Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


sistema:tarefas

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
sistema:tarefas [2024/06/25 19:29] – [Regras Opcionais] Pequena melhoria no texto. jnalonsistema:tarefas [2024/09/22 14:59] (atual) – Remoção de inconsistências. jnalon
Linha 15: Linha 15:
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. Ela ganha um dado adicional em seu teste. Ela joga 4 dados no total. Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. Ela ganha um dado adicional em seu teste. Ela joga 4 dados no total.
-++++ 
- 
----- 
- 
-===== Tipos de Tarefas ===== 
-Para facilitar a decisão sobre quais Conceitos e Habilidades seu personagem pode usar naquele momento, o Mestre do Jogo pode solicitar uma teste de um //tipo// específico. Quando o MJ pedir um teste, cabe a você interpretar como as características do seu personagem podem ser relevantes ou não: 
- 
-  * **Físico:** Tarefas relacionadas à construção física, força, estrutura muscular e resistência, bem como sua capacidade de se exercer fisicamente sem cansar, suportar golpes, resistir à fadiga, à ação de doenças, venenos, calor ou frio excessivos. 
-  * **Coordenação:** Tarefas que exijam a coordenação motora do personagem, sua agilidade e a capacidade de sincronizar seus movimentos, sua destreza manual, velocidade, reflexos, equilíbrio e a capacidade de reagir rapidamente. 
-  * **Mente:** Tarefas que necessitem de poder de raciocínio, a capacidade de aprendizagem, de resolver problemas, considerar as ramificações de uma alternativa e analisar informações, e também sua memória, sua capacidade de reter informações e se recordar delas no momento necessário. 
-  * **Percepção:** Tarefas que exijam a atenção do personagem às coisas ao seu redor e à capacidade de perceber as alterações no ambiente, ações de vigília, para buscar e encontrar coisas escondidas, rastrear pessoas ou animais, orientar-se em campo aberto ou fechado e situações semelhantes. 
-  * **Espírito:** Tarefas que reflitam a conexão do personagem com o que é intangível no ambiente à sua volta, sua intuição, força de vontade, bom-senso, e sanidade. 
-  * **Carisma:** Tarefas relacionadas ao impacto que o personagem causa nas pessoas e a marca que deixa no ambiente ao seu redor, influenciando como as pessoas o vêem, reagem à sua presença e as suas ações, se estão dispostas a segui-lo ou ouvir o que ele tem a dizer, se é atraente ou não, sua empatia, carisma e a sintonia com as pessoas à sua volta, compreendendo seus sentimentos, etc. 
- 
-++++ Exemplo | 
-Meggan tenta se esgueirar pelas sombras dos becos da cidade, passando desapercebida pelos guardas que a procuram. O MJ solicita um //Teste de Coordenação//; Daniele (a jogadora) argumenta que seu Conceito de Elfa e Espiã entram em ação nesse tipo de situação, bem como sua Habilidade de Esgueirar. O MJ concorda e permite que ela jogue os dados adicionais. 
-++++ 
- 
-Note que os Tipos de Tarefas são um recurso para tornar mais eficiente a comunicação entre o MJ e o jogador -- eles não afetam a forma como os testes são feitos. Exatamente pelo mesmo motivo, o MJ pode solicitar testes de tipos que não estão listados aqui, mas que fazem sentido no momento, como uma Habilidade específica. 
- 
-++++ Exemplo | 
-Kaylee deseja fritar seus inimigos com uma Bola de Fogo. O MJ solicita um //teste de Magia//. Cabe à jogadora (Beatriz) indicar quais são os Conceitos e Habilidades que ela acredita serem relevantes aqui. 
 ++++ ++++
  
Linha 94: Linha 72:
 ++++ ++++
  
-Quando há uma dificulade, o Nível de Sucesso é a //diferença// entre o resultado dos dados e a dificuldade. Um resultado igual a 0 significa que você fez o mínimo necessário -- chegou lá, mas não foi o melhor resultado possível. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:+Quando há uma dificuldade, o Nível de Sucesso é a //diferença// entre o resultado dos dados e a dificuldade. Um resultado igual a 0 significa que você fez o mínimo necessário -- chegou lá, mas não foi o melhor resultado possível. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso:
  
 ^ Margem de Sucesso ^ Resultado                              ^ ^ Margem de Sucesso ^ Resultado                              ^
Linha 113: Linha 91:
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Nghar tenta mover uma árvore que bloqueia o caminho de uma caravana. Ele faz um Teste Físico, o que leva em consideração sua força física, e obtém resultado igual a 4, o que significa que ele consegue mover a árvore desde que seu peso seja menor ou igual a 4. Consulte os [[sistema:efeitos|Efeitos]] para ter uma ideia do que isso significa.+Nghar tenta mover uma árvore que bloqueia o caminho de uma caravana. Ele faz um Teste de sua Força, e obtém resultado igual a 4, o que significa que ele consegue mover a árvore desde que seu peso seja menor ou igual a 4. Consulte os [[sistema:efeitos|Efeitos]] para ter uma ideia do que isso significa.
 ++++ ++++
  
