sistema:efeitos
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Linha 2: | Linha 2: | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
- | ====== Efeitos ====== | + | ====== |
- | Um // | + | O [[sistema: |
- | Você pode usar a magnitude para determinar o quanto uma ação, uma Tarefa ou um Poder afeta o mundo ao seu redor: o peso de um objeto que se tenta levantar, a altura de um muro a ser escalado, a quantidade de informações obtidas em uma investigação, | + | ---- |
- | É impossível dar uma lista completa | + | ===== Resultado dos Dados ===== |
+ | A página de [[: | ||
- | * Um resultado igual a 0 geralmente significa falha, mas em alguns casos isso pode corresponder a um valor determinado; | + | * Se existe algo que torna a **tentativa** mais fácil (ou mais difícil), aplique |
- | | + | * Se existe algo que torna o resultado **mais eficiente** (ou menos eficiente), aplique um bônus (ou penalidade) ao **resultado final da jogada** — mas faça isso apenas se a jogada foi um sucesso! |
- | * O máximo humano | + | |
- | As tabelas abaixo mostram essas relações. Nelas, | + | Use o resultado |
- | A média humana é o nível 4. Para determinar onde seu personagem se encontra nas tabelas, some a 4 todas as características relevantes. Por exemplo, a soma de todas as características relacionadas à //força// é uma medida de quanto peso um personagem consegue carregar ou levantar; o mesmo é válido para suas características mentais: são uma medida de quanta informação ele consegue memorizar, e assim por diante. | + | ---- |
- | ++++ Exemplo | | + | ===== Contadores de Tempo ===== |
- | Um ser humano médio consegue levantar cerca de 40 kg, saltar mais ou menos 1,70 m de distância com algum impulso, e recordar | + | Cronometrar tarefas em um jogo de RPG é algo muito difícil |
- | O resultado em um Teste indica o que o personagem conseguiu fazer naquela situação específica: | + | Sempre |
- | ++++ | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | O resultado dos dados e o número de caixas |
- | Ao jogar os dados em um teste de força para tentar levantar uma rocha, Nghar obtém | + | |
- | Lukah precisa escalar uma parede de 20 metros de altura. Consultando a tabela, é possível ver que isso corresponde a 9 níveis, portanto, o MJ usa esse valor como dificuldade. Certamente, Lukah vai precisar fazer uma [[sistema: | + | ---- |
- | ++++ | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | ===== Dano e Condições ===== |
- | O MJ pode usar as tabelas para estabelecer previamente a dificuldade de uma Tarefa, e usar a margem de sucesso, se houver, para descrever melhor os resultados. Por exemplo, se os personagens encontram um rio caudaloso com largura | + | Como você já sabe, ou deve ter inferido, Energia, Vitalidade e outras Condições são contadores usados |
- | Nghar quer jogar sua mochila do outro lado do tio. Para isso, ele faz um teste usando | + | Por exemplo, você quer saber se um personagem resiste após passar horas em alguma atividade extenuante (como caminhar no deserto) ou desmaia? Peça para que o jogador faça um teste de sua Energia: o número |
- | Se o MJ quiser, o peso da mochila pode influenciar o resultado. Se a mochila estivesse particularmente vazia, a diferença entre o peso atual e o quanto Nghar consegue carregar poderia ser usada como bônus à jogada. | + | ---- |
- | ++++ | + | |
- | Lembre-se, no entanto, | + | ===== Informação ===== |
+ | Uma das coisas | ||
- | Você vai notar que algumas dificuldades são impossíveis | + | Por exemplo, investigando a cena de um crime, um detetive tira resultado igual a 2: isso significa |
- | ==== Peso, Massa ou Volume ==== | + | ---- |
- | O valor na tabela indica o peso que um personagem consegue levantar em um teste de força ou semelhante. Para determinar o quanto ele consegue carregar continuamente, | + | |
