sistema:efeitos
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|---|---|---|---|
| Linha 1: | Linha 1: | ||
| - | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
| + | metatag-description=(Scop RPG) | ||
| + | metatag-og: | ||
| + | }} | ||
| ~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
| - | ====== Efeitos ====== | + | {{ images: |
| - | Um //Efeito// é cada uma das possíveis consequências de uma ação. Sua // | + | |
| - | Você pode usar a magnitude para determinar o quanto uma ação, uma Tarefa ou um Poder afeta o mundo ao seu redor: o peso de um objeto que se tenta levantar, a altura | + | ====== Interpretando os Efeitos ====== |
| + | O [[sistema: | ||
| - | É impossível dar uma lista completa de como os Efeitos se manifestam, pois isso depende da natureza de cada ação, mas você pode se basear nas tabelas abaixo para determinar o resultado ou a dificuldade a ser alcançada em um teste. Lembre-se apenas de algumas ideias básicas: | + | ---- |
| - | * Um resultado igual a 0 geralmente significa falha, mas em alguns casos isso pode corresponder a um valor determinado; | + | ===== Resultado dos Dados ===== |
| - | | + | A página |
| - | * O máximo humano é por volta de 7, mas você pode relaxar isso e permitir que heróis sejam heróis e extrapolem a escala. | + | |
| - | As tabelas abaixo mostram essas relações. Nelas, o //Nível// corresponde ao resultado | + | * Se existe algo que torna a **tentativa** mais fácil (ou mais difícil), aplique um bônus (ou penalidade) à **quantidade de dados** a ser jogada. O número de dados indica |
| + | * Se existe algo que torna o resultado | ||
| - | A média humana é o nível 4. Para determinar onde seu personagem se encontra nas tabelas, some a 4 todas as características relevantes. Por exemplo, a soma de todas as características relacionadas à // | + | Use o resultado dos dados para interpretar o resultado da ação. Normalmente, um resultado igual a 2 é o suficiente para um sucesso |
| - | ++++ Exemplo | | + | ---- |
| - | Um ser humano médio consegue levantar cerca de 40 kg, saltar mais ou menos 1,70 m de distância com algum impulso, e recordar um parágrafo de informação específica em uma situação qualquer. Esses valores são alterados por Conceitos relevantes: um personagem Forte ganha +1 na tabela para carregar peso, o que indica a capacidade de levantar 65 kg. | + | |
| - | O resultado | + | ===== Contadores de Tempo ===== |
| - | ++++ | + | Cronometrar tarefas |
| - | ++++ Exemplo | | + | Sempre que você tiver uma tarefa que demore para ser executada, que tenha vários passos, ou cujos efeitos sejam sentidos por algum tempo, utilize os [[: |
| - | Ao jogar os dados em um teste de força para tentar levantar | + | |
| - | Lukah precisa escalar uma parede | + | O resultado dos dados e o número |
| - | ++++ | + | |
| - | ++++ Exemplo | | + | ---- |
| - | O MJ pode usar as tabelas para estabelecer previamente a dificuldade de uma Tarefa, e usar a margem de sucesso, se houver, para descrever melhor os resultados. Por exemplo, se os personagens encontram um rio caudaloso com largura de cerca de 5 metros, a dificuldade relacionada a Tarefas envolvendo essa distância é de 6. | + | |
