamento – nesse caso, afetando por um pequeno espaço de tempo todas as pessoas que a virem.