- | Peso, Massa e Volume são, em geral, proporcionais um ao outro, embora fatores como densidade influenciem nos valores reais. Como essas grandezas são dependentes | + | ===== Quantidade ===== |
+ | O Nível | ||
- | ^ Nível | + | Por exemplo, se um espião procura por flechas em bom estado após um combate, peça um teste de Percepção. Se o resultado é 3, ele encontra |
- | | -2 | + | |
- | | -1 | + | |
- | | +0 | + | |
- | | +1 | + | |
- | | +2 | + | |
- | | +3 | 25,0 | | | + | |
- | | +4 | + | |
- | | +5 | + | |
- | | +6 | + | |
- | | +7 | + | |
- | | +8 | + | |
- | | +9 | + | |
- | | | + | |
- | ==== Distância, Alcance e Altura ==== | + | ---- |
- | O valor na tabela indica o quanto o personagem consegue saltar em distância sem tomar impulso, ou uma altura a ser escalada ou saltada. Distância e Alcance estão profundamente relacionados, | + | |
- | Você pode usar essa tabela sem modificações para determinar a Altura | + | ===== Grandezas Físicas ===== |
+ | É possível relacionar os resultados dos dados, Nível de Sucesso, número | ||
+ | |||
+ | Use as seguintes diretrizes | ||
+ | |||
+ | * **A média humana é 2.** Isso equivale ao que uma pessoa normal consegue fazer em tarefas diárias. | ||
+ | * **O máximo humano é 8.** Considere, por exemplo, o melhor | ||
+ | * **A escala não precisa ser uniforme ou linear.** | ||
+ | |||
+ | O resultado mais alto que um personagem | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Suponha um personagem que tenha baixa estatura por ser um Anão, ou seja, o equivalente a -1. Dividindo por 3 e somando 1,80, o resultado é 1,4 m. Um Pequenino, que é //Muito Baixo//, tem Altura equivalente a -2. Sua altura é aproximadamente 1 m. Se você acha que esses valores deveriam ser diferentes, faça um ajuste para cima ou para baixo conforme for conveniente. | ||
- | ++++ | ||
- | ^ Nível | + | Vamos criar uma escala para a força física: um ser humano médio consegue levantar cerca de 40 kg. O recorde olímpico de levantamento de peso é por volta de 490 kg. Crie uma escala que esteja de acordo com o bom-senso usando esses dois limites. Não é necessário usar fórmulas matemáticas nem ter precisão absoluta, e tudo deve funcionar: |
- | | | + | |
- | | -1 | + | |
- | | +0 | + | |
- | | +1 | + | |
- | | +2 | + | |
- | | +3 | + | |
- | | +4 | + | |
- | | +5 | + | |
- | | +6 | + | |
- | | +7 | + | |
- | | +8 | + | |
- | | +9 | + | |
- | | | + | |
- | ==== Tempo ==== | + | ^ Nível |
- | A escala do tempo segue a mesma relação, mas na verdade a variação pode ser bastante grande. Algumas tarefas são instantâneas, | + | | |
+ | | +1 | ||
+ | | +2 | ||
+ | | +3 | | ||
+ | | +4 | ||
+ | | +5 | ||
+ | | +6 | ||
+ | | +7 | ||
+ | | +8 | ||
- | Você pode usar a tabela abaixo | + | Ao jogar os dados em um teste de força |
+ | ++++ | ||
- | ^ Bônus | + | No entanto, se você quiser uma relação um pouco mais definida e precisa, use as diretrizes abaixo. Em tempo: esta seção é //opcional!// Ela contém um pouco de matemática e física, o que pode não agradar todos os paladares, mas //o Scop funciona muito bem sem as informações que estão aqui!// No entanto, se você não se importa em mastigar alguns números, aqui você encontra instruções -- bem simples, na verdade -- de como converter grandezas do mundo real para o mundo do jogo. |
- | | -2 | de 1/10 a 1/3 do tempo normal | + | |
- | | -1 | de 1/3 a 2/3 do tempo normal | + | |
- | | +0 | tempo normal | + | |
- | | +1 | de 2 a 3 vezes o tempo normal | + | |
- | | +2 | de 3 a 10 vezes o tempo normal | + | |
- | | +3 | quanto tempo quiser | + | |
- | ==== Informação ==== | + | As tabelas abaixo são construídas a partir de uma fórmula matemática (explicada logo abaixo), mas você não precisa saber disso para usá-las. Lembre-se apenas |
