Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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poderes:o_que_sao_poderes

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 ====== Poderes ====== ====== Poderes ======
-Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comumnão é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, Superpoderes ou qualquer outra coisa da mesma natureza. A forma como Poderes funcionam é quase sempre idêntica, mas há bastante espaço para a criação de //efeitos especiais// que lhes dão personalidade.+Uma das coisas mais emocionantes em representar um personagem numa obra de ficção é, de repente, tornar-se capaz de realizar coisas que uma pessoa comum não é capaz. No Scop, um //Poder// é algo que está além das capacidades dos seres humanos, seja Magia, Telecinésia, Superpoderes ou qualquer outra coisa da mesma natureza. A forma como Poderes funcionam é quase sempre idêntica, mas há bastante espaço para a criação de //efeitos especiais// que lhes dão personalidade.
  
 ===== O Que Significam os Poderes ===== ===== O Que Significam os Poderes =====
-Um Poder representa a capacidade intuitiva de causar efeitos sobrehumanos, de forma inata e bruta, sem refinamento. É semelhante a  um Conceito: a principal diferença é que um Poder //habilita// o personagem a ir além do que um humano comum é capaz.+Um Poder é semelhante a um Conceito: a principal diferença é que um Poder apenas //habilita// o personagem a realizar alguma Tarefa normalmente impossível, ou descreve alguma característica normalmente não encontrada em seres humanos. Pode ser também uma //resistência// a algum tipo particular de efeito.
  
-A maioria dos Poderes aparecem em //níveis//, que representam conhecimento do personagem a seu respeito: quanto mais alto o nível, maior a capacidade, refletindo o que o personagem consegue realizar e o quanto isso lhe custaO nível 0 significa que o personagem //não// tem o Poder e um nível //negativo// indica que o personagem tem //resistência// àqueles efeitos em específico -- isso significa que um personagem //não pode// ter um Poder e ser resistente a ele ao mesmo tempo.+Algumas vezes, apenas //conhecer um Poder// não é suficiente para utilizá-lo eficientementePara //controlá-lo//, seu personagem precisa adquirir certas Habilidades relacionadas, que indicam //que tipo// de efeitos é possível obter. Diferente das Habilidades normais, seu personagem não pode adquiri-las sem ter Poder correspondente. Elas podem ser aprendidas posteriormente através da [[#Evoluindo Poderes|Evolução de Poderes]] do personagem mas, como são de natureza estranha para o ser humano, são Habilidades difíceis, seu nível inicial é sempre -2.
  
-Conhecer um Poder não é o suficiente para utilizá-lo eficientemente. Para //controlar// seu Poder, seu personagem precisa adquirir certas Habilidades relacionadas, que indicam //que tipo// de Efeitos é possível obter. Diferente das Habilidades normais, seu personagem não pode adquiri-las sem ter Poder correspondente -- e, em alguns casos, pode ser necessário alcançar um certo nível como requisito. As Habilidades podem ser obtidas através da [[#Evoluindo Poderes|Evolução de Poderes]] do personagem mas, como são de natureza estranha para o ser humano, seu nível inicial é sempre -2.+Certos tipos de Poderes podem aparecer em diferentes //níveis//, representando a familiaridade de seu personagem com os efeitos que é possível criar, e indica quais Habilidades você pode aprender e é capaz de utilizar -- imagine-o como um //pré-requisito//. O nível pode aparecer como um valor numérico ou uma descrição apropriada do nível de experiência do seu personagem.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
 Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval. Um personagem com o //Poder da Magia// é capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso. Magia é um poder normalmente encontrado em sistemas de RPG, especialmente aqueles com ambientação em Fantasia Medieval. Um personagem com o //Poder da Magia// é capaz de sentir e controlar a energia mágica, normalmente chamada Mana, e obter resultados que humanos normais não conseguem como, por exemplo, criar e direcionar uma bola de fogo na direção de seus inimigos. Magia é um Poder com níveis: magos com Magia em nível 1 são provavelmente estudantes que estão dando seus primeiros passos, enquanto um mago com Magia 4 tem bastante conhecimento e provavelmente é perigoso.
  
-Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada //Feitiço// que um mago deseje soltar é uma Habilidade diferente. Dependendo do sistema de Magia (existem vários), a Habilidade //Bola de Fogo// permite realizar o feitiço acima, enquanto que, para tratar dos ferimentos de seus companheiros, uma Habilidade de //Cura// é necessária.+Mas conhecer Magia simplesmente não é o suficiente para realizar o efeito desejado. Cada //Feitiço// que um mago deseja invocar é uma Habilidade diferente. Dependendo do sistema de Magia (existem vários), a Habilidade //Bola de Fogo// permite realizar o feitiço acima, enquanto que, para tratar dos ferimentos de seus companheiros, uma Habilidade de //Cura// é necessária.
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-**Habilidades Especiais** são um pouco diferentes: são Poderes que não possuem níveis, nem exigem Habilidades para serem ativadas, mas tem aplicações mais restritas. Habilidades Especiais //sempre// funcionam: o personagem gasta um ou mais pontos de Energia, e o Efeito acontece (mas outros testes relacionados à Tarefa podem ser necessários, por exemplo, um bárbaro em //Fúria Incontrolável// tentando acertar seus inimigos em um combate). O MJ pode, no entanto, exigir testes em alguns casos para determinar a magnitude do efeito ou alguma consequência colateral.+----
  
 ===== Escolhendo Poderes ===== ===== Escolhendo Poderes =====
 Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, seu personagem não pode ser criado com mais que um Poder ou em nível maior que 1, mas isso depende das características do cenário. Se o MJ permitir, você pode adquirir algum Conceito com conotações negativas para ganhar mais um nível, ou um nível em um Poder diferente. Opcionalmente, ao invés de adquirir um Conceito negativo, você pode adquirir seu Poder com uma //restrição// para cada nível adicional. Para que um personagem tenha um Poder, precisa responder à pergunta //"Meu Poder é _"//, //Minha Habilidade Especial é _"// ou alguma outra que o MJ ache adequada — seu personagem ganha aquele Poder, em nível 1 caso seja nivelado. Normalmente, seu personagem não pode ser criado com mais que um Poder ou em nível maior que 1, mas isso depende das características do cenário. Se o MJ permitir, você pode adquirir algum Conceito com conotações negativas para ganhar mais um nível, ou um nível em um Poder diferente. Opcionalmente, ao invés de adquirir um Conceito negativo, você pode adquirir seu Poder com uma //restrição// para cada nível adicional.
  
-Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida. Quando o Poder é parte do Conceito, seu personagem recebe todos os bônus e penalidades relevantes -- se o Poder for nivelado, o bônus e penalidade seguem esse valor. Isso significa que os Efeitos de um Poder crescem com seu nível+Algumas vezes, um Poder é obtido no momento da criação do personagem, como efeito colateral por escolher algum Conceito. Por exemplo, um //Mago// recebe o Poder da Magia em nível 1, um Elfo Alado recebe a Habilidade Especial de //Voar//. Em compensação, o personagem não pode receber Poderes adicionais -- considere que a pergunta relacionada foi automaticamente respondida. 
  
-O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, o MJ pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história.+O MJ deve estar atento para situações em que Conceitos diferentes concedem Poderes. Nesse caso, pode pedir ao jogador para assumir algum defeito como compensação. Você //pode//, se preferir, decidir que seu personagem //não tem// algum desses Poderes — mas precisa de uma boa justificativa. É uma ótima maneira de criar ganchos para a história. Para todos os efeitos, Habilidades relacionadas a um Poder são sempre [[:sistema:habilidades#habilidades_dificeis|Habilidades Difíceis]]. Isso significa que uma Habilidade de um Poder //não pode// ser usada sem treinamento prévio, e sua [[:sistema:evolucao|Evolução]] ocorre a partir do nível -2.
  
