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basico:regras_opcionais [2024/09/11 20:02] – Refatoração de Recursos como Favores ao Universo. jnalonbasico:regras_opcionais [2025/07/14 18:22] (atual) – Adição de Testes de Uso jnalon
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-===== Pedir um Favor ao Universo ===== 
-Às vezes, as coisas não saem como você queria: seu grupo está confuso à procura de pistas, ou seu personagem poderia resolver as coisas muito mais facilmente se tivesse o equipamento certo. Em situações como essas, você pode //Pedir um Favor ao Universo//. 
  
-Gaste um ponto de Energia e sugira ao Mestre do Jogo um //gancho// para a história: um pequeno desvio na narrativa que te ajude a sair de uma enrascada. Mas seu gancho //precisa// estar relacionado aos seus Conceitos de alguma forma, e você //precisa// descrever //como// o seu gancho acontece; do contrário, o MJ vai simplesmente ignorar o seu pedido.+===== Equipamentos ===== 
 +De forma geral, considere que seu personagem tem os equipamentos básicos para se aventurar -- normalmente, sua armamochila com provisões outras coisas do tipo que se apliquem ao cenário e à história. Se o MJ desejar, pode conceder três pontos aos personagens no momento da criação para adquirir equipamentos:
  
-Se o seu pedido for exageradoo MJ pode exigir que você gaste 2 ou mais pontos de Energia. Além dissoo Universo dá com uma mão toma com a outra; então o MJ fará com que seu pedido gere alguma consequência inesperadaou exigir que você realize alguma tarefa em algum momento. +  * Equipamentos triviaiscomo roupas, raçõesmochilas outrosnão custam pontos
- +  * Armas e armaduras leves custam um ponto
-Veja algumas sugestões de como você pode usar esse recurso: +  * Armas e armaduras pesadas custam dois pontos
- +  * Além disso, se o item for mágicoespecial ou raro de alguma forma, o custo aumenta em um ponto.
-  * Você pode encontrar um //contato// para te dar algumas informações ou um //aliado// que possa te ajudar no momento de apuros. O problema é que o seu contato pode não ser muito confiável, ou pode exigir pagamento, ou ainda, que você execute um favor no futuro próximo+
-  * Seu personagem pode ter uma //intuição// para ter alguma ideia importante ou usar seu //bom-senso// para evitar algum problema. Mas sua intuição pode não ser confiável, ou talvez você faça más escolhas em algum momento crucial+
-  * Você pode encontrar um //equipamento// útil entre as suas coisas. Maspossivelmente, não é um equipamento de boa qualidade, e pode quebrar-se logo após uso. +
-  * Seu personagem tem um //flashback// em que ele se preparou para a situação à frente, ou se lembrou de alguma informação importante. +
-  * Você pode simplesmente ter um momento de sorte. Mas, mais lá pra frente, você //vai// ter azar.+
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Lukah seu grupo estão em uma cidade, e precisam encontrar a localização de um negociante de contrabando. O mercador écompreensivelmente, uma pessoa bastante reclusa, descobrir onde ele faz seus negócios não é uma tarefa tão fácil. Lukah resolve pedir um Favor ao Universodizendo:+Meggan adquire seus equipamentos normais: roupas, mochila, papel tinta para escrevertochas, pederneira, alimentos, um cantil com água outros itens que são importantes para ela. Ela deseja adquirir gazuas e ferramentas de arrombamento, que normalmente custaria um pontomas como esse item é típico para um espiãoo MJ permite que ela o adquira sem custo. Com um ponto ela adquire uma espada curta com outro ponto um arco e flechas. Com o ponto restanteela adquire um colete de couro que funciona como uma armadura leve.
  