- | Informação é outra grandeza complicada: | + | |
- | ^ Nível | + | Você vai notar que algumas dificuldades são impossíveis |
- | | 0 | | + | |
- | | | + | ==== Peso, Massa ou Volume ==== |
- | | | + | O valor na tabela indica o peso que um personagem consegue levantar em um teste de força ou semelhante. Para determinar o quanto ele consegue carregar continuamente, |
- | | | + | |
- | | | + | Peso, Massa e Volume são, em geral, proporcionais um ao outro, embora fatores como densidade influenciem nos valores reais. Como essas grandezas são dependentes de três dimensões, uma relação direta entre elas e Altura ou Área, por exemplo, podem ficar bastante distorcidas quando saímos da escala humana (entre 0 e 8), então cuidado com seus personagens superpoderosos. |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | | + | |
- | | +8 | + | |
- | | | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Um livro curto tem 14 níveis de informações. Uma pessoa normal leria um livro em 14 níveis de tempo, | + | Se você quer montar uma criatura |
++++ | ++++ | ||
- | ==== Quantidades ==== | + | Determinar a força de uma criatura é semelhante, mas é preciso um pouco de cuidado, porque existem muitos animais e criaturas |
- | Se você precisa determinar quantos objetos, criaturas | + | |
+ | Tente descobrir ou estimar qual peso a criatura consegue puxar e determine o nível correspondente. Um ser humano médio é capaz de puxar de 60kg a 100kg, o que corresponde ao nível 4. Subtraia os valores e você tem o bônus de força. Dica: se você não consegue encontrar essa informação, | ||
+ | |||
+ | Em teoria, esse valor também deveria modificar o dano causado em combate, mas isso -- apesar de ser realista -- pode gerar desequilíbrios consideráveis nas lutas. Para determinar o bônus aplicado ao dano, tente contar //quantas condições diferentes// | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Você pode usar a magnitude | + | Um elefante consegue puxar cerca de 8.000kg, o que corresponde ao nível 13, portanto, ele tem força +9. Portanto, um elefante é Forte (+9). Aplicar esse valor ao dano causado em combate |
+ | |||
+ | Um elefante é Forte e possui Presas. São duas condições, | ||
++++ | ++++ | ||
- | ==== Dano ==== | + | ==== Distância, Alcance e Altura |
- | Normalmente, | + | O valor na tabela indica o quanto o personagem consegue saltar |
- | O mesmo pode ser dito a respeito | + | Você pode usar essa tabela sem modificações para determinar |
- | ===== Tabela Completa | + | ++++ Exemplo | |
+ | Suponha um personagem que tenha baixa estatura por ser um Anão, ou seja, o equivalente a -1. Dividindo por 3 e somando 1,80, o resultado é 1,4 m. Um Pequenino, que é //Muito Baixo//, tem Altura equivalente a -2. Sua altura é aproximadamente 1 m. Se você acha que esses valores deveriam ser diferentes, faça um ajuste para cima ou para baixo conforme for conveniente. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Tabela Completa ==== | ||
Abaixo segue a tabela completa para Peso, Comprimento, | Abaixo segue a tabela completa para Peso, Comprimento, | ||
^ Nível | ^ Nível | ||
- | | | + | | |
- | | -9 | + | | -9 | |
- | | -8 | + | | -8 | |
- | | -7 | 20 g | 8 mm | 0,30 | 2 | | + | | -7 | |
- | | -6 | 30 g | 1 cm | 0,50 | 3 | | + | | -6 | |
- | | -5 | 50 g | 2 cm | 0,80 | 4 | | + | | -5 | 1,40 | 6 cm | 2,0 | 11 | |
- | | -4 | 90 g | 4 cm | 1,0 | 7 | | + | | -4 | 2,20 | 9 cm | 3,0 | 18 | |
- | | -3 | 1,40 | 6 cm | 2,0 | 11 | | + | | -3 | 3,60 | 15 cm | 5,0 | 29 | |
- | | -2 | 2,20 | 9 cm | 3,0 | 18 | | + | | |
- | | -1 | 3,60 | 15 cm | 5,0 | 29 | | + | | |
- | | | + | | 0 | 15,0 | 60 cm | 23,0 | 120 | |
- | | | + | | +1 | 25,0 | 1,10 | 37,0 | 200 | |
- | | | + | | +2 | 40,0 | 1,70 | 1 min | 320 (1 parágrafo) | |
