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poderes:o_que_sao_poderes

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poderes:o_que_sao_poderes [2024/05/30 21:46] – Adição da imagem do cabeçalho. jnalonpoderes:o_que_sao_poderes [2025/02/13 13:51] (atual) – [Escolhendo Poderes] Explicação sobre Habilidades Difíceis. jnalon
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 Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida.  Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida. 
  
-O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história.+O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. Para todos os efeitos, Habilidades relacionadas a um Poder são sempre [[:sistema:habilidades#habilidades_dificeis|Habilidades Difíceis]]. Isso significa que uma Habilidade de um Poder //não pode// ser usada sem treinamento prévio, e sua [[:sistema:evolucao|Evolução]] ocorre a partir do nível -2.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada. A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada.
  
----- +Habilidades relacionadas um Poder são sempre consideradas //difíceis//. Isso significa que seu nível inicialpara efeitos da Evolução do personagemé sempre igual a -2, elas não podem ser usada sem serem aprendidas antesO nível de um Poder é considerado um Conceito, e portantosujeito todas as regras que regem essa característicaNo entantoPoderes //podem// evoluirPara maiores detalhesveja a [[sistema:evolucao|Evolução do Personagem]].
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-===== Evoluindo Poderes ===== +
-Há, basicamente, duas coisas que podem evoluir quando se trata de Poderes: primeira delas são as //Habilidades// relacionadas ao PoderPara o caso delassiga as diretrizes em [[sistema:habilidades#Evoluindo Habilidades]]mas lembre-se que Habilidades de um Poder são difíceis //não podem// ser usadas sem treinamento prévio -- portanto, ao tentar usá-la pela primeira vez, o jogador lança apenas 1 dado, independente de Conceitos e outros bônus quaisquer. +
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-++++ Exemplo | +
-Kaylee passa algumas semanas treinando com um professor para aprender a tão desejada Magia Bola de Fogo. Ela tem Nível 3 em Magia, além de ser uma feiticeira especializada em fogo e ser boa com os estudos. Isso proveria a ela um excelente bônus na hora de fazer seu teste, mas como essa é uma Habilidade de um Poderela não pode contar com eles. Ela joga apenas um dado obtém 5 -- felizmenteuma falha, o que permite aprender o Efeito. +
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-A outra é o Poder em sise ele aparecer em níveisAo satisfazer as condições adequadaso personagem pode fazer uma [[sistema:evolucao#anotações|marca de experiência]]. Ao completar quatro marcas a respeito de um Poder, você pode evolui-lo em um nível ao final da sessão. Uma mesma situação //pode// ser usada para anotar a respeito de um Poder e uma Habilidade relacionada. +
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-O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender um Poder novo ou uma Habilidade Especial diferente. Note que Poderes sem níveis ou Habilidades Especiais já existentes não evoluem, mas o MJ pode usar as mesmas diretrizes caso deseje permitir alguma mudança nelas.+
  
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poderes/o_que_sao_poderes.1717105578.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 21:46 por jnalon