poderes:o_que_sao_poderes
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
poderes:o_que_sao_poderes [2023/07/24 18:11] – Reformulação da mecânica de Poderes. jnalon | poderes:o_que_sao_poderes [2025/07/13 12:34] (atual) – Melhorias no texto. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Poderes ====== | ====== Poderes ====== | ||
- | Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum, não é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, | + | Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum não é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, |
===== O Que Significam os Poderes ===== | ===== O Que Significam os Poderes ===== | ||
Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas // | Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas // | ||
- | Algumas vezes, apenas //conhecer um Poder// não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para // | + | ==== Habilidades de Poderes ==== |
+ | Algumas vezes, apenas //conhecer um Poder// não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para // | ||
+ | ==== Níveis de Poder ==== | ||
Certos tipos de Poderes podem aparecer em diferentes // | Certos tipos de Poderes podem aparecer em diferentes // | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas | + | Cenários |
- | Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada // | + | Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso. |
+ | |||
+ | Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada // | ||
++++ | ++++ | ||
Linha 23: | Linha 32: | ||
Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, | Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, | ||
- | Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, | + | Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voo//. Em compensação, |
- | O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. | + | O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 40: | Linha 49: | ||
A diferença mais significativa, | A diferença mais significativa, | ||
- | ---- | + | Habilidades relacionadas |
- | + | ||
- | ===== Evoluindo Poderes ===== | + | |
- | Há, basicamente, | + | |
- | + | ||
- | ++++ Exemplo | | + | |
- | Kaylee passa algumas semanas treinando com um professor para aprender a tão desejada Magia Bola de Fogo. Ela tem Nível 3 em Magia, além de ser uma feiticeira especializada em fogo e ser boa com os estudos. Isso proveria a ela um excelente bônus na hora de fazer seu teste, mas como essa é uma Habilidade de um Poder, ela não pode contar com eles. Ela joga apenas um dado e obtém 5 -- felizmente, uma falha, o que a permite aprender o Efeito. | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | A outra é o Poder em si, se ele aparecer em níveis. Ao satisfazer as condições adequadas, o personagem | + | |
- | + | ||
- | O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender um Poder novo ou uma Habilidade Especial diferente. Note que Poderes sem níveis ou Habilidades Especiais já existentes não evoluem, mas o MJ pode usar as mesmas diretrizes caso deseje permitir alguma mudança nelas. | + | |
---- | ---- | ||
Linha 63: | Linha 61: | ||
++++ Lukah | | ++++ Lukah | | ||
- | Carlo também não tem dúvidas a respeito do que será o poder de Lukah: **Canções Inspiradoras**. Mas veja que, para bardos, essa é de fato uma escolha: nem todo bardo tem poderes. Apesar de ter a Habilidade Especial, ele reserva seu uso para situações realmente necessárias, | + | Carlo também não tem dúvidas a respeito do que será o poder de Lukah: **Canção Inspiradora**. Mas veja que, para bardos, essa é de fato uma escolha: nem todo bardo tem poderes. Apesar de ter a Habilidade Especial, ele reserva seu uso para situações realmente necessárias, |
++++ | ++++ | ||
poderes/o_que_sao_poderes.1690222271.txt.gz · Última modificação: 2023/07/24 18:11 por jnalon