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sistema:vitalidade

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 ===== Escolhendo Vitalidade ===== ===== Escolhendo Vitalidade =====
-Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum Conceito proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores.+Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum [[:sistema:conceitos|Conceito]] proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema:Poderes]], tecnologia ou objetos mágicos) possam afetar esses valores.
  
 O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite. O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite.
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 ===== Efeito em Jogo ===== ===== Efeito em Jogo =====
-Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. De forma geral, a perda de Vitalidade recebe o nome de //Dano//. Você recebe Dano por ferimentos em combate, em quedas, envenenamento, doenças, afogamento e mais uma série de outras situações:+Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. perda de Vitalidade recebe o nome de //Dano//, que você recebe por ferimentos em combate, em quedas, envenenamento, doenças, afogamento e mais uma série de outras situações:
  
   * **Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[combate:Combates Descritivos]] para maiores informações;   * **Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[combate:Combates Descritivos]] para maiores informações;
   * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, como quedas, choques, doenças ou veneno;   * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, como quedas, choques, doenças ou veneno;
   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.
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-Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar [[:sistema:condicoes|Condições]] que trazem algumas penalidades. Se seu personagem tem apenas: 
- 
-  * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Escoriado//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. 
-  * **2 pontos de Vitalidade, ele está //Ferido//**, e sofre penalidade de -2 nos testes. 
-  * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Lacerado//**, e sofre penalidade de -3 nos testes. 
- 
-Se um personagem sofre Dano maior que a Vitalidade atual, a Vitalidade é reduzida para 0, e o personagem está fora de ação e à beira da morte, e não pode realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. Se, após ser colocado fora de ação, o personagem receber 1 ou mais pontos de Dano, então o fim da linha chegou para ele (infelizmente, assim é a vida). Depende apenas do cenário e das condições do MJ se ele pode ser //trazido de volta à vida//. 
  
 Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras:
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   * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;   * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;
   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.
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 +==== Estado Crítico ====
 +Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar condições que trazem algumas penalidades. Assim como a Energia, a Vitalidade também limita a quantidade de dados que você pode rolar -- mas apenas em ações físicas. Isso inclui tarefas como esforço atlético, demonstrações de força ou combate. Nesses casos, você nunca pode rolar mais dados do que sua Vitalidade atual.
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 +Quando a Vitalidade do personagem chega a 0 pontos, ele está fora de ação -- incapacitado e incapaz de realizar qualquer tarefa até receber cuidados. Ainda não está morto, mas está extremamente vulnerável. Se sofrer mais um ****ponto de dano adicional enquanto estiver neste estado, seu personagem morre -- é triste, mas acontece.
 +
 +Opcionalmente, com a aprovação do MJ, você pode optar por sofrer uma sequela em decorrência de seus ferimentos: assuma um Conceito negativo que reflita a natureza do golpe fatal -- como a perda de um membro, dificuldades de percepção ou comunicação, ou ainda uma sequela psicológica, conforme melhor se encaixar na cena. Em troca, o personagem é estabilizado e não morrerá -- no entanto, permanece vulnerável, e caso sofra Dano novamente, o processo se repete.
  
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 +===== Seção do Criador =====
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 +++++ Condições |
 +Você deve ter notado que [[:sistema:energia|Energia]], [[:sistema:mente|Mente]] e Vitalidade se comportam de uma maneira bastante similar, não? Na verdade, as duas características são //Condições//, que representam formas de bem-estar ou deterioração. A ideia pode ser usada em outras situações.
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 +> **Exemplo:**\\ Você pode usar algo semelhante para representar a Sanidade de um personagem em um cenário de horror, ou a Energia Mística disponível para um Feiticeiro em um cenário de Fantasia típico. Em uma aventura //cyberpunk//, você pode incluir uma Condição para representar as barreiras virtuais nos implantes de um personagem.
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 +Criar uma Condição não é complicado: dê um nome para a característica que seja evocativo do que ela representa, e atribua a ela um certo número de pontos (a sugestão é utilizar 6 níveis). Você também precisa determinar como ela é perdida e recuperada. De resto, ela funciona como Vitalidade e Energia -- inclusive, se você quiser, com as mesmas penalidades.
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 +> **Exemplo:**\\ Um personagem em um cenário de horror tem 6 pontos de Sanidade. Quando ainda tem todos os seus pontos, o personagem está perfeitamente lúcido. No entanto, ao tomar contato com horrores indescritíveis, ele perde pontos de Sanidade, representando a perda de sua razão.
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 +> Ao tomar conhecimento da existência de algo que transcende a compreensão humana, o Mestre solicita ao personagem um teste de sua Força de Vontade. Se o personagem falhar, ele perde um ponto de Sanidade. A característica pode ser recuperada caso o personagem passe por algumas sessões de terapia, aconselhamento ou talvez meditação.
 +>
 +> Conforme sua condição se deteriora, ele se torna incapaz de reunir suas faculdades mentais para realizar Tarefas, o que significa que ele recebe penalidades -- as mesmas definidas para a Vitalidade, mas se aplicando apenas a Tarefas mentais.
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sistema/vitalidade.1726766576.txt.gz · Última modificação: por jnalon