Linha 146: Linha 124:
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. O MJ estipula que esse é um Teste Físico, e decide que não há nenhuma Habilidade que corresponda à ação. Mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 3 dados e obtém 3, 3 e 6. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 4: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não.+O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. Nghar não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 3 dados e obtém 3, 3 e 6. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 4: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não.
 ++++ ++++
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan tenta encontrar o rastro de um inimigo que se escondeu em uma mata próxima. Esse é um Teste de Percepção. Ela não possui nenhuma Habilidade que possa lhe dar dados adicionaismas seu Conceito de Elfa lhe dá um bônus de +1 dado. Ela joga os dados mas, infelizmente, seus resultados são 5, 7 e 8, todos cortados. Portanto, ela falha em encontrar pistas do paradeiro do inimigo (mas ela poderia [[sistema:jogando_os_dados#Buscando Forças|Buscar Suas Forças]] e jogar os dados novamente para obter algum resultado).+Meggan tenta encontrar o rastro de um inimigo que se escondeu em uma mata próxima. Esse é um Teste de PercepçãoHabilidade na qual ela tem nível +1seu Conceito de Elfa lhe dá um bônus de +1 dado. Ela joga os dados mas, infelizmente, seus resultados são 5, 5, 7 e 8, todos cortados. Portanto, ela falha em encontrar pistas do paradeiro do inimigo (mas ela poderia [[sistema:jogando_os_dados#Buscando Forças|Buscar Suas Forças]] e jogar os dados novamente para obter algum resultado).
 ++++ ++++
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico Teste de Percepção. Como ela está um pouco Cansada (sua Energia está muito baixa), ela recebe uma penalidade de -1 dado. Ela joga seu único dado e obtém 2. O MJ não diz qual é a dificuldade do teste — afinal, o fato de ela não perceber alguma coisa não quer dizer que não exista alguma coisa lá. Se algo ou alguém está nos arredores do acampamento, Kaylee é incapaz de perceber.+Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico teste de Percepção. Como ela está um pouco Cansada (sua Energia está muito baixa), ela recebe uma penalidade de -1 dado. Ela joga seu único dado e obtém 2. O MJ não diz qual é a dificuldade do teste — afinal, o fato de ela não perceber alguma coisa não quer dizer que não exista alguma coisa lá. Se algo ou alguém está nos arredores do acampamento, Kaylee é incapaz de perceber.
 ++++ ++++
  
Linha 168: Linha 146:
 Você pode evitar algumas jogadas de dados se a situação assim permitir. Se o personagem tiver tempo para realizar sua Tarefa, não estiver sob pressão e tem os equipamentos corretos -- ou seja, em uma situação ideal -- não é necessário que ele faça um teste. O teste não falha, e o Nível de Sucesso é a quantidade de dados que seria jogada. Use isso apenas se for necessário determinar algum tipo de resultado quantitativo. Você pode evitar algumas jogadas de dados se a situação assim permitir. Se o personagem tiver tempo para realizar sua Tarefa, não estiver sob pressão e tem os equipamentos corretos -- ou seja, em uma situação ideal -- não é necessário que ele faça um teste. O teste não falha, e o Nível de Sucesso é a quantidade de dados que seria jogada. Use isso apenas se for necessário determinar algum tipo de resultado quantitativo.
  
-> **Exemplo:** Meggan deseja abrir um cofre que contém segredos militares do exército inimigo. Em uma situação normal, ela precisaria fazer um teste, jogando 5 dados: os dois dados iniciais, mais os bônus devidos aos seus Conceitos de Elfa e Espiã, e sua Habilidade de Invadir, que é +1. Desta vez, no entanto, ela está sozinha no aposento, a guarda está longe e distraída, e ela tem os equipamentos corretos. O MJ então, apenas indica que ela foi bem-sucedida com nível 5, o que é suficiente para abrir esse cofre específico.+> **Exemplo:** Meggan deseja abrir um cofre que contém segredos militares do exército inimigo. Em uma situação normal, ela precisaria fazer um teste, jogando 5 dados: os dois dados iniciais, mais os bônus devidos aos seus Conceitos de Elfa e Espiã, e sua Habilidade com Mecanismos, que é +1. Desta vez, no entanto, ela está sozinha no aposento, a guarda está longe e distraída, e ela tem os equipamentos corretos. O MJ então, apenas indica que ela foi bem-sucedida com nível 5, o que é suficiente para abrir esse cofre específico.
 ++++ ++++
  
sistema/tarefas.1719343790.txt.gz · Última modificação: 2024/06/25 19:29 por jnalon