| - | Nghar quer jogar sua mochila do outro lado do tio. Para isso, ele faz um teste usando sua força física, e alguns de seus Conceitos | + | ===== Dano e Condições ===== |
| + | Como você já sabe, ou deve ter inferido, Energia, Vitalidade | ||
| - | Se o MJ quiser, o peso da mochila pode influenciar | + | Por exemplo, você quer saber se um personagem resiste após passar horas em alguma atividade extenuante (como caminhar no deserto) ou desmaia? Peça para que o jogador faça um teste de sua Energia: |
| - | ++++ | + | |
| - | Lembre-se, no entanto, que as tabelas servem como //guias//, e são aproximadas. Em algumas vezes, pode ser necessário //corrigi-las//, pois coisas semelhantes estão em escalas diferentes (por exemplo, altura e distância que uma pessoa consegue pular). Quando isso acontecer, suba ou desça um pouco na tabela até encontrar uma relação mais adequada. Alie os valores da tabela ao seu bom-senso. | + | ---- |
| - | Você vai notar que algumas dificuldades são impossíveis | + | ===== Informação ===== |
| + | Uma das coisas | ||
| - | ==== Peso, Massa ou Volume ==== | + | Por exemplo, investigando a cena de um crime, |
| - | O valor na tabela indica o peso que um personagem consegue levantar em um teste de força ou semelhante. Para determinar | + | |
| - | Peso, Massa e Volume são, em geral, proporcionais um ao outro, embora fatores como densidade influenciem nos valores reais. Como essas grandezas são dependentes de três dimensões, uma relação direta entre elas e Altura ou Área, por exemplo, podem ficar bastante distorcidas quando saímos da escala humana (entre 0 e 7), então cuidado com seus personagens superpoderosos. | + | ---- |
| - | ^ | + | ===== Quantidade ===== |
| - | | -2 | + | O Nível |
| - | | -1 | + | |
| - | | +0 | + | |
| - | | +1 | + | |
| - | | +2 | + | |
| - | | +3 | + | |
| - | | +4 | + | |
| - | | +5 | + | |
| - | | +6 | + | |
| - | | +7 | + | |
| - | | +8 | + | |
| - | | +9 | + | |
| - | | | + | |
| - | ==== Distância, Alcance e Altura ==== | + | Por exemplo, se um espião procura por flechas |
| - | O valor na tabela indica o quanto o personagem consegue saltar | + | |
| - | Você pode usar essa tabela sem modificações para determinar a Altura | + | ---- |
| + | |||
| + | ===== Grandezas Físicas ===== | ||
| + | É possível relacionar os resultados dos dados, Nível de Sucesso, número | ||
| + | |||
| + | Use as seguintes diretrizes | ||
| + | |||
| + | * **A média humana é 2.** Isso equivale ao que uma pessoa normal consegue fazer em tarefas diárias. | ||
| + | * **O máximo humano é 8.** Considere, por exemplo, o melhor | ||
| + | * **A escala não precisa ser uniforme ou linear.** | ||
| + | |||
| + | O resultado mais alto que um personagem | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Suponha | + | |
| + | Vamos criar uma escala para a força física: | ||
| + | |||
| + | ^ Nível | ||
| + | | | ||
| + | | +1 | | ||
| + | | +2 | ||
| + | | +3 | ||
| + | | +4 | ||
| + | | +5 | ||
| + | | +6 | ||
| + | | +7 | ||
| + | | +8 | ||
| + | |||
