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poderes:o_que_sao_poderes

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 Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas //habilita// o personagem a realizar alguma Tarefa normalmente impossível, ou descreve alguma característica normalmente não encontrada em seres humanos. Pode ser também uma //resistência// a algum tipo particular de efeito. Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas //habilita// o personagem a realizar alguma Tarefa normalmente impossível, ou descreve alguma característica normalmente não encontrada em seres humanos. Pode ser também uma //resistência// a algum tipo particular de efeito.
  
-Algumas vezes, apenas //conhecer um Poder// não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para //controlá-lo//, seu personagem precisa adquirir certas Habilidades relacionadas, que indicam //que tipo// de efeitos é possível obter. Diferente das Habilidades normais, seu personagem não pode adquiri-las sem ter o Poder correspondente. Elas podem ser aprendidas posteriormente através da [[#Evoluindo Poderes|Evolução de Poderes]] do personagem mas, como são de natureza estranha para o ser humano, são Habilidades difíceis, e seu nível inicial é sempre -2.+==== Habilidades de Poderes ==== 
 +Algumas vezes, apenas //conhecer um Poder// não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para //controlá-lo//, seu personagem precisa adquirir certas Habilidades relacionadas, que indicam //que tipo// de efeitos é possível obter. Diferente das Habilidades normais, seu personagem não pode adquiri-las sem ter o Poder correspondente. Elas podem ser aprendidas posteriormente através da [[#Evoluindo Poderes|Evolução de Poderes]] do personagem mas, como são de natureza estranha para o ser humano, são [[:sistema:habilidades#habilidades_dificeis|Habilidades difíceis]], e seu nível inicial é sempre -2.
  
 +==== Níveis de Poder ====
 Certos tipos de Poderes podem aparecer em diferentes //níveis//, representando a familiaridade de seu personagem com os efeitos que é possível criar, e indica quais Habilidades você pode aprender e é capaz de utilizar -- imagine-o como um //pré-requisito//. O nível pode aparecer como um valor numérico ou uma descrição apropriada do nível de experiência do seu personagem. Certos tipos de Poderes podem aparecer em diferentes //níveis//, representando a familiaridade de seu personagem com os efeitos que é possível criar, e indica quais Habilidades você pode aprender e é capaz de utilizar -- imagine-o como um //pré-requisito//. O nível pode aparecer como um valor numérico ou uma descrição apropriada do nível de experiência do seu personagem.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval. Um personagem com //Poder da Magia// é capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso.+Cenários de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval, descrevem a Magia como o Poder capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. 
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 +Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso.
  
 Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada //Feitiço// que um mago deseja invocar é uma Habilidade diferente. Dependendo do sistema de Magia (existem vários), a Habilidade //Bola de Fogo// permite realizar o feitiço acima, enquanto que, para tratar dos ferimentos de seus companheiros, uma Habilidade de //Cura// é necessária. Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada //Feitiço// que um mago deseja invocar é uma Habilidade diferente. Dependendo do sistema de Magia (existem vários), a Habilidade //Bola de Fogo// permite realizar o feitiço acima, enquanto que, para tratar dos ferimentos de seus companheiros, uma Habilidade de //Cura// é necessária.
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 Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, seu personagem não pode ser criado com mais que um Poder ou em nível maior que 1, mas isso depende das características do cenário. Se o MJ permitir, você pode adquirir algum Conceito com conotações negativas para ganhar mais um nível, ou um nível em um Poder diferente. Opcionalmente, ao invés de adquirir um Conceito negativo, você pode adquirir seu Poder com uma //restrição// para cada nível adicional. Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, seu personagem não pode ser criado com mais que um Poder ou em nível maior que 1, mas isso depende das características do cenário. Se o MJ permitir, você pode adquirir algum Conceito com conotações negativas para ganhar mais um nível, ou um nível em um Poder diferente. Opcionalmente, ao invés de adquirir um Conceito negativo, você pode adquirir seu Poder com uma //restrição// para cada nível adicional.
  
-Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida. +Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voo//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida. 
  
-O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história.+O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. 
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada. A diferença mais significativa, no entanto, é que o uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada.
  
----- +Habilidades relacionadas a um Poder são sempre consideradas [[:sistema:habilidades#habilidades_dificeis|difíceis]]. Isso significa que seu nível inicialpara efeitos da [[:sistema:evolucao|Evolução]] do personagem, é sempre igual a -2, elas não podem ser usada sem serem aprendidas antesO nível de um Poder é considerado um Conceito, e portantosujeito a todas as regras que regem essa característicaNo entantocom dedicação, o personagem //pode// fazer o nível de seu Poder evoluir.
- +
-===== Evoluindo Poderes ===== +
-Há, basicamente, duas coisas que podem evoluir quando se trata de Poderes: a primeira delas são as //Habilidades// relacionadas ao Poder. Para o caso delas, siga as diretrizes em [[sistema:habilidades#Evoluindo Habilidades]], mas lembre-se que Habilidades de um Poder são difíceis //não podem// ser usadas sem treinamento prévio -- portanto, ao tentar usá-la pela primeira vez, o jogador lança apenas 1 dado, independente de Conceitos e outros bônus quaisquer. +
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-++++ Exemplo | +
-Kaylee passa algumas semanas treinando com um professor para aprender a tão desejada Magia Bola de Fogo. Ela tem Nível 3 em Magia, além de ser uma feiticeira especializada em fogo e ser boa com os estudos. Isso proveria a ela um excelente bônus na hora de fazer seu teste, mas como essa é uma Habilidade de um Poderela não pode contar com eles. Ela joga apenas um dado obtém 5 -- felizmenteuma falha, o que a permite aprender o Efeito. +
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-A outra é o Poder em sise ele aparecer em níveis. Ao satisfazer as condições adequadas, o personagem pode fazer uma [[sistema:evolucao#anotações|marca de experiência]]. Ao completar quatro marcas a respeito de um Poder, você pode evolui-lo em um nível ao final da sessão. Uma mesma situação //pode// ser usada para anotar a respeito de um Poder e uma Habilidade relacionada. +
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-O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender um Poder novo ou uma Habilidade Especial diferente. Note que Poderes sem níveis ou Habilidades Especiais já existentes não evoluem, mas o MJ pode usar as mesmas diretrizes caso deseje permitir alguma mudança nelas.+
  
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poderes/o_que_sao_poderes.1717105578.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 21:46 por jnalon