Variações na Resolução de Tarefas
Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de Tarefas. Aqui há algumas sugestões de como lidar com essas complicações, mas, naturalmente, o MJ pode lidar com elas de maneira diferente.
Bônus para Outra Tarefa
Em algumas situações, os jogadores podem se preparar para outras Tarefas, proteger seus companheiros, encontrar algum jeito de transformá-las em coisas mais simples, ou talvez utilizar algum Poder para facilitar suas vidas. Em todos esses casos, os personagens estão executando uma Tarefa com a intenção de influenciar outra.
Exemplo
Alguns exemplos de situações assim:
Um atirador de elite passa algum tempo mirando em seu alvo. O MJ determina que fazer a mira é uma Tarefa que auxilia o disparo, que é a Ação principal.
Um mago cria uma barreira protetora em torno de si, que evita que ele receba golpes muito fortes, o que afeta o ataque realizado contra ele.
Um guerreiro bloqueia o golpe desferido contra um de seus companheiros.
Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal. Estabeleça uma dificuldade para a Tarefa auxiliar, e utilize o Nível de Sucesso como bônus ou penalidade à ação afetada. O MJ decide se os modificadores se aplicarão à quantidade de dados jogada na Tarefa Principal ou no resultado dos dados.
Não é recomendável que o modificador seja menor que -1 ou maior que 3, mas o MJ pode relaxar essa condição para permitir resultados épicos. Normalmente, a dificuldade para uma Tarefa bem realizada é 4 – considere a tabela abaixo para determinar o modificador. Se o MJ quiser restringir ainda mais o efeito da jogada auxiliar, o modificador pode ser ainda mais restrito a valores de -1, 0 ou 1, como na terceira coluna da tabela:
Resultado dos Dados | Modificador | Modificador Restrito |
2 ou menos | -1 | -1 |
3 | 0 | 0 |
4 | +1 | +1 |
5 | +2 | +1 |
6 ou mais | +3 | +1 |
Cooperação
É natural que, em diversas situações, algumas Tarefas pareçam complicadas demais e os personagens desejem cooperar entre si. Existem, basicamente, duas formas como isso pode acontecer: na primeira delas, em uma tarefa complicada, cada personagem realiza uma parte do trabalho, trabalhando de maneira independente um do outro, e seus testes são feitos separadamente. A Tarefa estará completada quando todos os personagens forem bem sucedidos em seus testes.
Exemplo
A nave espacial de um grupo de contrabandistas foi danificada em uma tentativa de escape de um planetoide altamente vigiado. Para realizar o conserto, diversas tarefas diferentes precisam ser executadas:
A navegadora precisa recalibrar os mapas.
O mecânico precisa retificar os motores, que foram atingidos, e substituir algumas peças.
O médico precisa recuperar a saúde do piloto, que sofreu uma concussão durante o combate.
A capitã da nave deve ir até o mercado negro para adquirir as peças sem chamar a atenção.
A tarefa estará concluída quando todos os personagens forem bem sucedidos em sua parte.
Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. Nesse caso, todos os jogadores fazem um teste da mesma Habilidade e dos Conceitos relevantes, contra uma dificuldade estabelecida pelo Mestre do Jogo (que pode ser zero). O resultado final é a soma dos Níveis de Sucesso obtidos por cada personagem individualmente. Se o resultado final for maior que a dificuldade da tarefa, então o grupo foi bem sucedido.
Exemplo
Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde – eles ouviram dizer – escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar – O MJ estabelece que o tamanho da pedra é 10 – então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou seja, a dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso).
Nghar joga 3 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 2, 3 e 8, então o ponto de partida é 4.
Kaylee é uma feiticeira, que tem penalidades em ações de força. Então, ela joga apenas um dado, e consegue 2. Ela contribui com +2 ao resultado.
Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga apenas um dado. Ela obtém 6, e não foi capaz de ajudar.
Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga seus dois dados normais e obtém 3 e 6, o que dá um bônus de +3 ao resultado final.
O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar Buscar suas Forças, mas o MJ preferiu determinar sucesso parcial, e que a rocha permite a passagem de apenas uma pessoa se esgueirando lentamente pelo espaço livre. Ele anota isso, pois pode ser importante se os personagens precisarem fazer uma saída às pressas.
Tarefa Conjunta
Quando todos os personagens estiverem tentando realizar separadamente Tarefas idênticas, o MJ pode fazer uma única jogada representando o esforço de todos ao mesmo tempo. Isso é bastante útil para resolver ações de personagens coadjuvantes de modo ágil.
