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Fantasia Medieval

O primeiro RPG criado, Dungeons & Dragons, ambientava-se explicitamente em um cenário de Fantasia Medieval, claramente inspirado nos trabalhos de J. R. R. Tolkien, Robert E. Howard, Michael Moorcock, Terry Brooks, Ursula Le Guin, Jack Vance e outros. Com a explosão dos jogos de RPG, um sem-número de sistemas com ambientação semelhante surgiram, e continuam a surgir até hoje. Pode-se afirmar sem nenhuma sombra de dúvida que é o tipo de cenário mais popular.

A Fantasia Medieval é um cenário levemente baseado no cotidiano, modo de vida, relações políticas e tecnologia da era Medieval real, com a adição de lugares estranhos, seres fantásticos e muita magia, trazidos diretamente da mitologia da época. As histórias geralmente contém uma série de ganchos que se tornaram comuns no gênero: reinos colocados em perigo por uma grande ameaça, locais desconhecidos prontos para serem desbravados, uma clara distinção entre o bem e o mal, e aventureiros partindo para o desconhecido.

As páginas abaixo contém algumas informações para você adaptar o Scop a uma campanha baseada em um cenário medieval. No entanto, se você quiser, pode usá-las em cenários diferentes para dar aquele toque fantástico (por exemplo, em um cenário que misture cyberpunk com magia). Não se esqueça de consultar também a lista de características genéricas, como Conceitos e Habilidades, que também podem ser úteis à sua campanha. Divirta-se!


Conceitos

O principal lugar-comum dos jogos ambientados em Fantasia Medieval é a separação bem distinta entre o que cada personagem é e o que ele faz. É o que, em jogos como Dungeons & Dragons, aparece como raça e classe. Com os Conceitos abaixo, você pode simular essas categorias, com respostas para perguntas como “Eu sou um _” para determinar a raça, e “Minha profissão é _” para determinar sua classe.

Algo que é bastante comum no cenário é que seres humanos são adaptáveis. No Scop, isso funciona também sem que você precise de um Conceito específico para isso: se você não identificar seu personagem como sendo algo diferente de um humano, então humano ele é. Isso deixa um Conceito livre para ser respondido como você achar adequado (desde que faça sentido, é claro).

Minha Raça/Espécie/Ancestralidade É...
Raças e espécies diferentes para sua campanha.
Minha Profissão de Aventureiro É...
Profissões típicas de um aventureiro – o seu papel no grupo de aventuras.
Minha Profissão Mundana É...
Profissões comuns típicas da Idade Média também podem ser assumidas pelos personagens.

Habilidades

A escolha das Habilidades que os personagens da sua campanha terão dependem muito do enfoque que você deseja dar. Se a sua intenção é focar nos elementos de jogo, em que a aplicação de cada uma é bem definida (embora algumas aplicações diferentes sejam possíveis), então escolha Habilidades bastante específicas. No entanto, a sugestão é que você permita algumas características que permitam delinear os personagens além de suas aventuras. As listas abaixo são úteis nos dois casos:

Habilidades Genéricas
As Habilidades genéricas podem ser usadas em qualquer situação, e descrevem alguns aspectos mais práticos da vida de aventureiro. Não se acanhe em fazer as adaptações necessárias.
Habilidades Antigas
Habilidades antigas normalmente descrevem competências úteis às profissões de eras antigas. São excelentes para desenvolver o personagem dando a ele uma personalidade fora dos mapas de jogo. Considere solicitar que os jogadores escolham ao menos uma dessas Habilidades para criar seus personagens.

Poderes

Uma das características mais comuns em cenários de Fantasia Medieval é a existência de Poderes além da capacidade humana. Isso inclui Magia, Religião, Psiônicos e outros. A lista abaixo contém diversos sistemas diferentes de Poderes que você pode incluir à vontade na sua campanha.

Magias
Essa página lista uma série de diferentes formas como a Magia pode se manifestar no mundo.
Religiões
Em diversos cenários fantásticos, e até mesmo em alguns cenários realistas, as religiões provém alguns benefícios aos seus devotos. Veja nessa página alguns deles.