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sistema:variacoes_de_tarefas

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 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
  
-====== Tarefas Prolongadas ======+====== Variações na Resolução de Tarefas ======
 Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de [[sistema:tarefas|Tarefas]]. Aqui há algumas sugestões de como lidar com essas //complicações//, mas, naturalmente, o MJ pode lidar com elas de maneira diferente. Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de [[sistema:tarefas|Tarefas]]. Aqui há algumas sugestões de como lidar com essas //complicações//, mas, naturalmente, o MJ pode lidar com elas de maneira diferente.
  
-===== Preparação ===== +---- 
-Em certas situações, os jogadores podem //preparar// uma ação com antecedência, de tal forma que ela possa ser executada com mais eficiência. Nesses casoso personagem faz uma [[basico:jogando_os_dados#Jogada Complementar]], considerando seus Conceitos e Habilidades relevantes, e o MJ aplica os bônus e penalidades que forem adequados. O resultado do teste determina o //bônus// ou //penalidade// à Tarefa que foi preparada.+ 
 +===== Bônus para Outra Tarefa ===== 
 +Em algumas situações, os jogadores podem se //preparar// para outras Tarefasproteger seus companheiros, encontrar algum jeito de transformá-las em coisas mais simplesou talvez utilizar algum [[:sistema:poderes|Poder]] para facilitar suas vidas. Em todos esses casos, os personagens estão executando uma Tarefa com a intenção de influenciar outra.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Um atirador de elite passa algum tempo mirando em seu alvo. O MJ determina que fazer a mira é uma Tarefa que auxilia o disparo, que é a Ação principal. As características do personagem permitem que ele jogue 4 dados. Seus resultados são1, 2, 5 e 6; os dados iguais a 5 e 6 são eliminados, e o resultado dos dados corresponde a um modificador de +2. Como essa é uma atitude que facilita o tiro, o MJ aplica o bônus de +2 à quantidade de dados jogada no momento do disparo.+Alguns exemplos de situações assim
  
-Se o MJ, no entanto, achar que a preparação não facilita tiromas sim o torna mais efetivopode aplicar bônus como um modificador ao //Dano// recebido pelo alvo.+  * Um atirador de elite passa algum tempo mirando em seu alvo. O MJ determina que fazer mira é uma Tarefa que auxilia disparoque é a Ação principal. 
 +  * Um mago cria uma barreira protetora em torno de sique evita que ele receba golpes muito fortes, o que afeta o ataque realizado contra ele. 
 +  * Um guerreiro bloqueia golpe desferido contra um de seus companheiros.
 ++++ ++++
 +
 +Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal:
 +
 +  * **Realize a Tarefa Auxiliar normalmente**, com uma dificuldade definida pelo MJ (geralmente 2).
 +  * **Determine o Nível de Sucesso** da tarefa auxiliar.
 +  * **Use o resultado como modificador** para a quantidade de Dados de Apoio para a Tarefa principal. Alternativamente, o MJ pode aplicar o modificador diretamente ao Nível de Sucesso da ação principal (por exemplo, para tarefas muito abstratas ou simbólicas).
 +
 +Considere a tabela abaixo para determinar o modificador. Se o MJ quiser restringir ainda mais o efeito da jogada auxiliar, o modificador pode ser ainda mais restrito a valores de -1, 0 ou 1, como na terceira coluna da tabela:
 +
 +^  Resultado dos Dados  ^  Modificador  ^  Modificador Restrito  ^
 +|       1 ou menos      |       -1      |            -1          |
 +|                            0      |                      |
 +|                           +1      |            +1          |
 +|                           +2      |            +1          |
 +|        5 ou mais      |       +3      |            +1          |
 +
 +----
  
