sistema:evolucao
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- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Evolução ====== | ====== Evolução ====== | ||
Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | Mesmo que seu personagem já tenha habilidades impressionantes, | ||
- | ===== Anotações ===== | + | Normalmente, apenas Habilidades podem evoluir, porque elas representam aquilo |
- | No Scop, um personagem evolui conforme as situações | + | |
- | Uma Anotação relaciona | + | * **Quando você faz um uso uso inusitado e criativo de uma característica:** o que é isso significa depende bastante do seu nível atual. Sua primeira tentativa |
+ | * **Quando você tenta e falha catastroficamente: | ||
+ | * **Quando você treina a característica: | ||
+ | * **Quando houver um momento empolgante: | ||
+ | |||
+ | Não há limites: você pode fazer quantas marcações conseguir em quantas Habilidades conseguir, desde que satisfaça os requisitos acima. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Cavalgar -- Fugindo | + | Durante sua última aventura, Kaylee tentou cavalgar pela primeira vez, ao fugir da guarda da cidade. Ela não foi muito efetiva, mas foi o suficiente para lhe dar alguma experiência. Ela anota em sua Ficha: //Lidar com Animais//, e faz uma marca ao seu lado. |
+ | |||
+ | Depois de algum tempo, Kaylee se torna proficiente em cavalgadas, mas deseja aprender um pouco mais. Em uma fuga da guarda da cidade, ela resolve subir com sua montaria em um pequeno muro para que dispense coices em seus perseguidores -- enquanto ela lança algumas magias. É uma ação bastante inusitada, e o MJ resolve permitir a marcação independente do resultado do teste ser favorável ou não. | ||
++++ | ++++ | ||
- | As Anotações precisam representar algo que seu personagem | + | Ao final da sessão, da aventura, ou quando completarem algum objetivo importante da campanha (a critério do MJ), escolha uma das Habilidades |
- | * **Quando | + | * Se você **falhar**, a Habilidade progride |
- | | + | * Se você **obtiver sucesso**, ela não evolui, mas você pode tentar com alguma outra característica |
- | * **Quando você treina a característica: | + | |
- | ===== Evoluindo Características ===== | + | Além disso, há uma restrição adicional: a quantidade de Habilidades em um nível //não pode// ser maior que o nível anterior. Por exemplo, para ter duas Habilidades |
- | Você evolui | + | |
- | * **Um Conceito:** a cada cinco anotações. Isso inclui adquirir um novo Conceito, cancelar um Conceito ou aplicar um quantificador a um Conceito. | + | ++++ Exemplo | |
- | * **Uma Habilidade:** um nível a cada duas anotações. Há algumas restrições adicionais, veja abaixo. | + | Kaylee deseja melhorar sua Habilidade |
- | * **Um Recurso:** um nível | + | |
- | * **Um Poder:** um nível a cada cinco anotações. | + | |
- | * **Uma Habilidade | + | |
- | Habilidades difíceis, como Pilotar Aviões e Habilidades | + | No fim da sessão, ela faz o Teste de Aprendizado para essa Habilidade, jogando 3 dados (os dois dados normais, |
- | Você não pode evoluir Habilidades | + | Note que Kaylee //pode// evoluir |
+ | ++++ | ||
- | Existem certas características | + | ==== Modificadores ==== |
- | + | Podem existir Conceitos, Trunfos ou outras situações | |
- | Por fim, [[sistema: | + | |
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | No exemplo anterior, se Kaylee pudesse encontrar um professor para ajudá-la, ela // | ||
+ | ++++ | ||
+ | ==== Aprendendo Novas Habilidades ==== | ||
+ | Não há diferença na forma como uma nova Habilidade é aprendida e como evolui: lembre-se que, quando nada está definido, a Habilidade tem nível 0. Leve isso em consideração e faça os Testes de Aprendizado normalmente. Em caso de sucesso, a Habilidade é aprendida em nível +1. | ||
+ | No entanto, // | ||
+ | Para treinar uma Habilidade, indique no começo da sessão que seu personagem deseja treiná-la, e descreva para o Mestre do Jogo //como// isso será feito. Se o seu personagem conseguir cumprir o treinamento, | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee | + | Kaylee |
+ | ++++ | ||
- | Ela está tendo problemas também com seu Pavio Curto, que está gerando conflitos desnecessariamente. Ela resolve | + | ---- |
+ | |||
+ | ===== Evoluindo Outras Características ===== | ||
+ | De maneira geral, Conceitos e outras características não evoluem: não é possível mudar o fato que seu personagem | ||
+ | |||
+ | Essas características evoluem da mesma forma que as Habilidades: | ||
+ | |||
+ | * **Apenas uma característica pode ser marcada** quando as condições forem satisfeitas. Se tanto um Conceito quanto uma Habilidade estiverem envolvidos na situação | ||
+ | * Você precisa realizar **quatro marcas** para evoluir um Conceito, um Recurso, o nível de um Poder ou outra característica que não seja uma Habilidade. | ||
+ | * Você **não pode** interromper o treinamento! Pelo menos uma de suas próximas marcas **deve** ser na mesma característica, | ||
+ | |||
+ | O Teste de Aprendizado | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Kaylee está tendo alguns problemas com o seu Pavio Curto, e deseja controlar seu temperamento. //Usar// seu Pavio Curto de maneira espetacular pode não ser o mais recomendado para a saúde de seu grupo, então ela decide treinar o Conceito //contendo os seus ânimos// até conseguir quatro marcas no Conceito. Note que, enquanto | ||
- | Por fim, depois | + | Em uma determinada cena, as negociações com um mercador estão indo de mal a pior, e Kaylee |
++++ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
===== Regras Opcionais ===== | ===== Regras Opcionais ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ O Diário | | ||
+ | As anotações são pequenas marcas de experiência que você faz ao lado de cada característica que deseja evoluir. Mas, se você quiser manter um histórico para o seu personagem, utilize o verso da ficha ou um caderno para descrever //como// o personagem obteve cada anotação. Não precisa ser algo extenso, se você não quiser: apenas escreva algo como //" | ||
+ | ++++ | ||
++++ Evolução pela História | | ++++ Evolução pela História | | ||
Linha 61: | Linha 95: | ||
> **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | > **Exemplo**\\ Se o personagem pertence a uma ordem militar, a patente para a qual ele evolui depende da sua atual. Ele só pode ser promovido para // | ||
+ | ++++ | ||
- | > **Exemplo**\\ | + | ---- |
+ | |||
+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ Evolução Lenta | | ||
+ | O método | ||
+ | |||
+ | Mas, se você considera que as coisas estão andando muito rapidamente, você pode colocar algumas restrições adicionais: | ||
+ | |||
+ | * A quantidade de Habilidades em um nível precisa ser //menor// (em vez de //menor ou igual//) ao número de Habilidades do nível mais baixo. | ||
+ | * Enquanto o personagem acumula experiência | ||
+ | |||
+ | Isso vai reduzir um pouco a velocidade do progresso dos jogadores. Apenas tome cuidado para que não se torne lenta e frustrante demais. | ||
++++ | ++++ | ||
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sistema/evolucao.1685044902.txt.gz · Última modificação: 2023/05/25 20:01 por admin