Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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modulo:fantasia_medieval

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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulo-medieval.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
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 ====== Fantasia Medieval ====== ====== Fantasia Medieval ======
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 A //Fantasia Medieval// é um cenário //levemente// baseado no cotidiano, modo de vida, relações políticas e tecnologia da era Medieval //real//, com a adição de lugares estranhos, seres fantásticos e muita magia, trazidos diretamente da mitologia da época. As histórias geralmente contém uma série de ganchos que se tornaram comuns no gênero: reinos colocados em perigo por uma grande ameaça, locais desconhecidos prontos para serem desbravados, uma clara distinção entre o bem e o mal, e aventureiros partindo para o desconhecido. A //Fantasia Medieval// é um cenário //levemente// baseado no cotidiano, modo de vida, relações políticas e tecnologia da era Medieval //real//, com a adição de lugares estranhos, seres fantásticos e muita magia, trazidos diretamente da mitologia da época. As histórias geralmente contém uma série de ganchos que se tornaram comuns no gênero: reinos colocados em perigo por uma grande ameaça, locais desconhecidos prontos para serem desbravados, uma clara distinção entre o bem e o mal, e aventureiros partindo para o desconhecido.
  
-As páginas abaixo contém algumas informações para você adaptar o Scop a uma campanha baseada em um cenário medieval. No entanto, se você quiser, pode usá-las em cenários diferentes para dar aquele toque fantástico (por exemplo, em um cenário que misture cyberpunk com magia). Não se esqueça de consultar também a lista de [[start#genericos|características genéricas]], como Conceitos, Habilidades Recursos, que também podem ser úteis à sua campanha. Divirta-se!+As páginas abaixo contém algumas informações para você adaptar o Scop a uma campanha baseada em um cenário medieval. No entanto, se você quiser, pode usá-las em cenários diferentes para dar aquele toque fantástico (por exemplo, em um cenário que misture cyberpunk com magia). Não se esqueça de consultar também a lista de [[start#genericos|características genéricas]], como Conceitos e Habilidades, que também podem ser úteis à sua campanha. Divirta-se! 
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 ===== Conceitos ===== ===== Conceitos =====
-O principal lugar-comum dos jogos ambientados em Fantasia Medieval é a //separação bem distinta// entre o que cada personagem é e o que ele faz. É o que, em jogos como //Dungeons & Dragons//, aparece como //raça// e //classe//. Com os Conceitos abaixo, você pode simular essas categorias, com respostas para perguntas como //"Eu sou um _"// para determinar a raça, e //"Minha profissão é _"// para determinar sua classe.+O principal lugar-comum dos jogos ambientados em Fantasia Medieval é a //separação bem distinta// entre o que cada personagem é e o que ele faz. É o que, em jogos como //Dungeons & Dragons//, aparece como //raça// e //classe//. Com os Conceitos abaixo, você pode simular essas categorias, com respostas para perguntas como //"Eu sou um _"// para determinar a raça, e //"Minha profissão é _"// para determinar sua classe. Os Conceitos abaixo são úteis: 
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 +  ? [[:modulo:universal:conceitos|Conceitos Universais]] 
 +  : Conceitos que se aplicam a qualquer tipo de campanha. Lembre-se que o MJ estará fazendo perguntas específicas que você deve responder, mas não se acanhe em criar ou adaptar Conceitos diferentes para descrever seu personagem da forma que você deseja. 
 +  ? [[:modulo:antigo:conceitos|Conceitos Antigos]] 
 +  : A despeito do caráter fantástico, mundos de Fantasia Medieval são baseado na história do mundo verdadeiro. Portanto, Conceitos da Era Antiga são úteis aqui também.
  
 Algo que é bastante comum no cenário é que seres humanos são //adaptáveis//. No Scop, isso funciona também sem que você precise de um Conceito específico para isso: se você //não// identificar seu personagem como sendo algo diferente de um humano, então humano ele é. Isso deixa um Conceito livre para ser respondido como você achar adequado (desde que faça sentido, é claro). Algo que é bastante comum no cenário é que seres humanos são //adaptáveis//. No Scop, isso funciona também sem que você precise de um Conceito específico para isso: se você //não// identificar seu personagem como sendo algo diferente de um humano, então humano ele é. Isso deixa um Conceito livre para ser respondido como você achar adequado (desde que faça sentido, é claro).
  
