header-poderes-criando.jpg

Criando Poderes

Se você joga há pouco tempo, não tem muita experiência, ou simplesmente quer partir direto para a aventura, há uma Lista de Poderes que você pode usar sem se preocupar com os custos de cada Habilidade ou como elas se equilibram com o resto do jogo. Mas jogadores e MJs experientes, ou aqueles que quiserem adaptar algo que ainda não existe, podem utilizar as regras desta seção para criar Poderes com Efeitos diferentes.

O Poder

Um Poder é qualquer tipo de efeito ou característica que não é vista em humanos comuns: Magias, Milagres, Poderes Psiônicos, Cibernéticos e assemelhados. Funciona exatamente como um Conceito: é a resposta a uma pergunta como “Meu Poder é _”, “Minha Habilidade Especial é _”, ou algo semelhante. Ao criar um Poder, pense sempre em sua natureza e como ele se relaciona com o cenário em que a campanha é jogada.

Exemplo

Você deve decidir também se o Poder tem níveis. Em alguns casos, essa característica pode ser interessante para realçar a evolução dos personagens e descrever melhor sua experiência. Você pode descrevê-los através de números ou adjetivos. No primeiro caso, você pode decidir que o nível 0 significa inexistência do Poder, e níveis negativos são Resistência ao Poder. Use-os como pré-requisito dos efeitos possíveis e das Habilidades relacionadas.

Exemplo


As Habilidades

Se um mesmo Poder puder causar efeitos diferentes, então cada uso deve estar relacionado uma Habilidade, que deve ser obtida no momento da criação do personagem ou adquirida com sua Evolução. Naturalmente, as Habilidades de um Poder são parte do Conceito do personagem mas, como não fazem parte da natureza humana, elas não podem ser usadas sem treinamento.

Exemplo


O Nível de um Poder

Use os níveis do Poder para determinar quais Habilidades estão acessíveis a um personagem ou não. Determinar a qual nível pertence uma Habilidade do Poder é uma Tarefa relativamente subjetiva, mas aqui vão algumas linhas-guia que podem te ajudar, mas lembre-se que elas servem apenas para guiar a sua decisão. Seu bom-senso deve ser o árbitro final:

Exemplo

Exemplo