-//“Eu conheço algumas pessoas nos cantos mais obscuros da cidade que podem nos dar essa informação.”// +**Equipamento:** 
- +  * **Espada curta** 
-Esse gancho tem a ver com o Conceito de Bardo de Lukah, que visita os estabelecimentos menos confiáveis em cada cidade sabe onde encontrar pessoas que lhe dão informações a respeito do submundo. Portanto, o MJ concorda com a ideia, Lukah gasta um ponto de Energia, e encontra quem pode lhe dar as informações. Mas, para não deixar as coisas assim tão fáceis, o contato que Lukah encontrou espalhou pela cidade inteira que o grupo está atrás do contrabandista, e isso certamente vai trazer problemas para eles no futuro.+  * **Arco flechas** 
 +  * **Armadura de couro leve** 
 +  * **Ração para dois dias** 
 +  * **Cantil com água** 
 +  * **Lanterna** 
 +  * **Ferramentas de arrombamento**
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-O MJ deve tomar algum cuidado com essa regra opcionalpois ela é bastante poderosae pode desequilibrar a sua sessão ou tornar a sua aventura muito fácilUma alternativa simples para controlar possíveis abusos é permitir apenas um //Pedido ao Universo// por sessão para cada personagem.+==== Controlando Recursos ==== 
 +Durante a aventuraos personagens podem precisar controlar recursos como muniçãoprovisões, dinheiro ou até o estado de conservação de certos itens. Para tornar a gestão mais prática e narrativa, cada recurso que precisa ser monitorado recebe uma quantidade de pontos, geralmente entre dois e três pontos, representando sua disponibilidade geralEnquanto houver ao menos um ponto, o personagem pode continuar usando o recurso, respeitando o bom senso do jogo.
  
-  * Veja mais uma [[sistema:Recursos|forma mais detalhada]] de como inserir essa regra na sua aventura. +Ao final de uma cena em que o recurso foi usado de maneira significativao jogador realiza um **Teste de Uso** para verificar se ele foi consumido. Faça um teste simples usando o Dado de Basee considera bônus e penalidades apropriados nos Dados de Apoioconforme os Conceitos a situação. Se o resultado for menor que a quantidade atual de pontos, ou se todos os dados forem eliminadoso recurso é reduzido em um ponto; caso contrário, nenhuma modificação acontece.
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-===== Equipamentos ===== +
-De forma geralconsidere que seu personagem tem os equipamentos básicos para se aventurar -- normalmentesua armamochila com provisões outras coisas do tipo que se apliquem ao cenário e à história. No entantovocê pode deixar as coisas um pouco mais imprevisíveis ao adquirir equipamentos como se fosse um Recurso.+
  
-Para cada ponto de Equipamento como Recursoseu personagem pode descrever um item que ele trazia consigomas não declarou no momento de sua criaçãoIsso pode ser interessante para //tirar da cartola// aquela ferramenta que salvou dia.+Se o gasto for claramente importanteo Mestre do Jogo pode reduzir dois ou mais pontos diretamentesem teste. Quando os pontos se esgotam, o recurso deixa de estar disponível até que seja recuperadoEsse sistema permite um controle leve e estratégico, sem que o jogo perca ritmo por detalhes excessivos.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan e seu grupo tentam resgatar um prisioneiro das catacumbas de uma prisãoAs grades estão enferrujadas e a porta é muito pesadae nem Nghar, o bárbaro do grupo, é capaz de movê-las. Meggan, que tem um ponto do Recurso Equipamentodeclara //"Eieu tenho um pé-de-cabra bastante resistente na minha mochila!"// Ela apaga o ponto do Recurso, e agora o grupo tem uma maneira mais fácil de forçar as barras da prisão.+Meggan possui dois pontos de Flechas em suas aljavasEnquanto ainda tiver pelo menos um pontoela pode atirar livremente. Após um combate, o MJ pede um teste para verificar o consumo de sua munição. Meggan rola apenas dois dadosjá que nenhum de seus Conceitos se aplica nessa situação. Infelizmenteambos os dados são eliminadosresultando na perda de um ponto de Flechas. Ela tem apenas um ponto agora.
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   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]   * Veja mais detalhes sobre [[sistema:Equipamentos]]
-  * Equipamentos também podem ser comportar como Recursos, [[modulo:universal:recurso:equipamentos|veja como]]. 
  
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basico/regras_opcionais.1726084960.txt.gz · Última modificação: 2024/09/11 20:02 por jnalon