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-~~NOTOC~~ 
  
-====== Tarefas ====== 
-Quando houver alguma dúvida se um personagem é capaz de executar uma Tarefa, ele precisa realizar um //Teste//, que envolve suas características: todos os Conceitos relevantes à situação, e possivelmente uma Habilidade (no máximo uma). Lembre-se que características podem ser benéficas ou prejudiciais, dependendo da situação, e valores negativos devem ser levados em conta! 
- 
-Para realizar um teste, você vai jogar alguns //dados de 10 faces//. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte: 
- 
-  * **Descreva como você quer realizar sua ação**. Consulte os Conceitos e Habilidades em sua Ficha e imagine como seu personagem usaria suas características para resolver o problema. Seja criativo! 
-  * **O Mestre do Jogo decide quais características são relevantes**. Vários Conceitos podem entrar em ação, alguns deles benéficos, outros prejudiciais. No máximo uma Habilidade pode afetar o teste. 
-  * **A quantidade inicial de dados é 3**. Adicione um dado para cada Conceito benéfico, e remova um dado para cada Conceito prejudicial. Adicione o número de dados indicado pela Habilidade, se houver uma, e não se esqueça de //remover// dados caso ela seja negativa. 
- 
-Para realizar a jogada, faça o seguinte: 
- 
-  * **Jogue os dados**; 
-  * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. 
-  * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor**. 
-  * **Some +1** para cada outro dado restante. 
-  * **Some bônus e penalidades**, caso existam. 
- 
-++++ Exemplo | 
-Meggan é uma //Batedora Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. Ela ganha um dado adicional em seu teste. 
- 
-Portanto, ela joga 5 dados, obtendo 2, 3, 6, 6 e 10. Os dados iguais a 6 e 10 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. 
-++++ 
- 
-O resultado é uma medida da //intensidade//, //eficiência// e //precisão// com que a Tarefa foi realizada. Baseie-se na tabela seguinte para interpretá-lo, e lembre-se que o Mestre do Jogo pode exigir um valor específico caso a ação seja mais fácil ou difícil: 
- 
-^ Resultado dos Dados ^     Dificuldade      ^ Resultado                                 ^ 
-|     menos que 0              N/A         | Falha e algo mais deu errado              | 
-|          0          |          N/A         | Falha completa                            | 
-|          1          |         Banal        | Falha, mas alguma coisa deu certo         | 
-|          2          |        Trivial       | Sucesso, mas algo deu errado              | 
-|          3          |         Média        | Sucesso Mínimo                            | 
-|          4          |        Difícil       | Sucesso Completo                          | 
-|          5          |     Muito Difícil    | Sucesso Completo e algo mais deu certo    | 
-|          6          | Extremamente Difícil | Sucesso Crítico e algo mais               | 
-|      7 ou mais      |   Quase Impossível   | Qualquer efeito espetacular               | 
- 
-===== Bônus e Penalidades ===== 
-Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns modificadores para representá-las. Bônus e penalidades são //sempre// acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, some-os todos ao resultado obtido nos dados. 
- 
-^         Dificuldade       ^ Modificador ^ 
-|     Extremamente Fácil    |     +3      | 
-|         Muito Fácil           +2      | 
-|            Fácil          |     +1      | 
-|            Normal              0      | 
-|           Difícil             -1      | 
-|        Muito Difícil      |     -2      | 
-|    Extremamente Difícil       -3      | 
-| Além da Capacidade Humana |  -4 ou mais | 
- 
-===== Buscando suas Forças ===== 
-Se você assim desejar, pode //Buscar suas Forças//: gaste 1 ponto de Energia, jogue novamente os dados //eliminados// anteriormente, e descarte mais uma vez todos os dados com resultado maior que 3. Cada dado restante é um //bônus de +1// á jogada principal. Você só pode Buscar suas Forças uma vez por teste, mas pode fazer isso mesmo se todos os dados tiverem sido eliminados na jogada original (nesse caso, considere a jogada inicial com resultado 0)! 
- 
-++++ Exemplo | 
-No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente os três dados eliminados. Ela obtém 2, 5 e 8. Os dados iguais a 5 e 8 são eliminados, e o dado restante dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 5. 
-++++ 
- 
-===== Conflitos ===== 
-Conflitos acontecem quando dois personagens tentam obter resultados antagônicos. Nesse caso, cada personagem faz o seu teste normalmente; quem obtiver o maior resultado é o vencedor. Cada personagem //pode// Buscar Forças caso o resultado não seja de seu agrado. Se houver empate, interprete o resultado como um impasse ou, se isso não for possível, jogue novamente até que uma decisão seja obtida. 
- 
-^ Margem de Sucesso ^ Resultado                              ^ 
-|                 | Vitória Marginal                       | 
-|                 | Vitória Completa                       | 
-|                 | Vitória Completa e algo mais deu certo | 
-|                 | Vitória Avassaladora                   | 
-|     5 ou mais     | Qualquer efeito espetacular            | 
- 
-++++ Exemplo | 
-Meggan tenta se esgueirar pelas sombras em uma ruela vigiada por um soldado. Sua Furtividade, com nível +2, se aplica exatamente a esse tipo de situação. Como é uma Tarefa que exige coordenação, seu Conceito de Elfa entra em efeito, e por ser uma ação furtiva, seu Conceito de Batedora também se aplica. Assim, ela joga 7 dados. 
- 
-O guarda, por sua vez, tem Habilidade de Percepção +1, e também ganha +1 por seu Conceito. Ele joga 5 dados no total. 
- 
-Meggan joga os dados e obtém 1, 1, 2, 5, 5, 9 e 9. Os dados iguais a 5 e 9 são eliminados, e o resultado é 4. Já o guarda obtém 1, 2, 9, 10 e 10; eliminando os dados iguais a 9 e 10, contabilizando os dados e seu Conceito, o resultado final é 3. Meggan, portanto, venceu o Conflito e passou pelo guarda sem ser notada. 
- 
-A margem de vitória, no entanto, foi de apenas 1 nível. O guarda é quase capaz de notar Meggan se esgueirando pelos cantos. Se o MJ quiser, pode adicionar alguma emoção ao resultado: por exemplo, Meggan demorou mais do que previa para vencer o obstáculo, e agora tem um pouco menos de tempo para continuar sua missão. 
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tarefas.1679074952.txt.gz · Última modificação: 2023/03/17 17:42 por jnalon