 ===== Cooperação ===== ===== Cooperação =====
-É natural que, em diversas situações, algumas Tarefas pareçam complicadas demais e os personagens desejem cooperar entre si. Existem, basicamente, duas formas como isso pode acontecer: na primeira delas, em uma tarefa complicada, cada personagem realiza //uma parte// do trabalho, trabalhando de maneira independente um do outro, e seus testes são feitos separadamente. A Tarefa estará completada quando todos os personagens forem bem sucedidos em seus testes.+É natural que, em diversas situações, algumas Tarefas pareçam complicadas demais e os personagens desejem cooperar entre si. Existem várias formas como isso pode acontecer
 + 
 +==== Trabalho em Etapas ==== 
 +Na primeira delas cada personagem realiza //uma parte// do trabalho de maneira independente um do outro
 + 
 +  * **O MJ cria um Contador de Etapas** que representem cada parte do trabalho. 
 +  * **Cada personagem realiza seu próprio teste**, com base na parte da tarefa que está assumindousando Conceitos Habilidades relevantes. 
 +  * tarefa será considerada concluída somente **quando todos os testes forem bem-sucedidos.** 
 +  * Se algum teste falhar, a tarefa ainda pode ser concluída, mas **será necessário repetir ou refazer a etapa falha**, ou lidar com consequências narrativas (a critério do MJ).
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 ++++ ++++
  
-Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. Nesse caso, escolha um dos personagens como o líder (os jogadores provavelmente vão querer escolher o mais habilidoso entre eles), e todos os participantes fazem um teste da mesma Habilidade, se aplicável, considerando todos os Conceitos que fizerem sentido no momentoO líder faz seu teste como uma [[basico:jogando_os_dados#Jogada Básica]] normal; cada participante adicional faz uma [[basico:jogando_os_dados#Jogada Complementar]], provendo apenas um bônus ao líderSe resultado final for maior que a dificuldade da tarefa, então o grupo foi bem sucedido.+==== Esforço Coletivo ==== 
 +Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. 
 + 
 +  * Todos os personagens envolvidos fazem **um teste da mesma Habilidade**aplicando também os Conceitos relevantes. 
 +  * Some os [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Níveis de Sucesso]] obtidos por cada personagem (ignorando falhas completas). 
 +  * **Compare total com a dificuldade** da tarefa coletiva definida pelo MJ.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que a dificuldade, devida ao tamanho da pedraé -- então eles resolvem cooperar entre si. Nghar, o mais forte entre elespois recebe bônus em tarefas de força, é escolhido como líder, e fará teste básicoNenhuma Habilidade se aplica à situação:+Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situaçãomas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com seu esforçoportanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou sejaa dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso).
  
-  * Nghar é o líder, e contabiliza seus resultados normalmente. Ele joga dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 2, 3 e 6o ponto de partida é 4.+  * Nghar joga dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado de Base) 2então o ponto de partida é 4
 +  * Kaylee é uma //feiticeira//, que tem penalidades em ações de força. Então, ela joga apenas um dado, e consegue 2. Ela contribui com +2 ao resultado. 
 +  * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado de Base com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. 
 +  * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado de Base, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final.
  
-Todos os outros personagens, agorafazem suas jogadas de Cooperação:+O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar suas Forças]]mas o MJ preferiu determinar [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|sucesso parcial]]e que a rocha permite a passagem de apenas uma pessoa se esgueirando lentamente pelo espaço livre. Ele anota isso, pois pode ser importante se os personagens precisarem fazer uma saída às pressas. 
 +++++
  
-  * Kaylee joga seus dados e obtém 3, 4 e 5. Ela contribui com +1 ao resultado. +==== Trabalho Coordenado ==== 
-  * Meggan obtém 4, 6 e 6, e ela não foi capaz de ajudar. O MJ poderia, se quisesse, aplicar uma penalidade ao grupomas escolheu não fazer isso. +Quando há um personagem claramente no comando de uma tarefa e os demais apenas o auxiliama ação pode ser resolvida com um único testefeito pelo coordenadorcom a ajuda dos outros.
-  * Por fimLukah joga seus dados e obtém 35 e 6, o que dá um bônus de +1 ao resultado final.+
  
