Vamos começar explicando como jogar os dados. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces – um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado Dado de Base; os outros são os Dados de Apoio. Faça da seguinte forma:
Jogue os dados;
Elimine todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
Use o resultado do Dado de Base; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero.
Some +1 para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.
Exemplo
Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3, 4 e 6 nos Dados de Apoio. Os dados iguais a 4 e 6 são eliminados; o Dado de Base teve resultado 2, e ela recebe +1 para o Dado de Apoio que sobrou. O resultado da jogada é 3.
Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à quantidade de Dados de Apoio. Sempre que alguma regra se referir a modificadores à quantidade de dados em um teste, ela se refere aos Dados de Apoio.
Se você não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim receber mais penalidades, adicione Dados de Penalidade, em vez de Dados de Apoio. Esses dados funcionam da mesma forma que os Dados de Apoio, mas cada dado que permanecer na rolagem subtrai 1 do valor base.
Exemplo
Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, e sua baixa estatura impõe uma penalidade de -1 no teste. Ele rola apenas o Dado de Base e um Dado de Penalidade.
O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis.
A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de qual Tarefa você quer resolver. Siga o link para dar uma olhada.
Além de servir como base do resultado final, o Dado de Base tem um papel especial – adicionar drama à jogada:
Se esse dado for igual a 3, algo bom acontece.
Se esse dado for igual a 6, algo ruim acontece.
Esses resultados acontecem independente da tarefa ter sido bem sucedida ou não.
Exemplo
Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um Combate. Atacando com seu machado, ele é capaz de acertar o animal, causando grandes ferimentos. Infelizmente, seu Dado de Base foi igual a 6 — o MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãos. Nghar agora está desarmado.
Não é incomum que um personagem queira — ou precise — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado.
Declare que está Buscando Suas Forças.
Jogue novamente os dados que foram eliminados.
Como antes, descarte os resultados acima de 3.
Cada dado restante concede +1 à jogada inicial. Você pode jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste contexto.
Você pode fazer isso mesmo se todos os dados originalmente falharem – nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra.
Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de Energia, que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível.
Exemplo
No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente os dados eliminados. Ela obtém 2 e 5. O dado igual a 5 é eliminado, e o dado restante dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 4.
Eliminando Dados
Normalmente, em um jogo de Scop, você vai jogar algo entre 1 a 6 dados, o que não é muito. Mas existem jogadores que preferem jogar a menor quantidade de dados possível. Se você é um desses, esta regra opcional pode ajudar. É simples: troque cada 2 dados por um bônus de +1 no resultado final. Isso não dá exatamente o mesmo resultado que jogar a quantidade inicial, mas é uma boa aproximação. No entanto, tome cuidado, porque isso pode diminuir suas chances de sucesso, especialmente se você joga poucos dados.
Exemplo
Para realizar um teste, Meggan precisa jogar 7 dados. Se ela decidir eliminar alguns dados, ela pode trocar 2 dados por um bônus de +1 no resultado da jogada, lançando apenas 5 dados. Se ela decidisse trocar 4 dados, jogaria apenas 3 dados, mas receberia um bônus de +2 no resultado final.
Essa opção é ótima para personagens muito poderosos, que poderiam jogar dezenas de dados. Personagens normais devem fazer essa escolha com cuidado, porque se você reduzir demais a quantidade de dados, suas chances de eliminar todos os dados pode subir bastante.
Outras Formas de Buscar as Forças
Buscar as Forças pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode Buscar as Forças da seguinte maneira:
Jogue novamente apenas o Dado de Base.
Se o resultado for maior que 3, elimine o dado.
Se o resultado for menor ou igual a 3, substitua seu valor na contagem dos dados.
Os Dados de Apoio retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes.
Exemplo
Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga o Dado de Base novamente. Vamos ver algumas possibilidades:
* Ela obtém 3. Com esse novo valor, seu teste agora tem resultado igual a 4, o que é bem melhor!
* Ela obtém 5. O dado é eliminado, e o resultado de 1 fica valendo. Note que esse valor é devido ao bônus do Dado de Apoio retido, e não seu valor de face!
Note que é possível que o novo resultado seja pior que o original. É duro, mas a vida é assim. No entanto, se o MJ permitir, o melhor resultado pode ser levado em consideração.
Jogando Dados de Dez Faces (d10)
Se você gosta mais de dados de dez faces, pode usá-los sem quase nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A única diferença é que você retém apenas os dados com resultado igual a 5 ou menos – tanto no Dado de Base como nos Dados de Apoio.
