Uma grande quantidade de aventuras interessantes na literatura se passa em cenários modernos. Neste caso, a palavra moderno se refere a quase qualquer tipo de ambientação que se passe do início do século XX até agora, e talvez um pouco mais à frente. Histórias de detetives como Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, e Hercules Poirot, de Agatha Christie; aventuras de espiões como James Bond, de Ian Flemming; ficção científica passada próxima da virada do século, como alguns dos trabalhos de Isaac Asimov, Robert Heinlein ou Philip K. Dick; ou até mesmo algumas histórias com conotações fantásticas como a série His Dark Materials de Phillip Pulman ou Harry Potter, de J. K. Rowling também se encaixam aqui. A quantidade de referências é imensa.
Nessas aventuras, o mundo é idêntico ao nosso, ou pelo menos muito semelhante. Nesse caso, os Conceitos, Habilidades, Profissões e outros podem ser interpretados como versões do que encontramos no cotidiano. A quantidade de ganchos típicos encontrados em cada um dos subgêneros é grande demais para ser listado aqui – cabe ao MJ fazer uma pesquisa (mas isso não vai ser particularmente difícil).
As páginas abaixo contém algumas informações para você adaptar o Scop a uma campanha baseada em um cenário moderno. Não se esqueça de consultar também a lista de características genéricas, como Conceitos, Habilidades e Trunfos, que também podem ser úteis à sua campanha. Divirta-se!
De maneira geral, você pode usar qualquer característica como definida nas listas universais ao criar seu personagem: afinal, o ser humano moderno é a referência básica dos outros personagens no Scop, então o que está lá é apropriado. Lembre-se que você deve responder às perguntas apropriadas do seu MJ – se o que você quer não está lá, converse com ele.
Assim como no caso dos Conceitos, as Habilidades universais são adequadas e relevantes para um cenário moderno. Dependendo do gênero, no entanto, seu MJ pode disponibilizar mais algumas ou vetar outras. Confira com ele ao fazer suas escolhas.