- | | +3 | 25,0 | 1,10 | 37,0 | 200 | | + | | +3 | 65,0 | 2,80 | 2 min | 520 (2 parágrafos) | |
- | | +4 | 40,0 | 1,70 | 1 min | 320 (1 parágrafo) | | + | | +4 | 100 | 4,50 | 3 min | 840 (3 parágrafos) | |
- | | +5 | 65,0 | 2,80 | 2 min | 520 (2 parágrafos) | | + | | +5 | 170 | 7,20 | 4 min | 1.400 (5 parágrafos) | |
- | | +6 | 100 | 4,50 | 3 min | 840 (3 parágrafos) | | + | | +6 | 270 | 12,0 | 7 min | 2.200 (8 parágrafos) | |
- | | +7 | 170 | 7,20 | 4 min | 1.400 (5 parágrafos) | | + | | +7 | 440 | 19,0 | 11 min | 3.500 (13 parágrafos) | |
- | | +8 | 270 | 12,0 | 7 min | 2.200 (8 parágrafos) | | + | | +8 | 720 | 31,0 | 20 min | 5.700 (1 capítulo) | |
- | | +9 | 440 | 19,0 | 11 min | 3.500 (13 parágrafos) | | + | | +9 | 1.200 | 49,0 | 28 min | 9.300 (2 capítulos) | |
- | | | + | | +10 | 1.900 | 80,0 | 45 min | 15 K (3 capítulos) | |
- | | | + | | +11 | 3.000 | 130 | 1 hora | 24 K (5 capítulos) | |
- | | +12 | 1.900 | 80,0 | 45 min | 15 K (3 capítulos) | | + | | +12 | 4.900 | 210 | 2 horas | 39 K (1 livro curto) | |
- | | +13 | 3.000 | 130 | 1 hora | 24 K (5 capítulos) | | + | | +13 | 8.000 | 340 | 3 horas | 64 K (1 livro médio) | |
- | | +14 | 4.900 | 210 | 2 horas | 39 K (1 livro curto) | | + | | +14 | |
- | | +15 | 8.000 | 340 | 3 horas | 64 K (1 livro médio) | | + | | +15 | |
- | | +16 | | + | | +16 | |
- | | +17 | | + | | +17 | |
- | | +18 | | + | | +18 | |
- | | +19 | | + | | +19 | 140.000 | 6.100 | 3 dias | 1,1 M (1 volume de enciclopédia) | |
- | | +20 | | + | | +20 | 230.000 | 9.800 | 5 dias | 1,8 M | |
- | | +21 | 140.000 | 6.100 | 3 dias | 1,1 M (1 volume de enciclopédia) | | + | | +21 | 370.000 | |
- | | +22 | 230.000 | 9.800 | 5 dias | 1,8 M | | + | | +22 | 610.000 | |
- | | +23 | 370.000 | | + | | +23 | 980.000 | |
- | | +24 | 610.000 | | + | | +24 | 1.600.000 | |
- | | +25 | 980.000 | | + | | +25 | 2.600.000 | 110.000 | 6 semanas | 21 M (1 enciclopédia completa) | |
- | | +26 | 1.600.000 | | + | | +26 | 4.100.000 | 180.000 | 2 meses | 33 M | |
- | | +27 | 2.600.000 | 110.000 | 6 semanas | 21 M (1 enciclopédia completa) | | + | | +27 | 6.700.000 | 290.000 | 3 meses | 54 M | |
- | | +28 | 4.100.000 | 180.000 | 2 meses | 33 M | | + | | +28 | |
- | | +29 | 6.700.000 | 290.000 | 3 meses | 54 M | | + | | +29 | |
- | | +30 | | + | | +30 | |
- | | +31 | | + | | +31 | |
- | | +32 | | + | | +32 | |
- | | +33 | | + | | +33 | 120.000.000 | 5.100.000 | 6 anos | 960 M | |
- | | +34 | | + | | +34 | 190.000.000 | 8.300.000 | 9 anos | 1,6 G | |
- | | +35 | 120.000.000 | 5.100.000 | 6 anos | 960 M | | + | | +35 | 320.000.000 | |
- | | +36 | 190.000.000 | 8.300.000 | 9 anos | 1,6 G | | + | | +36 | 510.000.000 | |
- | | +37 | 320.000.000 | | + | | +37 | 830.000.000 | |
- | | +38 | 510.000.000 | | + | | +38 | 1.300.000.000 | |
- | | +39 | 830.000.000 | | + | | +39 | 2.200.000.000 | |
- | | +40 | 1.300.000.000 | | + | | +40 | 3.500.000.000 | 150.000.000 | 160 anos | 28 G | |
- | | +41 | 2.200.000.000 | | + | | +41 | 5.700.000.000 | 240.000.000 | 270 anos | 45 G | |
- | | +42 | 3.500.000.000 | 150.000.000 | 160 anos | 28 G | | + | | +42 | 9.200.000.000 | 390.000.000 | 4,5 séculos | 73 G | |
- | | +43 | 5.700.000.000 | 240.000.000 | 270 anos | 45 G | | + | | +43 | |
- | | +44 | 9.200.000.000 | 390.000.000 | 4,5 séculos | 73 G | | + | | +44 | |
- | | +45 | | + | | +45 | |
- | | +46 | | + | | +46 | |
- | | +47 | | + | | +47 | 100.000.000.000 | 4.300.000.000 | 5 milênios | 810 G | |
- | | +48 | | + | | +48 | 160.000.000.000 | 7.000.000.000 | 8 milênios | 1,3 T | |
- | | +49 | 100.000.000.000 | 4.300.000.000 | 5 milênios | 810 G | | + | | |
- | | +50 | 160.000.000.000 | 7.000.000.000 | 8 milênios | 1,3 T | | + | | |
+ | |||
+ | ==== Temperatura ==== | ||
