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-====== Características Universais ====== 
-Alguns [[..:Conceitos]], [[..:Habilidades]], [[..:Recursos]], [[..:Equipamentos]] e outras características são comumente encontrados em qualquer tipo de cenário. São aspectos normais encontrados em todo tipo de personagem, como características físicas ou psicológicas específicas, virtudes e defeitos, motivações e outros. Qualquer cenário se beneficiará de acrescentar as descrições contidas aqui. 
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-===== Conceitos ===== 
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-==== Características Físicas Inatas ==== 
-Os Conceitos abaixo são //virtudes// e //fraquezas// que seu personagem pode ter, em geral respostas a perguntas como //"Minha maior virtude é _"//, //"Meu maior defeito é _"// e outras semelhantes — mas referindo-se às características //inatas// de seu personagem, como uma propensão ao sono leve (ou pesado) ou uma habilidade fora do comum de se contorcer. 
- 
-[[modulo:universal:conceitos-fisicos|Clique Aqui para ver a lista]] 
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-==== Características Psicológicas ==== 
-Os Conceitos a seguir são //virtudes// e //defeitos// que são parte da psicologia de seu personagem. São normalmente respostas à pergunta //"Minha maior virtude é _"//, //"Meu maior defeito é _"// e parecidas. Como características psicológicas, no entanto, elas fazem mais sentido se //representadas// como o caráter de seu personagem, ao invés de simplesmente prover bônus ou penalidades (embora isso //também// possa ocorrer, como com qualquer outro Conceito.) 
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-[[modulo:universal:conceitos-psicologicos|Clique Aqui para ver a lista]] 
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-==== Características Sociais ==== 
-Os Conceitos abaixo são //virtudes// e //defeitos// que afetam as interações do personagem com as pessoas, a sociedade e o mundo em geral à sua volta. São respostas à pergunta //"Minha maior virtude é _"//, //"Meu maior defeito é _"// e outras similares. Assim como as características psicológicas, embora possam prover modificadores em situações especiais, fazem muito mais sentido se interpretadas. 
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-[[modulo:universal:conceitos-sociais|Clique Aqui para ver a lista]] 
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-==== Motivações ==== 
-Fazendo a pergunta certa, o MJ também pode determinar as motivações de cada personagem e utilizá-las como Conceitos. Nesse caso, os personagens sempre receberão as vantagens relacionadas aos Conceitos quando isso servir para cumprir suas motivações. As entradas abaixo são sugestões do que pode motivar seu personagem, mas pode ser interessante descrevê-las com um pouco mais de detalhe. 
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-++++ Exemplo | 
-A motivação de Nghar é //"vingar-se do feiticeiro D'Nungh"//, que atacou e dizimou sua vila, assassinando toda sua família no processo, e escravizando-o por anos. Ao confrontar um bruxo que pertence à mesma ordem que seu inimigo, qualquer ação que Nghar tomar em relação a esse objetivo ativa seu Conceito. Note que //matar// o bruxo pode não ser seu melhor interesse, pois é ele quem pode lhe dar as informações que deseja. Sendo assim, caso haja uma luta, o MJ decide que Nghar vai //se conter// e recebe uma penalidade. No entanto, se o bruxo for capturado e Nghar resolver //interrogá-lo//, a situação é diferente. 
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-[[modulo:universal:motivacoes|Clique Aqui para ver a lista]] 
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-====== Recursos ====== 
-Os Recursos aqui são comuns em qualquer tipo de ambientação ou cenário. Muitas vezes, exigem alguma //adaptação//, já que o que significam certas coisas podem mudar. Por exemplo, em um cenário medieval, //Riqueza// se refere a uma certa quantidade de moedas de ouro, prata ou bronze; em um cenário //cyberpunk//, o dinheiro é virtual; em um cenário pós-apocalíptico, pode representar uma porção de quinquilharias para fazer trocas. Em todos os casos, as características funcionam do mesmo jeito, mas MJ e jogadores devem se preocupar em fazer uma descrição adequada. 
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-[[modulo:universal:recursos|Clique Aqui para ver a lista]] 
  
modulo/caracteristicas_universais.1681565827.txt.gz · Última modificação: 2023/04/15 13:37 por jnalon