Alguns combates acontecem por consequência da história, que tomou um rumo desafortunado, ou então por simples coerência (por exemplo, não se espera que os personagens invadam uma fortaleza sem encontrar resistência). São pequenos combates que adicionam emoção e realismo à campanha, mas que se tornam enfadonhos se descritos em detalhes.
Quando for desejável que o combate seja finalizado rapidamente, resolva-o como um Conflito simples:
Cada lado do combate determina seu objetivo.
Os jogadores fazem os testes das características relevantes.
O vencedor concretiza seu objetivo.
As partes envolvidas em um combate ultrarrápido devem tomar cuidado ao estabelecer seus objetivos. Os personagens dos jogadores não deveriam desejar simplesmente matar seus adversários, já que isso é pouco heroico. O mesmo cuidado deve ser tomado pelos personagens do MJ: nenhum jogador ficaria feliz ao ver seu personagem morrer por causa de azar nos dados. Nesse tipo de combate, prefira estabelecer objetivos menos drásticos: desacordar ou capturar o adversário, por exemplo.
Exemplo
Lukah termina seu dia da maneira tradicional: tentando escapar de uma briga na taverna que talvez ele tenha provocado. Um frequentador tenta barrar a sua saída, e o MJ decide resolver isso como um combate ultrarrápido. Lukah declara que deseja apenas derrubar seu adversário, e o MJ define que o inimigo deseja desacordar Lukah com uma porretada. Ambos fazem seus testes, Lukah consegue resultado igual a 4, e seu inimigo resultado igual a 2. Lukah derruba-o e agora está livre para escapar.
Improvisando Antagonistas
Se os personagens entram em um combate para o qual você não se preparou, não se preocupe! É fácil improvisar, basta você determinar quantos dados os adversários jogam. A tabela abaixo relaciona a força do antagonista com a quantidade de dados a serem jogados. Se você quiser um combate resolvido de maneira ainda mais rápida, apenas use a quantidade de dados como a dificuldade atribuída à criatura e resolva como um teste simples.
Poder da Criatura | Quantidade de Dados |
Muito Fraca | 1 |
Fraca | 2 |
Mediana | 3 |
Forte | 4 |
Muito Forte | 5 |
Extremamente Forte | 6 |
Não é recomendável que você use essa técnica com criaturas mais poderosas que isso – qualquer antagonista além dessa escala merece um Combate Descritivo.