sistema:vitalidade
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* **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
- | Ferimentos não são brincadeira, | + | Ferimentos não são brincadeira, |
- | * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Ferido//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. | + | * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Escoriado//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. |
- | * **2 pontos de Vitalidade, ele está //Muito Ferido//**, e sofre penalidade de -2 nos testes. | + | * **2 pontos de Vitalidade, ele está // |
- | * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Extremamente Ferido//**, e sofre penalidade de -3 nos testes. | + | * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Lacerado//**, e sofre penalidade de -3 nos testes. |
- | Se o personagem | + | Se um personagem |
Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | ||
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* **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, | * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, | ||
* **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
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- | ===== Evoluindo Vitalidade ===== | ||
- | De maneira geral, a Vitalidade não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, | ||
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Essa regra é realista — as coisas são assim na vida real. Mas, no ambiente do jogo, pode ser bastante frustrante para os jogadores, porque eles podem perder seus personagens por causa de detalhes das regras ou azar nos dados, e não como consequência de suas ações. Para evitar isso, opcionalmente, | Essa regra é realista — as coisas são assim na vida real. Mas, no ambiente do jogo, pode ser bastante frustrante para os jogadores, porque eles podem perder seus personagens por causa de detalhes das regras ou azar nos dados, e não como consequência de suas ações. Para evitar isso, opcionalmente, | ||
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+ | ++++ Um Personagem Precisa Morrer? | | ||
+ | Quando a Vitalidade do personagem atinge zero ou menos, ele está fora de ação. Qualquer situação que cause mesmo apenas um ponto de Dano nele -- seja de qual natureza for -- o personagem é declarado morto. Mas isso não precisa ser exatamente assim; é interessante você //dar opções// aos jogadores. | ||
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+ | Por exemplo, você pode permitir que o jogador escolha se o seu personagem deve morrer ou não. Apenas permita que ele decida -- é o personagem dele, não é necessário gastar Energia ou nenhum recurso. Se o jogador desejar manter o personagem vivo, manipule a situação no momento para que ele não receba mais Dano: os inimigos perdem o interesse nele, achando que ele já passou desta pra melhor; os feitiços não o atingem por conta de onde ele está caído, e assim por diante. Isso não significa que ele não precisa ser curado, apenas que ele está //tendo sorte// no momento. | ||
+ | |||
+ | Você pode fazer também com que o personagem sobreviva recebendo algum tipo de //trauma//, como um ferimento que não se cura nunca, um membro perdido, ou um gatilho emocional relacionado à situação que //quase// o levou à morte. | ||
+ | |||
+ | Por fim, você pode fazer com que o fim da Vitalidade não signifique exatamente //morte//, mas algo dependente do cenário. Em um ambiente // | ||
+ | |||
+ | De qualquer maneira, sempre dê aos personagens a possibilidade de sobreviver. É sempre um trauma significativo para o jogador perder seu personagem. | ||
++++ | ++++ | ||
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++++ Condições | | ++++ Condições | | ||
- | Você deve ter notado que [[: | + | Você deve ter notado que [[: |
> **Exemplo: | > **Exemplo: | ||
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> **Exemplo: | > **Exemplo: | ||
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- | > Ao tomar conhecimento da existência de algo que transcende a compreensão humana, o Mestre solicita ao personagem um [[: | + | > Ao tomar conhecimento da existência de algo que transcende a compreensão humana, o Mestre solicita ao personagem um teste de sua Força de Vontade. Se o personagem falhar, ele perde um ponto de Sanidade. A característica pode ser recuperada caso o personagem passe por algumas sessões de terapia, aconselhamento ou talvez meditação. |
- | + | > | |
- | Se você quiser facilitar, pode até mesmo associar os tipos de Vitalidade aos [[: | + | > Conforme sua condição se deteriora, ele se torna incapaz |
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- | * **Físico: | + | |
- | * **Coordenação: | + | |
- | * **Mente:** A capacidade de manter a lucidez. A Mente pode também ser alvo direto de ataques mágicos ou psiônicos. | + | |
- | * **Espírito: | + | |
- | * **Percepção: | + | |
- | * **Carisma: | + | |
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- | Cada um desses tipos pode ser adaptado | + | |
++++ | ++++ | ||
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sistema/vitalidade.1717094677.txt.gz · Última modificação: 2024/05/30 18:44 por jnalon