| + | Ao jogar os dados em um teste de força para tentar levantar uma rocha, Nghar obtém | ||
| ++++ | ++++ | ||
| - | ^ Nível | + | No entanto, se você quiser uma relação um pouco mais definida e precisa, use as diretrizes abaixo. Em tempo: esta seção é // |
| - | | -2 | + | |
| - | | -1 | + | |
| - | | +0 | + | |
| - | | +1 | + | |
| - | | +2 | + | |
| - | | +3 | + | |
| - | | +4 | + | |
| - | | +5 | + | |
| - | | +6 | + | |
| - | | +7 | + | |
| - | | +8 | + | |
| - | | +9 | + | |
| - | | | + | |
| - | ==== Tempo ==== | + | **Para o Criador!** Vamos colocar esse aviso aqui, para destacá-lo: |
| - | A escala do tempo segue a mesma relação, mas na verdade a variação pode ser bastante | + | |
| - | Você pode usar a tabela | + | As tabelas abaixo são construídas |
| - | ^ Bônus / Penalidade | + | Você vai notar que algumas dificuldades são impossíveis de serem alcançadas |
| - | | | + | |
| - | | -1 | de 1/3 a 2/3 do tempo normal | + | |
| - | | +0 | tempo normal | + | |
| - | | +1 | de 2 a 3 vezes o tempo normal | + | |
| - | | +2 | de 3 a 10 vezes o tempo normal | + | |
| - | | +3 | quanto tempo quiser | + | |
| - | ==== Informação | + | ==== Peso, Massa ou Volume |
| - | Informação é outra grandeza complicada: uma mesma informação pode estar em um vídeo | + | O valor na tabela indica o peso que um personagem consegue levantar |
| - | ^ Nível | + | Peso, Massa e Volume são, em geral, proporcionais um ao outro, embora fatores como densidade influenciem nos valores reais. Como essas grandezas são dependentes |
| - | | | + | |
| - | | | + | |
| - | | | + | |
| - | | | + | |
| - | | | + | |
| - | | | + | |
| - | | | + | |
| - | | | + | |
| - | | +8 | + | |
| - | | | + | |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Um livro curto tem 14 níveis de informações. Uma pessoa normal leria um livro em 14 níveis de tempo, | + | Se você quer montar uma criatura |
| ++++ | ++++ | ||
| - | ==== Quantidades ==== | + | Determinar a força de uma criatura é semelhante, mas é preciso um pouco de cuidado, porque existem muitos animais e criaturas |
| - | Se você precisa determinar quantos objetos, criaturas | + | |
| + | Tente descobrir ou estimar qual peso a criatura consegue puxar e determine o nível correspondente. Um ser humano médio é capaz de puxar de 60kg a 100kg, o que corresponde ao nível 4. Subtraia os valores e você tem o bônus de força. Dica: se você não consegue encontrar essa informação, | ||
| + | |||
| + | Em teoria, esse valor também deveria modificar o dano causado em combate, mas isso -- apesar de ser realista -- pode gerar desequilíbrios consideráveis nas lutas. Para determinar o bônus aplicado ao dano, tente contar //quantas condições diferentes// | ||
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Você pode usar a magnitude | + | Um elefante consegue puxar cerca de 8.000kg, o que corresponde ao nível 13, portanto, ele tem força +9. Portanto, um elefante é Forte (+9). Aplicar esse valor ao dano causado em combate |
| + | |||
| + | Um elefante é Forte e possui Presas. São duas condições, | ||
| ++++ | ++++ | ||
| - | ==== Dano ==== | + | ==== Distância, Alcance e Altura |