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 Seu personagem //não// ganha Habilidades adicionais relacionadas ao Poder — você deve escolhê-las dentro das limitações normais. Isso reflete a dedicação do seu personagem em aprender a lidar com o Poder — ele não tem tempo para aprender certas Habilidades comuns. Seu personagem //não// ganha Habilidades adicionais relacionadas ao Poder — você deve escolhê-las dentro das limitações normais. Isso reflete a dedicação do seu personagem em aprender a lidar com o Poder — ele não tem tempo para aprender certas Habilidades comuns.
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 ===== Efeito em Jogo ===== ===== Efeito em Jogo =====
-Em jogo, um Poder é na verdade um //aglomerado// de formas diferentes de utilizar os Conceitos, Habilidades e outras características de forma a simular uma capacidade sobrehumana. Portanto, seu real efeito em jogo é complexo, mas não vai além da combinação das formas como essas características são utilizadas — apenas a sua //interpretação// é diferente. +Em jogo, um Poder é na verdade um //aglomerado// de formas diferentes de utilizar os Conceitos, Habilidades e outras características de forma a simular uma capacidade sobrehumana. Portanto, seu efeito durante uma partida depende de como ele está sendo usado, da mesma forma que a característica específicaPor exemplo, se uma Habilidade relacionada a um Poder está sendo usada, seu teste é feito como para uma Habilidade comumApenas //interpretação// é diferente.
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-A diferença mais significativano entanto, é que o uso de um Poder //pode acarretar// em uso de Energia, e a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada. +
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-===== Evoluindo Poderes ===== +
-Há, basicamente, duas coisas que podem evoluir quando se trata de Poderes: primeira delas são as //Habilidades// relacionadas ao PoderPara o caso delassiga as diretrizes em [[sistema:habilidades#Evoluindo Habilidades]], mas lembre-se que uma Habilidade de um Poder //não pode// ser usada sem treinamento prévio -- portantoao tentar usá-la pela primeira vez, o jogador lança apenas 1 dado, independente de Conceitos e outros bônus quaisquer. +
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-++++ Exemplo | +
-Kaylee passa algumas semanas treinando com um professor para aprender a tão desejada Magia Bola de Fogo. Ela tem Nível 3 em Magia, além de ser uma feiticeira especializada em fogo e ser boa com os estudos. Isso proveria a ela um excelente bônus na hora de fazer seu teste, mas como essa é uma Habilidade de um Poder, ela não pode contar com elesEla joga apenas um dado e obtém 5 -- felizmente, uma falha, o que permite aprender o Efeito. +
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-outra é o Poder em sise ele puder aparecer em Níveis. Ao satisfazer as condições adequadas, o personagem pode fazer uma [[sistema:evolucao#anotações|Anotação]]. Ao completar cinco anotações a respeito de um Poder, ele sobe em um nível. Uma mesma situação //pode// ser usada para anotar a respeito de um Poder uma Habilidade relacionada, mas cada característica necessita de uma Anotação diferente.+diferença mais significativano entantoé que uso de um Poder //quase sempre acarreta// em uso de Energia, a quantidade exata de pontos gastos depende da complexidade do efeito desejado. Veja em [[Usando Poderes]] uma descrição mais detalhada.
  
-O mesmo procedimento deve ser seguido caso o personagem deseje aprender um Poder novo ou uma Habilidade Especial diferenteNote que Poderes sem níveis ou Habilidades Especiais já existentes não evoluemmas o MJ pode usar as mesmas diretrizes caso deseje permitir alguma mudança nelas.+Habilidades relacionadas a um Poder são sempre consideradas //difíceis//Isso significa que seu nível inicial, para efeitos da Evolução do personagem, é sempre igual a -2, e elas não podem ser usada sem serem aprendidas antes. O nível de um Poder é considerado um Conceitoe portanto, sujeito a todas as regras que regem essa característica. No entanto, Poderes //podem// evoluir. Para maiores detalhes, veja a [[sistema:evolucao|Evolução do Personagem]].
  
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 ++++ Lukah | ++++ Lukah |
-Carlo também não tem dúvidas a respeito do que será o poder de Lukah: **Canções Inspiradoras**. Mas veja que, para bardos, essa é de fato uma escolha: nem todo bardo tem poderes. Apesar de ter a Habilidade, ele reserva seu uso para situações realmente necessárias, preferindo recorrer às canções simples para o dia a dia.+Carlo também não tem dúvidas a respeito do que será o poder de Lukah: **Canção Inspiradora**. Mas veja que, para bardos, essa é de fato uma escolha: nem todo bardo tem poderes. Apesar de ter a Habilidade Especial, ele reserva seu uso para situações realmente necessárias, preferindo recorrer às canções simples para o dia a dia.
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poderes/o_que_sao_poderes.1685045742.txt.gz · Última modificação: 2023/05/25 20:15 por admin