Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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poderes:o_que_sao_poderes

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 ====== Poderes ====== ====== Poderes ======
-Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comumnão é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, Superpoderes ou qualquer outra coisa da mesma natureza. A forma como Poderes funcionam é quase sempre idêntica, mas há bastante espaço para a criação de //efeitos especiais// que lhes dão personalidade.+Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum não é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, Superpoderes ou qualquer outra coisa da mesma natureza. A forma como Poderes funcionam é quase sempre idêntica, mas há bastante espaço para a criação de //efeitos especiais// que lhes dão personalidade.
  
 ===== O Que Significam os Poderes ===== ===== O Que Significam os Poderes =====
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 Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval. Um personagem com o //Poder da Magia// é capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso. Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval. Um personagem com o //Poder da Magia// é capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso.
  
-Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada //Feitiço// que um mago deseje soltar é uma Habilidade diferente. Dependendo do sistema de Magia (existem vários), a Habilidade //Bola de Fogo// permite realizar o feitiço acima, enquanto que, para tratar dos ferimentos de seus companheiros, uma Habilidade de //Cura// é necessária.+Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada //Feitiço// que um mago deseja invocar é uma Habilidade diferente. Dependendo do sistema de Magia (existem vários), a Habilidade //Bola de Fogo// permite realizar o feitiço acima, enquanto que, para tratar dos ferimentos de seus companheiros, uma Habilidade de //Cura// é necessária.
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 Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida.  Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida. 
  
-O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história.+O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. Para todos os efeitos, Habilidades relacionadas a um Poder são sempre [[:sistema:habilidades#habilidades_dificeis|Habilidades Difíceis]]. Isso significa que uma Habilidade de um Poder //não pode// ser usada sem treinamento prévio, e sua [[:sistema:evolucao|Evolução]] ocorre a partir do nível -2.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada. A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada.
  
----- +Habilidades relacionadas um Poder são sempre consideradas //difíceis//. Isso significa que seu nível inicialpara efeitos da Evolução do personagemé sempre igual a -2, elas não podem ser usada sem serem aprendidas antesO nível de um Poder é considerado um Conceito, e portantosujeito a todas as regras que regem essa característicaNo entantoPoderes //podem// evoluirPara maiores detalhesveja a [[sistema:evolucao|Evolução do Personagem]].
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-===== Evoluindo Poderes ===== +
-Há, basicamente, duas coisas que podem evoluir quando se trata de Poderes: primeira delas são as //Habilidades// relacionadas ao PoderPara o caso delassiga as diretrizes em [[sistema:habilidades#Evoluindo Habilidades]]mas lembre-se que Habilidades de um Poder são difíceis //não podem// ser usadas sem treinamento prévio -- portanto, ao tentar usá-la pela primeira vez, o jogador lança apenas 1 dado, independente de Conceitos e outros bônus quaisquer. +
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-++++ Exemplo | +
-Kaylee passa algumas semanas treinando com um professor para aprender a tão desejada Magia Bola de Fogo. Ela tem Nível 3 em Magia, além de ser uma feiticeira especializada em fogo e ser boa com os estudos. Isso proveria a ela um excelente bônus na hora de fazer seu teste, mas como essa é uma Habilidade de um Poderela não pode contar com eles. Ela joga apenas um dado obtém 5 -- felizmenteuma falha, o que a permite aprender o Efeito. +
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-A outra é o Poder em sise ele aparecer em níveisAo satisfazer as condições adequadaso personagem pode fazer uma [[sistema:evolucao#anotações|Anotação]]. Ao completar quatro Anotações a respeito de um Poder, você pode evolui-lo em um nível ao final da sessão. Uma mesma situação //pode// ser usada para anotar a respeito de um Poder e uma Habilidade relacionada, mas cada característica necessita de uma Anotação diferente. +
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-O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender um Poder novo ou uma Habilidade Especial diferente. Note que Poderes sem níveis ou Habilidades Especiais já existentes não evoluem, mas o MJ pode usar as mesmas diretrizes caso deseje permitir alguma mudança nelas.+
  
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poderes/o_que_sao_poderes.1713209867.txt.gz · Última modificação: 2024/04/15 19:37 por jnalon