| - | Normalmente, | + | O valor na tabela indica o quanto o personagem consegue saltar |
| - | O mesmo pode ser dito a respeito | + | Você pode usar essa tabela sem modificações para determinar |
| - | ===== Tabela Completa | + | ++++ Exemplo | |
| + | Suponha um personagem que tenha baixa estatura por ser um Anão, ou seja, o equivalente a -1. Dividindo por 3 e somando 1,80, o resultado é 1,4 m. Um Pequenino, que é //Muito Baixo//, tem Altura equivalente a -2. Sua altura é aproximadamente 1 m. Se você acha que esses valores deveriam ser diferentes, faça um ajuste para cima ou para baixo conforme for conveniente. | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ==== Tabela Completa ==== | ||
| Abaixo segue a tabela completa para Peso, Comprimento, | Abaixo segue a tabela completa para Peso, Comprimento, | ||
| ^ Nível | ^ Nível | ||
| - | | | + | | |
| - | | -9 | + | | -9 | |
| - | | -8 | + | | -8 | |
| - | | -7 | 20 g | 8 mm | 0,30 | 2 | | + | | -7 | |
| - | | -6 | 30 g | 1 cm | 0,50 | 3 | | + | | -6 | |
| - | | -5 | 50 g | 2 cm | 0,80 | 4 | | + | | -5 | 1,40 | 6 cm | 2,0 | 11 | |
| - | | -4 | 90 g | 4 cm | 1,0 | 7 | | + | | -4 | 2,20 | 9 cm | 3,0 | 18 | |
| - | | -3 | 1,40 | 6 cm | 2,0 | 11 | | + | | -3 | 3,60 | 15 cm | 5,0 | 29 | |
| - | | -2 | 2,20 | 9 cm | 3,0 | 18 | | + | | |
| - | | -1 | 3,60 | 15 cm | 5,0 | 29 | | + | | |
| - | | | + | | 0 | 15,0 | 60 cm | 23,0 | 120 | |
| - | | | + | | +1 | 25,0 | 1,10 | 37,0 | 200 | |
| - | | | + | | +2 | 40,0 | 1,70 | 1 min | 320 (1 parágrafo) | |
| - | | +3 | 25,0 | 1,10 | 37,0 | 200 | | + | | +3 | 65,0 | 2,80 | 2 min | 520 (2 parágrafos) | |
| - | | +4 | 40,0 | 1,70 | 1 min | 320 (1 parágrafo) | | + | | +4 | 100 | 4,50 | 3 min | 840 (3 parágrafos) | |
| - | | +5 | 65,0 | 2,80 | 2 min | 520 (2 parágrafos) | | + | | +5 | 170 | 7,20 | 4 min | 1.400 (5 parágrafos) | |
| - | | +6 | 100 | 4,50 | 3 min | 840 (3 parágrafos) | | + | | +6 | 270 | 12,0 | 7 min | 2.200 (8 parágrafos) | |
| - | | +7 | 170 | 7,20 | 4 min | 1.400 (5 parágrafos) | | + | | +7 | 440 | 19,0 | 11 min | 3.500 (13 parágrafos) | |
| - | | +8 | 270 | 12,0 | 7 min | 2.200 (8 parágrafos) | | + | | +8 | 720 | 31,0 | 20 min | 5.700 (1 capítulo) | |
| - | | +9 | 440 | 19,0 | 11 min | 3.500 (13 parágrafos) | | + | | +9 | 1.200 | 49,0 | 28 min | 9.300 (2 capítulos) | |
| - | | | + | | +10 | 1.900 | 80,0 | 45 min | 15 K (3 capítulos) | |
| - | | | + | | +11 | 3.000 | 130 | 1 hora | 24 K (5 capítulos) | |
| - | | +12 | 1.900 | 80,0 | 45 min | 15 K (3 capítulos) | | + | | +12 | 4.900 | 210 | 2 horas | 39 K (1 livro curto) | |
| - | | +13 | 3.000 | 130 | 1 hora | 24 K (5 capítulos) | | + | | +13 | 8.000 | 340 | 3 horas | 64 K (1 livro médio) | |
| - | | +14 | 4.900 | 210 | 2 horas | 39 K (1 livro curto) | | + | | +14 | |
| - | | +15 | 8.000 | 340 | 3 horas | 64 K (1 livro médio) | | + | | +15 | |
| - | | +16 | | + | | +16 | |
| - | | +17 | | + | | +17 | |
| - | | +18 | | + | | +18 | |
| - | | +19 | | + | | +19 | 140.000 | 6.100 | 3 dias | 1,1 M (1 volume de enciclopédia) | |
| - | | +20 | | + | | +20 | 230.000 | 9.800 | 5 dias | 1,8 M | |
