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Mente

A Mente representa a estabilidade mental e emocional do personagem – sua capacidade de manter o foco, resistir ao medo, lidar com traumas e manter a coerência diante do desconhecido. Assim como Energia e Vitalidade refletem a força física, a Mente reflete o equilíbrio interior e a integridade psicológica que sustentam suas ações.

O Que Significa a Mente

Manter uma Mente saudável significa conservar a lucidez e a clareza de pensamento mesmo sob pressão, representada por uma série de pontos. Mente é perdida quando o personagem enfrenta situações de estresse intenso, horrores, dilemas morais, influência sobrenatural ou qualquer forma de manipulação mental. Em termos de interpretação, a perda de Mente não precisa significar apenas insanidade – pode representar desespero, dúvida, culpa, corrupção espiritual ou até o esgotamento da fé, dependendo do cenário.


Escolhendo a Mente

Cada personagem começa o jogo com 6 pontos de Mente, representando um estado mental estável. Alguns Conceitos, Poderes ou outras características podem modificar esse valor inicial. Em cenários mais duros, o MJ pode definir que certos personagens com histórico traumático comecem com menos pontos.

O valor inicial é o seu Limite Máximo: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite.


Efeito em Jogo

Você não tem controle direto sobre sua Mente: ela varia para cima ou para baixo, dependendo das situações e dos acontecimentos durante o jogo. O personagem que sofre ao menos um ponto de Dano Mental está Perturbado, o que pode afetar suas tarefas. Mente é perdida em diversas situações:

Recuperar a Mente exige descanso e reconstrução emocional:

Colapso

Não se deve desprezar a saúde mental. A Mente limita o número máximo de dados que o personagem pode rolar em tarefas mentais, espirituais e emocionais, como resistir a influências, manter a calma, tomar decisões sob pressão ou enfrentar o medo. Nesses casos, você nunca pode rolar mais dados do que sua Mente atual.

Quando a Mente chega a 0 pontos, o personagem perde o controle sobre si mesmo: entra em colapso mental, fica catatônico, dominado por uma entidade, ou sofre um surto – a natureza exata depende do cenário e da narrativa. Em muitos casos, essa condição pode ser permanente. Ele não está fora de ação: seu colapso pode fazer com que ele ataque aliados, tome ações irracionais ou comece a agir desvairadamente. O MJ pode tomar conta do personagem, ou o próprio jogador pode controlar suas ações – desde que não sigam nenhuma lógica. O personagem volta a agir normalmente ao recuperar pelo menos um ponto de Mente, embora todas as outras penalidades continuem em vigor.

Opcionalmente, o personagem pode decidir adquirir um trauma para poder recuperar um ponto de Mente. Assuma um Conceito negativo que afete tarefas mentais e esteja relacionado com o que causou o trauma – como uma fobia ou um vício. O personagem volta a agir normalmente, mas os efeitos de seu trauma também entram em ação instantaneamente.


Seção do Mestre

Recuperação


Seção do Criador

Como Adicionar Mente ao Meu Cenário

Outros Nomes para Mente