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sistema:vitalidade

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sistema:vitalidade [2024/09/19 17:22] – Remoção de inconsistências. jnalonsistema:vitalidade [2024/10/09 20:44] (atual) – Remoção de Recursos. jnalon
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   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.
  
-Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar [[:sistema:condicoes|Condições]] que trazem algumas penalidades. Se seu personagem tem apenas:+Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar condições que trazem algumas penalidades. Se seu personagem tem apenas:
  
   * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Escoriado//**, e sofre penalidade de -1 nos testes.   * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Escoriado//**, e sofre penalidade de -1 nos testes.
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 +===== Seção do Criador =====
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 +++++ Condições |
 +Você deve ter notado que [[:sistema:energia|Energia]] e Vitalidade se comportam de uma maneira bastante similar, não? Na verdade, as duas características são //Condições//, que representam formas de bem-estar ou deterioração. A ideia pode ser usada em outras situações.
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 +> **Exemplo:**\\ Você pode usar algo semelhante para representar a Sanidade de um personagem em um cenário de horror, ou a Energia Mística disponível para um Feiticeiro em um cenário de Fantasia típico. Em uma aventura //cyberpunk//, você pode incluir uma Condição para representar as barreiras virtuais nos implantes de um personagem.
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 +Criar uma Condição não é complicado: dê um nome para a característica que seja evocativo do que ela representa, e atribua a ela um certo número de pontos (a sugestão é utilizar 6 níveis). Você também precisa determinar como ela é perdida e recuperada. De resto, ela funciona como Vitalidade e Energia -- inclusive, se você quiser, com as mesmas penalidades.
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 +> **Exemplo:**\\ Um personagem em um cenário de horror tem 6 pontos de Sanidade. Quando ainda tem todos os seus pontos, o personagem está perfeitamente lúcido. No entanto, ao tomar contato com horrores indescritíveis, ele perde pontos de Sanidade, representando a perda de sua razão.
 +>
 +> Ao tomar conhecimento da existência de algo que transcende a compreensão humana, o Mestre solicita ao personagem um teste de sua Força de Vontade. Se o personagem falhar, ele perde um ponto de Sanidade. A característica pode ser recuperada caso o personagem passe por algumas sessões de terapia, aconselhamento ou talvez meditação.
 +>
 +> Conforme sua condição se deteriora, ele se torna incapaz de reunir suas faculdades mentais para realizar Tarefas, o que significa que ele recebe penalidades -- as mesmas definidas para a Vitalidade, mas se aplicando apenas a Tarefas mentais.
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sistema/vitalidade.1726766576.txt.gz · Última modificação: 2024/09/19 17:22 por jnalon