| - | | +21 | 140.000 | 6.100 | 3 dias | 1,1 M (1 volume de enciclopédia) | | + | | +21 | 370.000 | |
| - | | +22 | 230.000 | 9.800 | 5 dias | 1,8 M | | + | | +22 | 610.000 | |
| - | | +23 | 370.000 | | + | | +23 | 980.000 | |
| - | | +24 | 610.000 | | + | | +24 | 1.600.000 | |
| - | | +25 | 980.000 | | + | | +25 | 2.600.000 | 110.000 | 6 semanas | 21 M (1 enciclopédia completa) | |
| - | | +26 | 1.600.000 | | + | | +26 | 4.100.000 | 180.000 | 2 meses | 33 M | |
| - | | +27 | 2.600.000 | 110.000 | 6 semanas | 21 M (1 enciclopédia completa) | | + | | +27 | 6.700.000 | 290.000 | 3 meses | 54 M | |
| - | | +28 | 4.100.000 | 180.000 | 2 meses | 33 M | | + | | +28 | |
| - | | +29 | 6.700.000 | 290.000 | 3 meses | 54 M | | + | | +29 | |
| - | | +30 | | + | | +30 | |
| - | | +31 | | + | | +31 | |
| - | | +32 | | + | | +32 | |
| - | | +33 | | + | | +33 | 120.000.000 | 5.100.000 | 6 anos | 960 M | |
| - | | +34 | | + | | +34 | 190.000.000 | 8.300.000 | 9 anos | 1,6 G | |
| - | | +35 | 120.000.000 | 5.100.000 | 6 anos | 960 M | | + | | +35 | 320.000.000 | |
| - | | +36 | 190.000.000 | 8.300.000 | 9 anos | 1,6 G | | + | | +36 | 510.000.000 | |
| - | | +37 | 320.000.000 | | + | | +37 | 830.000.000 | |
| - | | +38 | 510.000.000 | | + | | +38 | 1.300.000.000 | |
| - | | +39 | 830.000.000 | | + | | +39 | 2.200.000.000 | |
| - | | +40 | 1.300.000.000 | | + | | +40 | 3.500.000.000 | 150.000.000 | 160 anos | 28 G | |
| - | | +41 | 2.200.000.000 | | + | | +41 | 5.700.000.000 | 240.000.000 | 270 anos | 45 G | |
| - | | +42 | 3.500.000.000 | 150.000.000 | 160 anos | 28 G | | + | | +42 | 9.200.000.000 | 390.000.000 | 4,5 séculos | 73 G | |
| - | | +43 | 5.700.000.000 | 240.000.000 | 270 anos | 45 G | | + | | +43 | |
| - | | +44 | 9.200.000.000 | 390.000.000 | 4,5 séculos | 73 G | | + | | +44 | |
| - | | +45 | | + | | +45 | |
| - | | +46 | | + | | +46 | |
| - | | +47 | | + | | +47 | 100.000.000.000 | 4.300.000.000 | 5 milênios | 810 G | |
| - | | +48 | | + | | +48 | 160.000.000.000 | 7.000.000.000 | 8 milênios | 1,3 T | |
| - | | +49 | 100.000.000.000 | 4.300.000.000 | 5 milênios | 810 G | | + | | |
| - | | +50 | 160.000.000.000 | 7.000.000.000 | 8 milênios | 1,3 T | | + | | |
| + | |||
| + | ==== Temperatura ==== | ||
| + | A temperatura não se comporta de maneira diferente. O valor mediano para um ser humano é mais ou menos a temperatura do corpo humano em condições ideais, e o calor de um objeto que uma pessoa pode segurar sem sentir desconforto. Note que essa tabela pode ser //um pouco// fora de escala para representar a temperatura de uma pessoa doente -- use seu bom-senso nesse caso. | ||
| + | |||
| + | A escala, no entanto, tem um pequeno problema: ela não é capaz de lidar com temperaturas abaixo de zero. Mas, nesse caso, você pode ignorar o sinal e usar o valor da tabela como bônus ou penalidade onde for aplicável. | ||
| + | |||
| + | ++++ Exemplo | | ||
| + | A temperatura na Antártida pode chegar a -60 graus negativos. O valor de 60 graus corresponde ao valor de mais ou menos +3. Se os seus personagens se depararem com frios dessa magnitude, use esse valor como penalidade às suas ações. | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ^ Nível | ||
