Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


basico:regras_opcionais

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
basico:regras_opcionais [2024/09/13 18:54] – Remoção de inconsistências. jnalonbasico:regras_opcionais [2025/10/27 12:52] (atual) – [Mente] Typo. jnalon
Linha 12: Linha 12:
 ---- ----
  
-===== Pedir um Favor ao Universo ===== +===== Mente ===== 
-Às vezes, as coisas não saem como você queria: seu grupo está confuso à procura de pistasou seu personagem poderia resolver as coisas muito mais facilmente se tivesse equipamento certoEm situações como essasvocê pode //Pedir um Favor ao Universo//.+A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem -- sua capacidade de manter o focoresistir ao medo e lidar com estresseAssim como Energia e Vitalidadeela é medida em pontos e começa em 6 para personagens humanos.
  
-Gaste um ponto de Energia e sugira ao Mestre do Jogo um //gancho// para a história: um pequeno desvio na narrativa que te ajude a sair de uma enrascada. Mas seu gancho //precisa// estar relacionado aos seus Conceitos de alguma forma, e você //precisa// descrever //como// seu gancho acontece; do contrário, o MJ vai simplesmente ignorar o seu pedido.+Quando o personagem é exposto a situações de horror, tensão extrema ou manipulação mental, o Mestre pode solicitar um teste de Força de Vontade (ou similar). Se teste falhar, o personagem perde 1 ponto de Mente. A Mente é recuperada por meio de descanso, meditação, terapia, rituais ou outras formas de reconstrução interior -- normalmente 1 ponto por período de recuperação prolongado.
  
-Se o seu pedido for exageradoo MJ pode exigir que você gaste 2 ou mais pontos de Energia. Além dissoo Universo dá com uma mão toma com a outra; então MJ fará com que seu pedido gere alguma consequência inesperada, ou exigir que você realize alguma tarefa em algum momento.+Em cenários que comportam//combates mentais// são resolvidos como combates normais. As diferenças são que as Habilidades e Poderes usados devem ser capazes de afetar diretamente a mente do alvo, e o //Dano Mental// é causado diretamente à mente do personagem afetado.
  
-Veja algumas sugestões de como você pode usar esse recurso:+Um personagem com Mente 0 perde o controle de sientra em colapso, enlouquece ou sofre outra forma de ruptura mental, conforme o cenário e a narrativa. Quando isso acontece personagem pode assumir um //trauma// (um Conceito mental de caráter negativo) para recuperar um (e apenas um) ponto de Mente e poder voltar à ação.
  
-  * Você pode encontrar um //contato// para te dar algumas informações ou um //aliado// que possa te ajudar no momento de apuros. O problema é que o seu contato pode não ser muito confiável, ou pode exigir pagamento, ou ainda, que você execute um favor no futuro próximo. +  * Veja mais detalhes sobre [[:sistema:mente|Mente]].
-  * Seu personagem pode ter uma //intuição// para ter alguma ideia importante ou usar seu //bom-senso// para evitar algum problema. Mas sua intuição pode não ser confiável, ou talvez você faça más escolhas em algum momento crucial. +
-  * Você pode encontrar um //equipamento// útil entre as suas coisas. Mas, possivelmente, não é um equipamento de boa qualidade, e pode quebrar-se logo após o uso. +
-  * Seu personagem tem um //flashback// em que ele se preparou para a situação à frente, ou se lembrou de alguma informação importante. +
-  * Você pode simplesmente ter um momento de sorte. Mas, mais lá pra frente, você //vai// ter azar. +
- +
-++++ Exemplo | +
-Lukah e seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização de um negociante de contrabando. O mercador é, compreensivelmente, uma pessoa bastante reclusa, e descobrir onde ele faz seus negócios não é uma tarefa tão fácil. Lukah resolve pedir um Favor ao Universo, dizendo: +
- +
-//“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”// +
- +
-Esse gancho tem a ver com o Conceito de Bardo de Lukah, que visita os estabelecimentos menos confiáveis em cada cidade e sabe onde encontrar pessoas que lhe dão informações a respeito do submundo. Portanto, o MJ concorda com a ideia, Lukah gasta um ponto de Energia, e encontra quem pode lhe dar as informações. Mas, para não deixar as coisas assim tão fáceis, o contato que Lukah encontrou espalhou pela cidade inteira que o grupo está atrás do contrabandista, e isso certamente vai trazer problemas para eles no futuro. +
-++++ +
- +
-O MJ deve tomar algum cuidado com essa regra opcional, pois ela é bastante poderosa, e pode desequilibrar a sua sessão ou tornar a sua aventura muito fácil. Uma alternativa simples para controlar possíveis abusos é permitir apenas um //Pedido ao Universo// por sessão para cada personagem. +
- +
-  * Veja mais uma [[sistema:Recursos|forma mais detalhada]] de como inserir essa regra na sua aventura.+
  
 ---- ----
Linha 60: Linha 44:
   * **Lanterna**   * **Lanterna**
   * **Ferramentas de arrombamento**   * **Ferramentas de arrombamento**
 +++++
 +
 +==== Controlando Recursos ====
 +Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo.
 +
 +Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, o jogador realiza um **Teste de Uso** para verificar se ele foi consumido. Faça um teste simples usando o Dado de Base, e considera bônus e penalidades apropriados nos Dados de Apoio, conforme os Conceitos e a situação. Se o resultado for menor que a quantidade atual de pontos, ou se todos os dados forem eliminados, o recurso é reduzido em um ponto; caso contrário, nenhuma modificação acontece.
 +
 +Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, sem teste. Quando os pontos se esgotam, o recurso deixa de estar disponível até que seja recuperado. Esse sistema permite um controle leve e estratégico, sem que o jogo perca ritmo por detalhes excessivos.
 +
 +++++ Exemplo |
 +Meggan possui dois pontos de Flechas em suas aljavas. Enquanto ainda tiver pelo menos um ponto, ela pode atirar livremente. Após um combate, o MJ pede um teste para verificar o consumo de sua munição. Meggan rola apenas dois dados, já que nenhum de seus Conceitos se aplica nessa situação. Infelizmente, ambos os dados são eliminados, resultando na perda de um ponto de Flechas. Ela tem apenas um ponto agora.
 ++++ ++++
  
   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]
-  * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo:universal:recurso:equipamentos|veja como]]. 
  
 ---- ----
basico/regras_opcionais.1726253690.txt.gz · Última modificação: 2024/09/13 18:54 por jnalon