sistema:vitalidade
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
| sistema:vitalidade [2024/10/09 20:44] – Remoção de Recursos. jnalon | sistema:vitalidade [2025/10/27 12:45] (atual) – [Escolhendo Vitalidade] Adição de link. jnalon | ||
|---|---|---|---|
| Linha 16: | Linha 16: | ||
| ===== Escolhendo Vitalidade ===== | ===== Escolhendo Vitalidade ===== | ||
| - | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum Conceito proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema: | + | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum [[: |
| O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite. | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite. | ||
| Linha 23: | Linha 23: | ||
| ===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
| - | Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. De forma geral, a perda de Vitalidade recebe o nome de //Dano//. Você recebe | + | Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. A perda de Vitalidade recebe o nome de //Dano//, que você recebe por ferimentos em combate, em quedas, envenenamento, |
| * **Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[combate: | * **Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[combate: | ||
| * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, | * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, | ||
| * **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
| - | |||
| - | Ferimentos não são brincadeira, | ||
| - | |||
| - | * **3 pontos de Vitalidade, ele está // | ||
| - | * **2 pontos de Vitalidade, ele está // | ||
| - | * **1 ponto de Vitalidade, ele está // | ||
| - | |||
| - | Se um personagem sofre Dano maior que a Vitalidade atual, a Vitalidade é reduzida para 0, e o personagem está fora de ação e à beira da morte, e não pode realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. Se, após ser colocado fora de ação, o personagem receber 1 ou mais pontos de Dano, então o fim da linha chegou para ele (infelizmente, | ||
| Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | ||
| Linha 41: | Linha 33: | ||
| * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, | * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, | ||
| * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
| + | |||
| + | ==== Estado Crítico ==== | ||
| + | Ferimentos não são brincadeira, | ||
| + | |||
| + | Quando a Vitalidade do personagem chega a 0 pontos, ele está fora de ação -- incapacitado e incapaz de realizar qualquer tarefa até receber cuidados. Ainda não está morto, mas está extremamente vulnerável. Se sofrer mais um ****ponto de dano adicional enquanto estiver neste estado, seu personagem morre -- é triste, mas acontece. | ||
| + | |||
| + | Opcionalmente, | ||
| ---- | ---- | ||
| Linha 69: | Linha 68: | ||
| ++++ Condições | | ++++ Condições | | ||
| - | Você deve ter notado que [[: | + | Você deve ter notado que [[: |
| > **Exemplo: | > **Exemplo: | ||
sistema/vitalidade.1728506646.txt.gz · Última modificação: por jnalon