| + | | -3 | ||
| + | | -2 | ||
| + | | -1 | ||
| + | | | ||
| + | | +1 | ||
| + | | +2 | ||
| + | | +3 | ||
| + | | +4 | ||
| + | | +5 | ||
| + | | +6 | ||
| + | | +7 | ||
| + | | +8 | ||
| + | | +9 | ||
| + | | | ||
| - | ===== Seção do Mestre ===== | + | ---- |
| - | ++++ Você Gosta de Matemática? | + | ==== |
| Se você não gosta de Matemática, | Se você não gosta de Matemática, | ||
| - | Toda característica no Scop, bem como qualquer resultado de uma jogada de dados, estão diretamente relacionados com o mundo em sua volta e com grandezas físicas. | + | O Scop representa grandezas físicas com uma //escala logarítmica// |
| Funciona assim: o nível 0 corresponde a um valor da grandeza física representada. Cada nível acima representa cerca de 60% a mais, e cada nível abaixo cerca de 40% a menos que esse valor. Isso significa que cada 3 níveis acima representa quatro vezes a capacidade, e 3 níveis abaixo um quarto disso. Mais ainda, 5 níveis acima representa mais ou menos 10 vezes o valor inicial, e 5 níveis abaixo um décimo da referência. Além disso, cada nível é, aproximadamente, | Funciona assim: o nível 0 corresponde a um valor da grandeza física representada. Cada nível acima representa cerca de 60% a mais, e cada nível abaixo cerca de 40% a menos que esse valor. Isso significa que cada 3 níveis acima representa quatro vezes a capacidade, e 3 níveis abaixo um quarto disso. Mais ainda, 5 níveis acima representa mais ou menos 10 vezes o valor inicial, e 5 níveis abaixo um décimo da referência. Além disso, cada nível é, aproximadamente, | ||
| Linha 207: | Linha 222: | ||
| > **Valor** = **Base** * **Multiplicador** ^ **Nível** | > **Valor** = **Base** * **Multiplicador** ^ **Nível** | ||
| + | > | ||
| - | > **Exemplo**\\ Por exemplo, o valor de base para Peso é de aproximadamente 6 kg, e o multiplicador é 1,6. O valor correspondente ao nível 7 é dado por: | + | ++++ Exemplo |
| - | > | + | Por exemplo, o valor de base para Peso é de 15 kg, e o multiplicador é 1,6. O valor correspondente ao nível 7 é dado por: |
| - | > **Valor** = 6 * 1,6 ^ 7 ~ 160 kg | + | |
| + | > **Valor** = 15 * 1,6 ^ 7 ~ 400 kg | ||
| + | ++++ | ||
| Mas o interessante mesmo é // | Mas o interessante mesmo é // | ||
| Linha 218: | Linha 236: | ||
| O resultado vai provavelmente ser fracionário; | O resultado vai provavelmente ser fracionário; | ||
| - | > **Exemplo**\\ Se desejamos saber a que nível corresponde o peso de 620 kg, fazemos: | + | ++++ Exemplo |
| - | > | + | Se desejamos saber a que nível corresponde o peso de 620 kg, fazemos: |
| - | > **Nível** = log(620 / 6) / log(1.6) = 9,87 ~ 10 | + | |
| - | > | + | > **Nível** = log(620 / 15) / log(1.6) = 7,9 ~ 8 |
| - | > Portanto, correspondendo ao nível | + | |
| + | Portanto, correspondendo ao nível | ||
| + | ++++ | ||
| Em tempo, se você **realmente** gosta de Matemática, | Em tempo, se você **realmente** gosta de Matemática, | ||
| - | ++++ | ||
sistema/efeitos.1687874406.txt.gz · Última modificação: 2023/06/27 14:00 por jnalon
