sistema:variacoes_de_tarefas
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~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
- | ====== Tarefas | + | ====== |
Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de [[sistema: | Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de [[sistema: | ||
- | ===== Preparação | + | ---- |
- | Em certas | + | |
+ | ===== Bônus para Outra Tarefa | ||
+ | Em algumas | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Um atirador | + | Alguns exemplos |
- | Se o MJ, no entanto, achar que a preparação não facilita | + | * Um atirador de elite passa algum tempo mirando em seu alvo. O MJ determina |
+ | * Um mago cria uma barreira protetora em torno de si, que evita que ele receba golpes muito fortes, o que afeta o ataque realizado contra ele. | ||
+ | * Um guerreiro bloqueia | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal: | ||
+ | |||
+ | * **Realize a Tarefa Auxiliar normalmente**, | ||
+ | * **Determine o Nível de Sucesso** da tarefa auxiliar. | ||
+ | * **Use o resultado como modificador** para a quantidade de Dados de Apoio para a Tarefa principal. Alternativamente, | ||
+ | |||
+ | Considere a tabela abaixo para determinar o modificador. Se o MJ quiser restringir ainda mais o efeito da jogada auxiliar, o modificador pode ser ainda mais restrito a valores de -1, 0 ou 1, como na terceira coluna da tabela: | ||
+ | |||
+ | ^ Resultado dos Dados ^ Modificador | ||
+ | | 1 ou menos | | ||
+ | | | ||
+ | | | ||
+ | | | ||
+ | | 5 ou mais | | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Cooperação ===== | ===== Cooperação ===== | ||
- | É natural que, em diversas situações, | + | É natural que, em diversas situações, |
+ | |||
+ | ==== Trabalho em Etapas ==== | ||
+ | Na primeira delas cada personagem realiza //uma parte// do trabalho de maneira independente um do outro: | ||
+ | |||
+ | * **O MJ cria um Contador de Etapas** que representem cada parte do trabalho. | ||
+ | * **Cada personagem realiza seu próprio teste**, com base na parte da tarefa que está assumindo, usando Conceitos | ||
+ | * A tarefa será considerada concluída somente **quando todos os testes | ||
+ | * Se algum teste falhar, a tarefa ainda pode ser concluída, mas **será necessário repetir ou refazer a etapa falha**, ou lidar com consequências narrativas (a critério do MJ). | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 28: | Linha 57: | ||
++++ | ++++ | ||
- | Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. Nesse caso, escolha um dos personagens | + | ==== Esforço Coletivo ==== |
+ | Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. | ||
+ | |||
+ | * Todos os personagens | ||
+ | * Some os [[:sistema: | ||
+ | * **Compare | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que a dificuldade, | + | Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que o tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida |
- | * Nghar é o líder, e contabiliza seus resultados normalmente. Ele joga 3 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue | + | * Nghar joga 2 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado de Base) e 2, então |
+ | * Kaylee é uma // | ||
+ | * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado de Base com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. | ||
+ | * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado de Base, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final. | ||
- | Todos os outros | + | O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens |
+ | ++++ | ||
- | * Kaylee joga seus dados e obtém 3, 4 e 5. Ela contribui com +1 ao resultado. | + | ==== Trabalho Coordenado ==== |
- | * Meggan obtém 4, 6 e 6, e ela não foi capaz de ajudar. O MJ poderia, se quisesse, aplicar | + | Quando há um personagem claramente no comando |
- | * Por fim, Lukah joga seus dados e obtém 3, 5 e 6, o que dá um bônus de +1 ao resultado final. | + | |
- | O resultado até o momento | + | * Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**. |
+ | * **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes. | ||
+ | * **O coordenador realiza | ||
+ | * **O Nível de Sucesso | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Dr. Helmann é um // | ||
+ | |||
+ | No teste, o Dado de Base resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse. | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Tarefa Conjunta ===== | ||
+ | Quando todos os personagens tentam realizar separadamente Tarefas idênticas, o MJ pode fazer uma única jogada representando o esforço de todos ao mesmo tempo. Isso é bastante útil para resolver ações de personagens coadjuvantes de modo ágil. | ||
+ | |||
+ | * **Escolha um personagem para representar a tarefa**, com base em Habilidades e Conceitos adequados. | ||
+ | * **Se um fracasso individual coloca todo o grupo em risco**, use o personagem com menos dados. | ||
+ | * **Se um sucesso individual for suficiente para beneficiar o grupo todo**, use o personagem com mais dados. | ||
+ | * **Faça um único teste**, usando os dados desse personagem. | ||
+ | * **O resultado se aplica a todos os personagens envolvidos**, | ||
+ | |||
+ | Como sempre, é possível gastar Energia para melhorar resultados. Qualquer um dos personagens envolvidos pode [[: | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, | ||
+ | |||
+ | Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, | ||
+ | |||
+ | Os jogadores lançam seu dado e obtém 1, que é o seu resultado final. Os vigias obtém 3, 4, e 4, resultando em 3. O alarme é dado, e o grupo está em maus lençóis. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Tarefas Prolongadas ===== | ===== Tarefas Prolongadas ===== | ||
Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: | Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: | ||
- | Há duas formas | + | Nesses casos, use um Contador |
+ | |||
+ | * **O MJ define um Contador** | ||
+ | * **O personagem realiza testes apropriados à ação**. | ||
+ | * A cada sucesso, **marque um espaço no Contador**. | ||
+ | * A tarefa é considerada concluída quando **todos os espaços forem preenchidos**. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 56: | Linha 129: | ||
- Determinar qual a peça com defeito; | - Determinar qual a peça com defeito; | ||
- Remover a peça e colocar uma nova. | - Remover a peça e colocar uma nova. | ||
+ | |||
+ | O MJ cria um Contador para representar cada uma das etapas dessa tarefa. | ||
++++ | ++++ | ||
- | No outro caso, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias etapas semelhantes. O personagem faz uma série | + | Em outros casos, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias |
+ | |||
+ | * **O MJ cria um Contador | ||
+ | * **O personagem realiza | ||
+ | * A cada teste, | ||
+ | * A tarefa é concluída quando o Contador estiver completo. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 7, o que não é possível em um teste apenas. O MJ decide que essa é uma Tarefa prolongada, e Lukah pode acumular os resultados de testes seguidos, envolvendo | + | Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8, muito difícil de conseguir com apenas |
- | - Na primeira jogada, Lukah obtém 3, 4 e 5. Ele elimina | + | - Na primeira jogada, Lukah obtém 3; o MJ marca 3 caixas de seu Contador. |
- | - A partir da segunda | + | - Na segunda |
- | - Na terceira jogada, | + | - Na terceira jogada, |
- | - A quarta jogada tem resultado | + | - A quarta jogada tem resultado |
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Em ambos os casos, o MJ deve analisar a situação no caso de falhas. Os resultados falhos podem interromper o progresso temporariamente, | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Seção do Mestre ===== | ===== Seção do Mestre ===== | ||
Linha 80: | Linha 164: | ||
++++ Combinando as Coisas | | ++++ Combinando as Coisas | | ||
- | Você pode combinar | + | Você pode combinar |
++++ | ++++ | ||
sistema/variacoes_de_tarefas.1687874104.txt.gz · Última modificação: 2023/06/27 13:55 por jnalon