header-cancoes.jpg

Canções

As primeiras histórias da humanidade provavelmente foram contadas em forma de canções – era mais fácil para os contadores lembrar delas como parte de uma música que como uma sequência de eventos. Não demorou muito para que descobríssemos que as canções podem evocar emoções e mudar o estado de ânimo. Nos cenários de Fantasia, os bardos são os responsáveis por levar a arte à população – e usá-la para ajudar seus companheiros de aventura.

Além de simples entretenimento, as Canções de Bardos desencadeiam um poder que transcende o ritmo e a melodia. A voz do bardo não apenas entretém, mas tece a própria realidade, transformando palavras em encantamentos e acordes em feitiços. A musicalidade se converte em magia, permitindo que esses artistas performáticos influenciem batalhas, inspirem aliados e até mesmo desconcertem adversários. Nas mãos habilidosas de um bardo talentoso, uma Canção pode ser a diferença entre a vitória gloriosa e a derrota amarga.


Conceito

Duas condições precisam ser satisfeitas para que um personagem possa executar as Canções. A primeira delas é ter algum tipo de Habilidade artística, como Cantar, Tocar um Instrumento, Performance ou qualquer outra que pareça conveniente. Em princípio, o personagem não precisa ter essa Habilidade, mas isso diminui suas chances de conseguir bons resultados.

A segunda condição é conhecer uma ou mais Canções para executar. No Scop, cada Canção é uma Habilidade Especial que precisa ser aprendida com antecedência, e habilita o Bardo a utilizar suas Habilidades artísticas para causar efeitos como inspirar o medo em seus adversários ou causar ferimentos. A natureza da Canção não é necessariamente mágica ou sobrenatural (a decisão é do MJ ou do Criador do cenário). Como são Habilidades Especiais, Canções não têm níveis – cada Habilidade é independente uma da outra.

Exemplo


Aprendendo Canções

Como são Habilidades Especiais, Canções não possuem níveis, e não podem evoluir – ou seu personagem conhece ou não conhece cada uma delas. As Canções desconhecidas devem ser aprendidas como uma Habilidade Especial qualquer; narrativamente, é um processo que pode acontecer de duas formas diferentes: o Bardo pode aprender ao ouvir uma Canção e praticá-la, ou ele pode criar a sua própria composição.

No primeiro caso, o personagem deve ser capaz de ouvir a Canção sendo executada e presenciar seus resultados para ter um entendimento completo de suas possibilidades. O MJ pode exigir um teste das Habilidades artísticas do personagem para determinar se ele foi capaz de compreender sua execução e de memorizá-la. No segundo caso, o jogador delineia os efeitos desejados pela sua criação, que deve ser aprovada pelo MJ.

Em ambos os casos, o processo se dá da mesma forma que uma nova Habilidade Especial qualquer. O personagem deve dedicar-se ao treinamento, e obter a Canção após realizar quatro marcas de experiência. Lembre-se que apenas uma característica pode evoluir ao final de cada sessão. A Canção pode ser executada apenas depois de completada a aprendizagem.

Exemplo

A Habilidade artística do personagem não sofre restrições, e pode evoluir como uma Habilidade qualquer, seguindo todos os requisitos e restrições.


Cantando

Não há diferença entre cantar uma Canção e utilizar uma Habilidade Especial qualquer: o Bardo gasta um ponto de Energia e ativa a Canção. No entanto, um teste da sua Habilidade artística pode ser necessário para determinar a magnitude dos efeitos, ou se um personagem é ou não afetado. Quando a Canção puder ser resistida, resolva como um Conflito comum entre o Bardo e sua vítima, usando para cada um as características relevantes.

É necessário que o Bardo tenha as mãos livres para tocar seu instrumento e a voz desimpedida para cantar os versos. Se qualquer uma dessas condições não forem satisfeitas, a execução se torna Difícil e recebe uma penalidade de -1 no resultado final da jogada. Se o personagem tiver as mãos presas e a voz impedida de alguma forma, cantar é impossível. Veja que é possível ao Bardo usar apenas a voz para cantar, deixando as mãos desimpedidas para outras ações, como entrar em Combate. Todas as penalidades continuam se aplicando, no entanto, e pode ser bastante difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Uma vez que a Energia tenha sido gasta e a Canção esteja sendo executada, não sendo necessário realizar novos testes ou gastar mais Energia: seus efeitos se manifestarão enquanto o Bardo continuar cantando. Em alguns casos, os efeitos são duradouros (como, por exemplo, o Dano causado ou Vitalidade curada), e entram em ação quando a Canção terminar e não desaparecem.

Normalmente, Canções geram modificadores que são aplicados a Tarefas específicas realizadas por seus alvos. Essa é uma Tarefa que influencia outras Tarefas, portanto, o resultado dos dados indica qual o valor dos modificadores. O Bardo escolhe seus alvos conforme desejar, e pode ser mudá-los conforme lhe convier. Os alvos, no entanto, devem ser capazes de ouvir o Canto, e não podem estar a uma distância maior que a dada pelo resultado dos dados.

Exemplo

Fatores externos podem fazer com que o Bardo seja obrigado a encerrar sua Canção antes do que deseja. Use o bom-senso, e considere que qualquer coisa que o faça perder a concentração faz com que ele pare de cantar. Especialmente, se o Bardo receber um ataque e sofrer Dano.

Mesclagem

Com essa Habilidade Especial, o Bardo se torna capaz de Mesclar duas Canções e executá-las simultaneamente. É necessário que o Bardo tenha as suas mãos livres para poder tocar uma das Canções em seu instrumento, e a voz desimpedida para cantar a outra, sendo impossível se alguma dessas condições não for satisfeita. As Canções mescladas devem ser diferentes – ou seja, não é possível mesclar uma Canção com ela mesma para obter o dobro de benefícios.

Você só pode adquirir esta Habilidade Especial depois que conhecer duas Canções. Seu uso não exige gasto de Energia, mas cada uma das Canções executadas precisa ter seus requisitos satisfeitos e seu custo devidamente pago. Se, por algum motivo, o Bardo precisar encerrar uma das Canções prematuramente – por exemplo, por ter sido atacado e recebido Dano – então ambas as músicas terminam, bem como seus respectivos efeitos.


Lista de Canções

Abaixo, algumas das Canções mais comuns que os Bardos costumam usar. Exceto quando explicitamente dito, a Canção e seus efeitos se manifestam e se comportam como descrito acima.

Barreira Sonora

Canção da Batalha

Canção da Clareza Mental

Canção da Detecção

Canção de Encantamento

Canção da Ilusão

Canção da Proteção

Canção do Repouso

Canção da Restauração

Canção do Vigor

Canção Inspiradora

Cancela Magia

Detecção da Magia

Dissonância

Elevar Emoções


Regras Opcionais

Outras Artes