Algumas vezes – na verdade, em muitas situações – seu personagem não enfrentará as dificuldades do cenário, mas sim as impostas por outros personagens, como seus inimigos, adversários e outros. Conflitos acontecem quando dois personagens tentam obter resultados antagônicos.
Nesse caso, cada personagem faz o seu teste normalmente; quem obtiver o maior resultado é o vencedor. Cada personagem pode Buscar Forças caso o resultado não seja de seu agrado. Se houver empate, interprete o resultado como um impasse ou, se isso não for possível, jogue novamente até que uma decisão seja obtida. A margem de sucesso indica o quão avassaladora foi a vitória.
Meggan tenta se esgueirar pelas sombras em uma ruela vigiada por um soldado. Sua Furtividade, com nível +2, se aplica exatamente a esse tipo de situação. Como é uma Tarefa que exige coordenação, seu Conceito de Elfa entra em efeito, e por ser uma ação furtiva, seu Conceito de Espiã também se aplica. Assim, ela joga 6 dados.
O guarda, por sua vez, tem Habilidade de Percepção +1, e também ganha +1 por seu Conceito. Ele joga 4 dados no total.
Meggan joga os dados e obtém 1, 4, 6, 6, 8 e 9. Os dados iguais a 6, 8 e 9 são eliminados, e o resultado é 5. Já o guarda obtém 1, 3, 5, 6 e 9; eliminando os dados iguais a 5, 6 e 9, contabilizando os dados e seu Conceito, o resultado final é 4. Meggan, portanto, venceu o Conflito e passou pelo guarda sem ser notada.
A margem de vitória, no entanto, foi de apenas 1 nível. O guarda é quase capaz de notar Meggan se esgueirando pelos cantos. Se o MJ quiser, pode adicionar alguma emoção ao resultado: por exemplo, Meggan demorou mais do que previa para vencer o obstáculo, e agora tem um pouco menos de tempo para continuar sua missão.
O que poderia acontecer caso o resultado dos dados indicasse um empate? A decisão é do MJ, mas uma interpretação razoável pode ser um impasse: Meggan não foi percebida, mas sabe que, se se mover, atrairá a atenção do guarda, o que sugere uma mudança nas estratégias. O MJ deve ser criativo!
A margem de sucesso é especialmente útil em situações de conflito, como combates. Nesses casos, esse valor é usado para determinar quanto Dano seu adversário recebe. Nghar troca golpes de seu machado contra um inimigo. Em seu ataque, ele obtém resultado igual a 5, enquanto seu inimigo obtém 3. O Dano causado por Nghar é igual a 2.