+ | A temperatura não se comporta de maneira diferente. O valor mediano para um ser humano é mais ou menos a temperatura do corpo humano em condições ideais, e o calor de um objeto que uma pessoa pode segurar sem sentir desconforto. Note que essa tabela pode ser //um pouco// fora de escala para representar a temperatura de uma pessoa doente -- use seu bom-senso nesse caso. | ||
+ | |||
+ | A escala, no entanto, tem um pequeno problema: ela não é capaz de lidar com temperaturas abaixo de zero. Mas, nesse caso, você pode ignorar o sinal e usar o valor da tabela como bônus ou penalidade onde for aplicável. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | A temperatura na Antártida pode chegar a -60 graus negativos. O valor de 60 graus corresponde ao valor de mais ou menos +3. Se os seus personagens se depararem com frios dessa magnitude, use esse valor como penalidade às suas ações. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ^ Nível | ||
+ | | -3 | ||
+ | | -2 | ||
+ | | -1 | ||
+ | | | ||
+ | | +1 | ||
+ | | +2 | ||
+ | | +3 | ||
+ | | +4 | ||
+ | | +5 | ||
+ | | +6 | ||
+ | | +7 | ||
+ | | +8 | ||
+ | | +9 | ||
+ | | | ||
- | ===== Seção do Mestre ===== | + | ---- |
- | ++++ Você Gosta de Matemática? | + | ==== |
Se você não gosta de Matemática, | Se você não gosta de Matemática, | ||
- | Toda característica no Scop, bem como qualquer resultado de uma jogada de dados, estão diretamente relacionados com o mundo em sua volta e com grandezas físicas. | + | O Scop representa grandezas físicas com uma //escala logarítmica// |
Funciona assim: o nível 0 corresponde a um valor da grandeza física representada. Cada nível acima representa cerca de 60% a mais, e cada nível abaixo cerca de 40% a menos que esse valor. Isso significa que cada 3 níveis acima representa quatro vezes a capacidade, e 3 níveis abaixo um quarto disso. Mais ainda, 5 níveis acima representa mais ou menos 10 vezes o valor inicial, e 5 níveis abaixo um décimo da referência. Além disso, cada nível é, aproximadamente, | Funciona assim: o nível 0 corresponde a um valor da grandeza física representada. Cada nível acima representa cerca de 60% a mais, e cada nível abaixo cerca de 40% a menos que esse valor. Isso significa que cada 3 níveis acima representa quatro vezes a capacidade, e 3 níveis abaixo um quarto disso. Mais ainda, 5 níveis acima representa mais ou menos 10 vezes o valor inicial, e 5 níveis abaixo um décimo da referência. Além disso, cada nível é, aproximadamente, | ||
Linha 207: | Linha 215: | ||
> **Valor** = **Base** * **Multiplicador** ^ **Nível** | > **Valor** = **Base** * **Multiplicador** ^ **Nível** | ||
+ | > | ||
- | > **Exemplo**\\ Por exemplo, o valor de base para Peso é de aproximadamente 6 kg, e o multiplicador é 1,6. O valor correspondente ao nível 7 é dado por: | + | ++++ Exemplo |
- | > | + | Por exemplo, o valor de base para Peso é de 15 kg, e o multiplicador é 1,6. O valor correspondente ao nível 7 é dado por: |
- | > **Valor** = 6 * 1,6 ^ 7 ~ 160 kg | + | |
+ | > **Valor** = 15 * 1,6 ^ 7 ~ 400 kg | ||
+ | ++++ | ||
Mas o interessante mesmo é // | Mas o interessante mesmo é // | ||
Linha 218: | Linha 229: | ||
O resultado vai provavelmente ser fracionário; | O resultado vai provavelmente ser fracionário; | ||
- | > **Exemplo**\\ Se desejamos saber a que nível corresponde o peso de 620 kg, fazemos: | + | ++++ Exemplo |
- | > | + | Se desejamos saber a que nível corresponde o peso de 620 kg, fazemos: |
- | > **Nível** = log(620 / 6) / log(1.6) = 9,87 ~ 10 | + | |
- | > | + | > **Nível** = log(620 / 15) / log(1.6) = 7,9 ~ 8 |
- | > Portanto, correspondendo ao nível | + | |
+ | Portanto, correspondendo ao nível | ||
+ | ++++ | ||
Em tempo, se você **realmente** gosta de Matemática, | Em tempo, se você **realmente** gosta de Matemática, | ||
- | ++++ |
sistema/efeitos.1687874406.txt.gz · Última modificação: 2023/06/27 14:00 por jnalon