Exemplo:
Meggan joga seus 4 dados, mas agora usando dados de 10 lados. Ela consegue 2 no Dado de Base, e 4, 7 e 9 nos Dados de Apoio. Ela elimina os dados iguais a 7 e 9. O valor de base do resultado é 2, e o Dado de Apoio restante dá um bônus de +1, portanto, seu resultado final é igual a 3.
Há apenas algumas diferenças. As probabilidades são quase as mesmas, mas usando o dado de 10 faces você pode conseguir alguns valores mais altos, o que pode desestabilizar alguns testes. Se você quiser que as coisas fiquem um pouco mais difíceis para os personagens, pode realizar a jogada retendo apenas os dados com resultado igual a 4 ou menos.
Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado de Base, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado de Base um pouco menos significativo, mas isso faz parte da diversão.
Da mesma maneira, você pode jogar outros tipos de dados, se quiser – basta seguir a mesma lógica: elimine todos os dados com resultado acima da metade do tamanho do dado. Surpreendentemente, as chances de sucesso (resultado maior ou igual a 2) não são significativamente differentes – mas dados maiores vão permitir resultados mais altos. Não é recomendável usar dados de 12 ou 20 faces (mas, de repente, você pode tentar e ver o que acontece).
Outra Forma de Jogar os Dados
Se você não gosta da ideia do Dado de Base e Dados de Apoio, preferindo que todos os dados sejam indistintos, você pode jogar os dados da seguinte forma:
Comece com um dado. Você sempre vai jogar pelo menos um dado em cada teste.
Adicione os dados proveniente de Conceitos, Habilidades e outros modificadores da mesma forma que antes.
Jogue os dados;
Elimine todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou.
Entre os dados que sobraram, escolha o de maior valor para ser o valor de base.
Some +1 para cada outro dado restante.
Exemplo
Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4.
A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Lembre-se de escolher um dado com uma marca ou cor distinta para servir como o Dado do Drama – ele não será contabilizado como o Dado de Base, sua única função é adicionar seus efeitos à jogada.
Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, _subtraia_ -1 do resultado do dado mais alto.
Exemplo
Jut, o anão-cinzento, recebe -2 de penalidade para tentar escalar um muro. Ele jogará 3 dados: o dado inicial, mais dois dados devidos à penalidade. Seus resultados são 2, 3 e 5. O dado igual a 5 é eliminado; o dado igual a 3 serve como base do resultado, e o dado que sobrou subtrai -1 do valor de base. O resultado da jogada é 2.
Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:]
As probabilidades nesse casos são bastante semelhantes à jogada atual, mas você precisará jogar mais dados, e a contabilização dos resultados pode ser um pouco mais demorada.
Que Tipo de Resultados Essa Jogada Dá?
Se você está criando seu próprio cenário e adaptando para um sistema, provavelmente sua principal preocupação é: que tipo de resultados eu obtenho com essa jogada?
A jogada de dados do Scop pode parecer estranha à primeira vista, mas ela é bastante simples (pegue alguns dados e jogue algumas vezes para se certificar). Ela foi criada dessa maneira para ser qualitativa e quantitativa ao mesmo tempo. De maneira geral, um teste terá como resultados valores entre 0 e 6, com o valor mais provável por volta de 3, especialmente para personagens na escala humana.
Esse resultado é qualitativo porque, sendo 2 a média humana, você pode interpretar esse valor como sendo a dificuldade média de uma ação rotineira: se o personagem conseguiu atingir esse valor, ele foi bem-sucedido, caso contrário, nem tanto. Você pode interpretar valores diferentes em uma escala de qualidade: 1 seria um resultado um pouco pior que 2; 3 é melhor, e 4 é muito melhor.
A faixa de valores também é quantitativa porque você pode interpretá-la como sendo uma representação abstrata de grandezas físicas: o resultado dos dados pode ser uma medida – em termos de jogo – de quanto peso o personagem consegue levantar, que altura ele consegue escalar, quanta informação ele consegue memorizar, e assim por diante. Um resultado igual a 2, por exemplo, significa que o personagem é capaz de levantar o mesmo tanto que um humano médio consegue.
Com isso, fica bastante fácil definir dificuldades para as situações em seu cenário: é algo que um ser humano comum conseguiria fazer? Atribua a dificuldade 2. É algo que exige treinamento? Atribua a dificuldade 3, e assim por diante.
Se você quiser uma análise mais detalhada das probabilidades da jogada de dados do Scop, veja aqui! E se quiser uma interpretação mais profunda da relação entre o resultado dos dados e o mundo real, veja estas tabelas!