-resultado até momento é igual 6insuficiente para mover a pedraOs personagens podem tentar [[basico:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar suas Forças]]mas o MJ preferiu determinar [[basico:jogando_os_dados#verifique_o_resultado|Sucesso Parcial]], e que a rocha permite a passagem de apenas uma pessoa se esgueirando lentamente pelo espaço livreEle anota issopois pode ser importante se os personagens precisarem fazer uma saída às pressas.+  * Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**. 
 +  * **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes. 
 +  * **coordenador realiza teste**, usando seu Dado de Base e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes. 
 +  * **O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum**. 
 + 
 +++++ Exemplo | 
 +Dr. Helmann é um //Artífice// trabalhando em seu último mecanismo com o auxílio de seus dois assistentes. O Conceito de dr. Helmann dá ele um Dado de Apoioe ele tem Tecnologia em nível +3Cada um de seus ajudantes tem Tecnologia em nível +1portanto dr. Helmann recebe +2 Dados de Apoiojogando o Dado de Base 6 Dados de Apoio no total. 
 + 
 +No testeo Dado de Base resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse.
 ++++ ++++
 +
 +----
 +
 +===== Tarefa Conjunta =====
 +Quando todos os personagens tentam realizar separadamente Tarefas idênticas, o MJ pode fazer uma única jogada representando o esforço de todos ao mesmo tempo. Isso é bastante útil para resolver ações de personagens coadjuvantes de modo ágil.
 +
 +  * **Escolha um personagem para representar a tarefa**, com base em Habilidades e Conceitos adequados.
 +    * **Se um fracasso individual coloca todo o grupo em risco**, use o personagem com menos dados.
 +    * **Se um sucesso individual for suficiente para beneficiar o grupo todo**, use o personagem com mais dados.
 +  * **Faça um único teste**, usando os dados desse personagem.
 +  * **O resultado se aplica a todos os personagens envolvidos**, seja sucesso ou fracasso.
 +
 +Como sempre, é possível gastar Energia para melhorar resultados. Qualquer um dos personagens envolvidos pode [[:sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar as Forças]] e, a critério do MJ, diferentes personagens podem combinar Energias para jogar novamente todos os dados falhos.
 +
 +++++ Exemplo |
 +O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, e o MJ decide resolver isso como uma Tarefa Conjunta. Meggan é muito boa com Ações Furtivas, mas se qualquer outro dos personagens for notado, ela também vai ser descoberta. Dos personagens do grupo, Nghar e Kaylee jogam apenas o Dado de Base nesse tipo de Tarefa, então essa é a quantidade que os jogadores devem lançar.
 +
 +Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, e se um deles notar algo suspeito, dará o alarme aos outros. O Conceito de Guarda normalmente garante um dado adicional em situações desse tipo, e entre o pelotão há um especialmente perceptivo, que joga 3 dados.
 +
 +Os jogadores lançam seu dado e obtém 1, que é o seu resultado final. Os vigias obtém 3, 4, e 4, resultando em 3. O alarme é dado, e o grupo está em maus lençóis.
 +++++
 +
 +----
  
 ===== Tarefas Prolongadas ===== ===== Tarefas Prolongadas =====
 Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: não é algo que se faça imediatamente, cada passo exige planejamento e cuidado, e um pequeno erro pode causar um desastre. Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: não é algo que se faça imediatamente, cada passo exige planejamento e cuidado, e um pequeno erro pode causar um desastre.
  
-Há duas formas de lidar com a Tarefana primeira delas, a Tarefa é subdividida em várias //partes//, cada uma com sua própria dificuldade, que devem ser concluídas com sucesso para que a ação chegue ao final.+Nesses casos, use um Contador de Progresso: 
 + 
 +  * **O MJ define um Contador** com um número de espaços que representa complexidade ou duração da tarefa. 
 +  * **O personagem realiza testes apropriados à ação**. 
 +  * A cada sucesso, **marque um espaço no Contador**. 
 +  * A tarefa é considerada concluída quando **todos os espaços forem preenchidos**.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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   - Determinar qual a peça com defeito;   - Determinar qual a peça com defeito;
   - Remover a peça e colocar uma nova.   - Remover a peça e colocar uma nova.
 +
 +O MJ cria um Contador para representar cada uma das etapas dessa tarefa. 
 ++++ ++++
  
