basico:regras_opcionais
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
basico:regras_opcionais [2024/09/13 18:54] – Remoção de inconsistências. jnalon | basico:regras_opcionais [2025/07/14 18:22] (atual) – Adição de Testes de Uso jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 12: | Linha 12: | ||
---- | ---- | ||
- | ===== Pedir um Favor ao Universo ===== | ||
- | Às vezes, as coisas não saem como você queria: seu grupo está confuso à procura de pistas, ou seu personagem poderia resolver as coisas muito mais facilmente se tivesse o equipamento certo. Em situações como essas, você pode //Pedir um Favor ao Universo//. | ||
- | |||
- | Gaste um ponto de Energia e sugira ao Mestre do Jogo um //gancho// para a história: um pequeno desvio na narrativa que te ajude a sair de uma enrascada. Mas seu gancho //precisa// estar relacionado aos seus Conceitos de alguma forma, e você //precisa// descrever //como// o seu gancho acontece; do contrário, o MJ vai simplesmente ignorar o seu pedido. | ||
- | |||
- | Se o seu pedido for exagerado, o MJ pode exigir que você gaste 2 ou mais pontos de Energia. Além disso, o Universo dá com uma mão e toma com a outra; então o MJ fará com que seu pedido gere alguma consequência inesperada, ou exigir que você realize alguma tarefa em algum momento. | ||
- | |||
- | Veja algumas sugestões de como você pode usar esse recurso: | ||
- | |||
- | * Você pode encontrar um //contato// para te dar algumas informações ou um //aliado// que possa te ajudar no momento de apuros. O problema é que o seu contato pode não ser muito confiável, ou pode exigir pagamento, ou ainda, que você execute um favor no futuro próximo. | ||
- | * Seu personagem pode ter uma // | ||
- | * Você pode encontrar um // | ||
- | * Seu personagem tem um // | ||
- | * Você pode simplesmente ter um momento de sorte. Mas, mais lá pra frente, você //vai// ter azar. | ||
- | |||
- | ++++ Exemplo | | ||
- | Lukah e seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização de um negociante de contrabando. O mercador é, compreensivelmente, | ||
- | |||
- | //“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”// | ||
- | |||
- | Esse gancho tem a ver com o Conceito de Bardo de Lukah, que visita os estabelecimentos menos confiáveis em cada cidade e sabe onde encontrar pessoas que lhe dão informações a respeito do submundo. Portanto, o MJ concorda com a ideia, Lukah gasta um ponto de Energia, e encontra quem pode lhe dar as informações. Mas, para não deixar as coisas assim tão fáceis, o contato que Lukah encontrou espalhou pela cidade inteira que o grupo está atrás do contrabandista, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | O MJ deve tomar algum cuidado com essa regra opcional, pois ela é bastante poderosa, e pode desequilibrar a sua sessão ou tornar a sua aventura muito fácil. Uma alternativa simples para controlar possíveis abusos é permitir apenas um //Pedido ao Universo// por sessão para cada personagem. | ||
- | |||
- | * Veja mais uma [[sistema: | ||
- | |||
- | ---- | ||
===== Equipamentos ===== | ===== Equipamentos ===== | ||
Linha 60: | Linha 32: | ||
* **Lanterna** | * **Lanterna** | ||
* **Ferramentas de arrombamento** | * **Ferramentas de arrombamento** | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Controlando Recursos ==== | ||
+ | Durante a aventura, os personagens podem precisar controlar recursos como munição, provisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geral. Enquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo. | ||
+ | |||
+ | Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativa, | ||
+ | |||
+ | Se o gasto for claramente importante, o Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamente, | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Meggan possui dois pontos de Flechas em suas aljavas. Enquanto ainda tiver pelo menos um ponto, ela pode atirar livremente. Após um combate, o MJ pede um teste para verificar o consumo de sua munição. Meggan rola apenas dois dados, já que nenhum de seus Conceitos se aplica nessa situação. Infelizmente, | ||
++++ | ++++ | ||
* Veja mais detalhes sobre [[sistema: | * Veja mais detalhes sobre [[sistema: | ||
- | * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo: | ||
---- | ---- |
basico/regras_opcionais.1726253690.txt.gz · Última modificação: 2024/09/13 18:54 por jnalon