Nesse caso, apenas uma jogada é feita, usando a combinação de Habilidades e Conceitos de apenas um personagem – aquele que fizer mais sentido no momento. O resultado é válido para todos os envolvidos. Para decidir qual personagem usar como representante da jogada, considere o seguinte:
Se um resultado individual ruim comprometer todo o grupo, use a menor quantidade de dados.
Se um resultado individual bom favorecer todo o grupo, use a maior quantidade de dados.
Como sempre, é possível gastar Energia para melhorar resultados. Qualquer um dos personagens envolvidos pode Buscar as Forças e, a critério do MJ, diferentes personagens podem combinar Energias para jogar novamente todos os dados falhos.
Exemplo
O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, e o MJ decide resolver isso como uma Tarefa Conjunta. Meggan é muito boa com Ações Furtivas, mas se qualquer outro dos personagens for notado, ela também vai ser descoberta. Dos personagens do grupo, Nghar e Kaylee jogam apenas dois dados nesse tipo de Tarefa, então essa é a quantidade que os jogadores devem lançar.
Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, e se um deles notar algo suspeito, dará o alarme aos outros. O Conceito de Guarda normalmente garante um dado adicional em situações desse tipo, e entre o pelotão há um especialmente perceptivo, que joga 4 dados.
Os jogadores lançam seus dados e obtém 1 e 9, e seu resultado final é 1. Os vigias obtém 3, 4, 7 e 8, resultando em 5. O alarme é dado, e o grupo está em maus lençóis.
Tarefas Prolongadas
Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: não é algo que se faça imediatamente, cada passo exige planejamento e cuidado, e um pequeno erro pode causar um desastre.
Há duas formas de lidar com a Tarefa: na primeira delas, a Tarefa é subdividida em várias etapas diferentes, cada uma com sua própria dificuldade, que devem ser concluídas com sucesso para que a ação chegue ao final.
Exemplo
Um personagem deseja diagnosticar e consertar um equipamento mecânico (um automóvel, por exemplo). O Mestre decide que ele precisa:
Realizar testes iniciais para obter uma hipótese de qual é o problema;
Desobstruir o acesso até o local do defeito;
Determinar qual a peça com defeito;
Remover a peça e colocar uma nova.
No outro caso, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias etapas semelhantes. O personagem faz uma série de testes em sequência e soma os resultados.
Exemplo
Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8, muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 a cada tentativa:
Na primeira jogada, Lukah obtém 3, 4 e 5. Ele elimina o 5, e levando em consideração a penalidade, o valor inicial é 4.
Na segunda etapa, ele joga os dados, resultando em 2, 6 e 6, o que concede um bônus de +1. O resultado acumulado é 5;
Na terceira jogada, os dados são 1, 6, e 6. Lukah ficou parado por alguns minutos procurando pontos de apoio.
A quarta jogada tem resultado 3, 6 e 9, ou seja, mais um bônus de +2. Ele alcançou uma altura equivalente a 7 níveis. Como há o risco da guarda da cidade chegar em poucos segundos, Lukah resolve
Buscar Suas Forças, jogando os dado eliminados e obtendo 3 e 6, o que aumenta seu bonus em +1. Com isso, ele atinge o alto do muro.
Seção do Mestre
Quando Usar Tarefas Prolongadas
Tarefas Prolongadas usam testes adicionais para a resolução de uma ação qualquer que seja longa. Fazer testes exige que os jogadores peguem a quantidade de dados correta, joguem e contabilizem os resultados, e isso toma um pouco de tempo. Exagerar na quantidade de Tarefas Auxiliares, portanto, pode tornar o jogo enfadonho.
No entanto, todas as alternativas mostradas acima podem ajudar a criar um clima de suspense durante a narrativa. Por exemplo, na escalada de Lukah, cada passo para cima é uma pequena perda de tempo. Para criar a tensão, você pode descrever a guarda se aproximando, talvez se localizando embaixo do personagem sem percebê-lo, enquanto ele perde sua Energia. No exemplo do conserto da espaçonave, cada parte da Tarefa pode ter os seus percalços. Se você puder criar uma sequência de momentos dramáticos que acompanham cada teste, não hesite em usar essa técnica.
Caso isso não seja possível, resolva a ação com um teste simples. Eventualmente, após a repetição de várias jogadas de dados, os personagens vão conseguir ou falhar em seu intento, então não há motivo para tornar isso demorado.
Combinando as Coisas
Você pode combinar as diversas variações daqui para simular Tarefas bastante complexas. Por exemplo, um ritual mágico se estende por um tempo bastante grande. Por exemplo, um grande ritual mágico pode exigir a Cooperação entre diversos magos durante uma Tarefa Prolongada por um bom tempo. Use sua criatividade!