sistema:evolucao
Diferenças
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sistema:evolucao [2023/08/17 18:27] – Reformulação da mecânica de Evolução. jnalon | sistema:evolucao [2024/10/27 14:46] (atual) – Melhoria nas explicações. jnalon | ||
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Evolução ====== | ====== Evolução ====== | ||
Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | ||
- | ===== Anotações ===== | + | Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo que pode ser treinado ou aprimorado de alguma maneira, e elas progridem |
- | No Scop, um personagem evolui | + | |
- | + | ||
- | As Anotações precisam representar algo que seu personagem // | + | |
* **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: | * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica: | ||
- | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: | + | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: |
- | * **Quando você treina a característica: | + | * **Quando você treina a característica: |
+ | * **Quando houver um momento empolgante: | ||
+ | |||
+ | Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Cavalgar//, e faz uma marca ao seu lado. Lembre-se que o nível de uma Habilidade simples é 0, mas uma Habilidade difícil é -2. | + | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Lidar com Animais//, e faz uma marca ao seu lado. |
- | Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em Cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a anotação | + | Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a marcação |
++++ | ++++ | ||
- | ---- | + | Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades que você marcou, e realize um //Teste de Aprendizado// |
- | ===== Evoluindo Características ===== | + | * Se você **falhar**, a Habilidade progride |
- | Você pode evoluir //apenas uma// característica ao final de cada sessão de jogo. Para isso, você deve //falhar// em um teste que a envolva, levando em consideração todos os bônus | + | * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica anotada. |
- | * **Uma Habilidade:** a dificuldade é o número | + | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade |
- | * **Um Conceito:** a dificuldade é o número de Anotações menos 3. | + | |
- | * **Um Poder:** a dificuldade é o número | + | |
- | * **Uma Habilidade Especial:** a dificuldade é o número de anotações menos 3. | + | |
- | * **Vitalidade e Energia**: são normalmente características fixas. Se o MJ desejar permitir sua evolução, trate cada uma delas como um Conceito. | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee | + | Kaylee |
+ | |||
+ | No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado | ||
+ | |||
+ | Note que Kaylee //pode// evoluir nessa Habilidade, porque tem outras 4 Habilidades em nível +1 e apenas uma em nível +2. Se subir de nível fizesse com que ela tivesse mais Habilidades | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Modificadores ==== | ||
+ | Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações que permitem que o aprendizado seja um pouco mais fácil. Por exemplo, se seu personagem procurar um professor, ou se ele tiver acesso a uma grande quantidade de informações, | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee | + | No exemplo anterior, se Kaylee |
++++ | ++++ | ||
- | Existem certas características | + | ==== Aprendendo Novas Habilidades ==== |
+ | Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se | ||
- | Você não pode evoluir | + | No entanto, //Habilidades |
+ | |||
+ | Para treinar uma Habilidade, indique | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja | + | Kaylee deseja |
++++ | ++++ | ||
- | ==== Bonus e Penalidades | + | ---- |
- | Ao realizar seu teste de aprendizagem, todas as características | + | |
+ | ===== Evoluindo Outras Características ===== | ||
+ | De maneira geral, Conceitos e outras | ||
+ | |||
+ | Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: | ||
+ | |||
+ | * **Apenas uma característica pode ser marcada** quando as condições forem satisfeitas. Se tanto um Conceito quanto uma Habilidade estiverem envolvidos na situação que gerou a experiência, | ||
+ | * Você precisa realizar **quatro marcas** para evoluir um Conceito, um Recurso, o nível | ||
+ | * Você **não pode** interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas **deve** ser na mesma característica, caso contrário, você precisa começar do zero novamente. Se você não conseguir satisfazer as condições para realizar uma marca no Conceito que está evoluindo, você //pode// realizar treinamento, | ||
- | No entanto, qualquer coisa que //auxilie// o aprendizado -- como, por exemplo, um professor ou um Conceito específico -- deve // | + | O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee deseja | + | Kaylee |
+ | |||
+ | Em uma determinada cena, as negociações com um mercador estão indo de mal a pior, e Kaylee sente o fogo subir à cabeça. Ela precisa gastar um ponto de Energia para conter sua explosão | ||
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Regras Opcionais ===== | ===== Regras Opcionais ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ O Diário | | ||
+ | As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //" | ||
+ | ++++ | ||
++++ Evolução pela História | | ++++ Evolução pela História | | ||
Linha 68: | Linha 95: | ||
> **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | ||
+ | ++++ | ||
- | > **Exemplo**\\ | + | ---- |
+ | |||
+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ Evolução Lenta | | ||
+ | O método | ||
+ | |||
+ | Mas, se você considera que as coisas estão andando muito rapidamente, você pode colocar algumas restrições adicionais: | ||
+ | |||
+ | * A quantidade de Habilidades em um nível precisa ser //menor// (em vez de //menor ou igual//) ao número de Habilidades do nível mais baixo. | ||
+ | * Enquanto o personagem acumula experiência | ||
+ | |||
+ | Isso vai reduzir um pouco a velocidade do progresso dos jogadores. Apenas tome cuidado para que não se torne lenta e frustrante demais. | ||
++++ | ++++ | ||
+ |
sistema/evolucao.1692296878.txt.gz · Última modificação: 2023/08/17 18:27 por jnalon