introducao:as_ideias_do_scop
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| introducao:as_ideias_do_scop [2023/06/13 22:15] – Adição de ilustração. jnalon | introducao:as_ideias_do_scop [2025/07/10 02:36] (atual) – Melhoria na escrita. jnalon | ||
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| ====== As Ideias do Scop ====== | ====== As Ideias do Scop ====== | ||
| - | Em quase todo sistema há uma desconexão entre sua visão do personagem e a lista de números que estão na ficha do personagem, e isso não deveria ser assim. Cada uma daquelas características tem um significado e uma interpretação que te ajudam não só a entender //o que// seu personagem consegue fazer, mas //como// ele consegue fazer. A filosofia do //design// do Scop tenta mitigar isso. Entendendo as ideias abaixo, você vai saber como improvisar alguma coisa no calor do momento numa sessão do Scop -- sem perder o embalo do jogo e mantendo a coerência. | + | Em quase todo sistema há uma desconexão entre sua visão do personagem e a lista de números que estão na ficha do personagem, e isso não deveria ser assim. A filosofia do //design// do Scop tenta mitigar isso. Cada uma daquelas características tem um significado e uma interpretação que te ajudam não só a entender //o que// seu personagem consegue fazer, mas //como// ele consegue fazer. Entendendo as ideias abaixo, você vai saber como improvisar alguma coisa no calor do momento numa sessão do Scop -- sem perder o embalo do jogo e mantendo a coerência. |
| - | A primeira ideia é que tudo que não está na sua Ficha de Personagem é considerado | + | A primeira ideia é que tudo que não está na sua Ficha de Personagem é considerado |
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| + | > **Exemplo: | ||
| A segunda ideia é que a sua Ficha de Personagem deve ser descritiva, e não uma mera lista de números. Ao descrever o seu personagem, em vez de simplesmente citar números, você pode dizer algo como "Meu personagem é um Rastreador Elfo, arrogante e muito habilidoso com arcos e flechas" | A segunda ideia é que a sua Ficha de Personagem deve ser descritiva, e não uma mera lista de números. Ao descrever o seu personagem, em vez de simplesmente citar números, você pode dizer algo como "Meu personagem é um Rastreador Elfo, arrogante e muito habilidoso com arcos e flechas" | ||
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| A terceira ideia é que o número de dados lançados representa o seu // | A terceira ideia é que o número de dados lançados representa o seu // | ||
| - | A quarta ideia é que os resultados das tarefas são medidos em uma escala de 0 a 7, em que 0 é uma falha, | + | > **Exemplo: |
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| + | A quarta | ||
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| + | A quinta | ||
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| Por fim, tudo do mundo real pode ser representado dentro dessa escala: a altura e o peso de seu personagem, o alcance de suas armas, a velocidade de seus veículos, a quantidade de informação que você é capaz de ler e quanto tempo seus feitiços duram. Você fala em um muro de altura 6 ao invés de 12 metros. É possivel converter os níveis em jogos para valores do mundo real, o que permite saber exatamente o que o resultado dos dados representa, e vice-versa, o que permite calcular dificuldades realistas para as tarefas. | Por fim, tudo do mundo real pode ser representado dentro dessa escala: a altura e o peso de seu personagem, o alcance de suas armas, a velocidade de seus veículos, a quantidade de informação que você é capaz de ler e quanto tempo seus feitiços duram. Você fala em um muro de altura 6 ao invés de 12 metros. É possivel converter os níveis em jogos para valores do mundo real, o que permite saber exatamente o que o resultado dos dados representa, e vice-versa, o que permite calcular dificuldades realistas para as tarefas. | ||
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| Essas ideias são utilizadas em //todas// as características e regras do Scop, o que te permite | Essas ideias são utilizadas em //todas// as características e regras do Scop, o que te permite | ||
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| ===== Resumindo: ===== | ===== Resumindo: ===== | ||
| - | * Humanos médios têm 6 pontos de Vitalidade, 6 pontos de Energia e jogam 2 dados para testes de habilidades intuitivas, e a Ficha de Personagem é uma descrição de como o personagem é diferente de um humano normal; | + | * Humanos médios têm 6 pontos de Vitalidade, 6 pontos de Energia e jogam 1 dado para testes de habilidades intuitivas, e a Ficha de Personagem é uma descrição de como o personagem é diferente de um humano normal; |
| * O número de dados representa o potencial para realizar uma tarefa, enquanto o resultado mede a eficiência; | * O número de dados representa o potencial para realizar uma tarefa, enquanto o resultado mede a eficiência; | ||
| - | * Os resultados são medidos em uma escala de 0 a 7, mas personagens superiores à escala humana podem ir além disso; | + | |
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| * Os níveis podem ser convertidos para grandezas do mundo real e vice-versa, possibilitando saber o que o resultado dos dados representa e definir a dificuldade das tarefas a serem realizadas. | * Os níveis podem ser convertidos para grandezas do mundo real e vice-versa, possibilitando saber o que o resultado dos dados representa e definir a dificuldade das tarefas a serem realizadas. | ||
| * Você pode usar essas ideias para improvisar regras de maneira simples e coerente. | * Você pode usar essas ideias para improvisar regras de maneira simples e coerente. | ||
introducao/as_ideias_do_scop.1686694540.txt.gz · Última modificação: 2023/06/13 22:15 por jnalon