-No outro caso, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias etapas semelhantes. O personagem faz uma série de testes em sequência: o primeiro teste é realizado e seu resultado contabilizado normalmentemas os testes subsequentes são [[basico:jogando_os_dados#jogada_complementar|Jogadas Complementares]].+Em outros casos, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias //etapas semelhantes//. 
 + 
 +  * **MJ cria um Contador de Progresso**, com um número de espaços proporcional à extensão da tarefa. 
 +  * **O personagem realiza testes repetidos com a Habilidade apropriada.** 
 +  * A cada teste, **marque um número de espaços igual ao Nível de Sucesso.** 
 +  * A tarefa é concluída quando o Contador estiver completo.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 7o que não é possível em um teste apenas. O MJ decide que essa é uma Tarefa prolongada, e Lukah pode acumular os resultados de testes seguidos, envolvendo a Habilidade de Escalada, que Lukah não conhece e portanto não ganha dados adicionais para isso:+Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas +1, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 dado a cada tentativa -- então Lukah joga apenas o Dado de Base:
  
-  - Na primeira jogada, Lukah obtém 3, 4 e 5. Ele elimina 4 e o 5, e o valor inicial é 3. +  - Na primeira jogada, Lukah obtém 3MJ marca caixas de seu Contador
-  - A partir da segunda jogadatodos os testes são [[basico:jogando_os_dados#jogada_complementar|Complementares]]. Ele joga os dados, resultando em 2, 3 e 4, o que concede um bônus de +2O resultado acumulado é 5; +  - Na segunda etapaele joga o dado, resultando em 2; mais duas caixas são marcadas
-  - Na terceira jogada, os dados são 4, 6, 6. Lukah ficou parado por alguns minutos procurando pontos de apoio. +  - Na terceira jogada, o resultado é 5 o dado é eliminado; Lukah ficou parado por alguns minutos procurando pontos de apoio. 
-  - A quarta jogada tem resultado 26, ou seja, mais um bônus de +1. Ele alcançou uma altura equivalente a 6 níveis. Como há o risco da guarda da cidade chegar em poucos segundos, Lukah resolve [[basico:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar Suas Forças]], jogando os dado eliminados e obtendo 3 e 6, o que aumenta seu bonus em +1. Com isso, ele atinge o alto do muro.+  - A quarta jogada tem resultado 3. O MJ marca 8 caixas, e Lukah atinge o alto do muro.
 ++++ ++++
 +
 +Em ambos os casos, o MJ deve analisar a situação no caso de falhas. Os resultados falhos podem interromper o progresso temporariamente, zerar o contador ou gerar consequências narrativas.
 +
 +----
  
 ===== Seção do Mestre ===== ===== Seção do Mestre =====
Linha 80: Linha 164:
  
 ++++ Combinando as Coisas | ++++ Combinando as Coisas |
-Você pode combinar Preparação, Cooperação e Tarefas Prolongadas para simular Tarefas bastante complexas. Por exemplo, um ritual mágico se estende por um tempo bastante grande. O líder do ritual faz primeira jogada normalmente para iniciar o ritual, prosseguindo com  [[basico:jogando_os_dados#jogada_complementar|Jogadas Complementares]] para conduzi-lo, e seus auxiliares realizam Cooperação (acima) até concluirem a Tarefa. +Você pode combinar as diversas variações daqui para simular Tarefas bastante complexas. Por exemplo, um ritual mágico se estende por um tempo bastante grande. Por exemplo, um grande ritual mágico pode exigir a Cooperação entre diversos magos durante uma Tarefa Prolongada por um bom tempoUse sua criatividade!
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sistema/variacoes_de_tarefas.1687874104.txt.gz · Última modificação: 2023/06/27 13:55 por jnalon