sistema:evolucao
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Evolução ====== | ====== Evolução ====== | ||
Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | ||
- | ===== Anotações ===== | + | Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo |
- | No Scop, um personagem evolui conforme as situações | + | |
- | Uma Anotação relaciona | + | * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa |
+ | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: | ||
+ | * **Quando você treina a característica: | ||
+ | * **Quando houver um momento empolgante: | ||
+ | |||
+ | Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Cavalgar -- Fugindo | + | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Lidar com Animais//, e faz uma marca ao seu lado. |
+ | |||
+ | Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a marcação independente do resultado do teste ser favorável ou não. | ||
++++ | ++++ | ||
- | As Anotações precisam representar algo que seu personagem | + | Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades |
- | * **Quando | + | * **Se você falhar**, a Habilidade progride |
- | * **Quando você tenta fazer uso da uma característica e falha catastroficamente: | + | * **Se você obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica |
- | * **Quando | + | |
- | ===== Evoluindo Características ===== | + | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades |
- | Você evolui | + | |
- | * **Um Conceito:** a cada cinco anotações. Isso inclui adquirir um novo Conceito, cancelar um Conceito ou aplicar um quantificador a um Conceito. | + | ++++ Exemplo | |
- | * **Uma Habilidade:** um nível a cada duas anotações. Há algumas restrições adicionais, veja abaixo. | + | Kaylee deseja melhorar sua Habilidade |
- | * **Um Recurso:** um nível | + | |
- | * **Um Poder:** um nível a cada cinco anotações. | + | |
- | * **Uma Habilidade | + | |
- | Habilidades difíceis, como Pilotar Aviões e Habilidades | + | No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando o Dado de Base e mais um Dado de Apoio, e obtendo 5 e 5. Todos os dados são eliminados, e portanto ela pode subir a sua Habilidade de nível |
- | Você não pode evoluir Habilidades | + | Note que Kaylee //pode// evoluir |
+ | ++++ | ||
- | Existem certas características | + | ==== Modificadores ==== |
+ | Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações | ||
- | Por fim, [[sistema: | + | ++++ Exemplo | |
+ | No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la ou um local onde pudesse treinar, ela // | ||
+ | ==== Aprendendo Novas Habilidades ==== | ||
+ | Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. No entanto, // | ||
+ | Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, | ||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Kaylee deseja aprender o desejado feitiço Bola de Fogo. É uma Habilidade difícil que ela não conhece, portanto, ela precisa treinar. Ela combina com o Mestre do Jogo que treinará toda noite por uma hora antes do descanso habitual, e realiza o treinamento por alguns dias. No final da sessão, o MJ permite que Bia (a jogadora) faça o Teste de Aprendizado. | ||
+ | Como a Magia é uma Habilidade Difícil, Kaylee joga o Dado de Base, obtendo 4, e dois Dados de Penalidade, obtendo 3 e 5. O Dado de Base é eliminado, o que dá um valor de base igual a 0. O Dado de Penalidade igual a 5 é eliminado, sobrando apenas o dado igual a 3, que provê uma penalidade de -1. Portanto, o resultado final do Teste de Aprendizado é -1 -- uma falha-- e agora Kaylee conhece o feitiço Bola de Fogo em nível -1. É um começo. | ||
+ | ++++ | ||
- | ++++ Exemplo | | + | ---- |
- | Kaylee finalmente já conhece o suficiente sobre Magia para aprender a famigerada //Bola de Fogo//, um feitiço bastante poderoso. Em uma situação de combate, ela resolve parar em frente aos seus inimigos e incinerá-los. Ela joga apenas um dado, e o resultado é 4. A magia falhou, e ela recebeu alguns golpes e precisou ser resgatada pelos seus companheiros. Ela pode fazer uma anotação no final da sessão, e evoluir a Habilidade. | + | |
- | Ela está tendo problemas também com seu Pavio Curto, que está gerando conflitos desnecessariamente. Ela resolve //treinar// sua mente para lidar com essas situações | + | ===== Evoluindo Outras Características ===== |
+ | De maneira geral, Conceitos | ||
+ | |||
+ | Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: | ||
+ | |||
+ | * **Apenas uma característica pode ser marcada** quando | ||
+ | * Você precisa | ||
+ | * Você **não pode** interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas **deve** ser na mesma característica, | ||
+ | |||
+ | O Teste de Aprendizado para os Conceitos e outras características //não// envolve Habilidades. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Kaylee está tendo alguns problemas com o seu Pavio Curto, e deseja controlar seu temperamento. //Usar// seu Pavio Curto de maneira espetacular pode não ser o mais recomendado para a saúde de seu grupo, então ela decide treinar o Conceito //contendo os seus ânimos// até conseguir quatro marcas no Conceito. Note que, enquanto | ||
- | Por fim, depois | + | Em uma determinada cena, as negociações com um mercador estão indo de mal a pior, e Kaylee |
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Regras Opcionais ===== | ===== Regras Opcionais ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ O Diário | | ||
+ | As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //" | ||
+ | ++++ | ||
++++ Evolução pela História | | ++++ Evolução pela História | | ||
Linha 61: | Linha 94: | ||
> **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | ||
+ | ++++ | ||
- | > **Exemplo**\\ | + | ---- |
+ | |||
+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ Evolução Lenta | | ||
+ | O método | ||
+ | |||
+ | Mas, se você considera que as coisas estão andando muito rapidamente, você pode colocar algumas restrições adicionais: | ||
+ | |||
+ | * A quantidade de Habilidades em um nível precisa ser //menor// (em vez de //menor ou igual//) ao número de Habilidades do nível mais baixo. | ||
+ | * Enquanto o personagem acumula experiência | ||
+ | |||
+ | Isso vai reduzir um pouco a velocidade do progresso dos jogadores. Apenas tome cuidado para que não se torne lenta e frustrante demais. | ||
++++ | ++++ | ||
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sistema/evolucao.1685044902.txt.gz · Última modificação: 2023/05/25 20:01 por admin