-  ? [[..:conceitos|Conceitos Genéricos]] +  ? [[modulo:fantasia:racas_fantasticas|Minha Raça/Espécie/Ancestralidade É...]]
-  : Conceitos genéricos se aplicam às campanhas de fantasia Medieval +
-  ? [[..:antigo:profissoes|Profissões Mundanas]] +
-  : Profissões comuns típicas da Idade Média também podem ser assumidas pelos personagens. +
-  ? [[fantasia:Raças Fantásticas]]+
   : Raças e espécies diferentes para sua campanha.   : Raças e espécies diferentes para sua campanha.
-  ? [[fantasia:Profissões]] +  ? [[modulo:fantasia:profissoes|Minha Profissão de Aventureiro É...]] 
-  : Profissões típicas de um aventureiro.+  : Profissões típicas de um aventureiro -- o seu papel no grupo de aventuras. 
 +  ? [[modulo:antigo:profissoes|Minha Profissão Mundana É...]] 
 +  : Profissões comuns típicas da Idade Média também podem ser assumidas pelos personagens. 
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 +---- 
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 +===== Habilidades ===== 
 +A escolha das Habilidades que os personagens da sua campanha terão dependem muito do enfoque que você deseja dar. Se a sua intenção é focar nos elementos de //jogo//, em que a aplicação de cada uma é bem definida (embora algumas aplicações diferentes sejam possíveis), então escolha Habilidades bastante específicas. No entanto, a sugestão é que você permita algumas características que permitam delinear os personagens além de suas aventuras. As listas abaixo são úteis nos dois casos: 
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 +  ? [[modulo:universal:habilidades|Habilidades Universais]] 
 +  : As Habilidades universais podem ser usadas em qualquer situação, e descrevem alguns aspectos mais //práticos// da vida de aventureiro. Não se acanhe em fazer as adaptações necessárias. 
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 +  ? [[modulo:antigo:habilidades|Habilidades Antigas]] 
 +  : Habilidades antigas normalmente descrevem competências úteis às profissões de eras antigas. São excelentes para desenvolver o personagem dando a ele uma personalidade fora dos mapas de jogo. Considere solicitar que os jogadores escolham ao menos uma dessas Habilidades para criar seus personagens. 
 + 
 +----
  
 ===== Poderes ===== ===== Poderes =====
 Uma das características mais comuns em cenários de Fantasia Medieval é a existência de Poderes além da capacidade humana. Isso inclui Magia, Religião, Psiônicos e outros. A lista abaixo contém diversos sistemas diferentes de Poderes que você pode incluir à vontade na sua campanha. Uma das características mais comuns em cenários de Fantasia Medieval é a existência de Poderes além da capacidade humana. Isso inclui Magia, Religião, Psiônicos e outros. A lista abaixo contém diversos sistemas diferentes de Poderes que você pode incluir à vontade na sua campanha.
  
-  ? [[modulo:Magias]]+  ? [[modulo:poder:magias|Magias]]
   : Essa página lista uma série de diferentes formas como a Magia pode se manifestar no mundo.   : Essa página lista uma série de diferentes formas como a Magia pode se manifestar no mundo.
  
-  ? [[modulo:Religiões]]+  ? [[modulo:poder:religioes|Religiões]]
   : Em diversos cenários fantásticos, e até mesmo em alguns cenários realistas, as religiões provém alguns benefícios aos seus devotos. Veja nessa página alguns deles.   : Em diversos cenários fantásticos, e até mesmo em alguns cenários realistas, as religiões provém alguns benefícios aos seus devotos. Veja nessa página alguns deles.
  
modulo/fantasia_medieval.1684001106.txt.gz · Última modificação: 2023/05/13 18:05 por jnalon