Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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sistema:vitalidade

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sistema:vitalidade [2024/05/16 18:42] – Remoção das Condições como Regra Opcional jnalonsistema:vitalidade [2024/10/09 20:44] (atual) – Remoção de Recursos. jnalon
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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-sistema-vitalidade.jpg) 
 +  metatag-description=(Scop RPG) 
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 ~~NOTOC~~ ~~NOTOC~~
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 ====== Vitalidade ====== ====== Vitalidade ======
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   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.
  
-Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode levar a algumas penalidades. Se seu personagem tem apenas:+Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar condições que trazem algumas penalidades. Se seu personagem tem apenas:
  
-  * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Ferido//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. +  * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Escoriado//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. 
-  * **2 pontos de Vitalidade, ele está //Muito Ferido//**, e sofre penalidade de -2 nos testes. +  * **2 pontos de Vitalidade, ele está //Ferido//**, e sofre penalidade de -2 nos testes. 
-  * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Extremamente Ferido//**, e sofre penalidade de -3 nos testes.+  * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Lacerado//**, e sofre penalidade de -3 nos testes.
  
-Se personagem sofrer Dano que reduza sua Vitalidade para 0 ou menosele está fora de ação e à beira da morte, e não pode realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. Se, após ser colocado fora de ação, o personagem receber 1 ou mais pontos de Dano, então o fim da linha chegou para ele (infelizmente, assim é a vida). Depende apenas do cenário e das condições do MJ se ele pode ser //trazido de volta à vida//.+Se um personagem sofre Dano maior que Vitalidade atual, a Vitalidade é reduzida para 0, e o personagem está fora de ação e à beira da morte, e não pode realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. Se, após ser colocado fora de ação, o personagem receber 1 ou mais pontos de Dano, então o fim da linha chegou para ele (infelizmente, assim é a vida). Depende apenas do cenário e das condições do MJ se ele pode ser //trazido de volta à vida//.
  
 Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras:
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   * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;   * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;
   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.
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-===== Evoluindo Vitalidade ===== 
-De maneira geral, a Vitalidade não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, isso acontece através de [[sistema:evolucao#anotações|treinamento]]. O jogador deve anunciar o que está fazendo para se tornar mais ativo. Se esse comportamento for seguido à risca, então ao final de cada sessão ele pode fazer uma Anotação a respeito de sua Vitalidade. Após quatro anotações, o MJ pode permitir que o nivel máximo de Vitalidade suba um nível. 
  
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 Essa regra é realista — as coisas são assim na vida real. Mas, no ambiente do jogo, pode ser bastante frustrante para os jogadores, porque eles podem perder seus personagens por causa de detalhes das regras ou azar nos dados, e não como consequência de suas ações. Para evitar isso, opcionalmente, você não precisa considerar essas penalidades. Isso tornará os combates mais épicos, mas ainda assim bastante perigosos. Essa regra é realista — as coisas são assim na vida real. Mas, no ambiente do jogo, pode ser bastante frustrante para os jogadores, porque eles podem perder seus personagens por causa de detalhes das regras ou azar nos dados, e não como consequência de suas ações. Para evitar isso, opcionalmente, você não precisa considerar essas penalidades. Isso tornará os combates mais épicos, mas ainda assim bastante perigosos.
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 +++++ Um Personagem Precisa Morrer? |
 +Quando a Vitalidade do personagem atinge zero ou menos, ele está fora de ação. Qualquer situação que cause mesmo apenas um ponto de Dano nele -- seja de qual natureza for -- o personagem é declarado morto. Mas isso não precisa ser exatamente assim; é interessante você //dar opções// aos jogadores.
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 +Por exemplo, você pode permitir que o jogador escolha se o seu personagem deve morrer ou não. Apenas permita que ele decida -- é o personagem dele, não é necessário gastar Energia ou nenhum recurso. Se o jogador desejar manter o personagem vivo, manipule a situação no momento para que ele não receba mais Dano: os inimigos perdem o interesse nele, achando que ele já passou desta pra melhor; os feitiços não o atingem por conta de onde ele está caído, e assim por diante. Isso não significa que ele não precisa ser curado, apenas que ele está //tendo sorte// no momento.
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 +Você pode fazer também com que o personagem sobreviva recebendo algum tipo de //trauma//, como um ferimento que não se cura nunca, um membro perdido, ou um gatilho emocional relacionado à situação que //quase// o levou à morte.
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 +Por fim, você pode fazer com que o fim da Vitalidade não signifique exatamente //morte//, mas algo dependente do cenário. Em um ambiente //cyberpunk//, sua mente foi simplesmente desconectada do corpo, e agora precisa ser conectada a um corpo diferente. Em um cenário cômico, como um baseado em desenhos animados, o personagem simplesmente fica desacordado por alguns minutos.
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 +De qualquer maneira, sempre dê aos personagens a possibilidade de sobreviver. É sempre um trauma significativo para o jogador perder seu personagem.
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 +===== Seção do Criador =====
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 +++++ Condições |
 +Você deve ter notado que [[:sistema:energia|Energia]] e Vitalidade se comportam de uma maneira bastante similar, não? Na verdade, as duas características são //Condições//, que representam formas de bem-estar ou deterioração. A ideia pode ser usada em outras situações.
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 +> **Exemplo:**\\ Você pode usar algo semelhante para representar a Sanidade de um personagem em um cenário de horror, ou a Energia Mística disponível para um Feiticeiro em um cenário de Fantasia típico. Em uma aventura //cyberpunk//, você pode incluir uma Condição para representar as barreiras virtuais nos implantes de um personagem.
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 +Criar uma Condição não é complicado: dê um nome para a característica que seja evocativo do que ela representa, e atribua a ela um certo número de pontos (a sugestão é utilizar 6 níveis). Você também precisa determinar como ela é perdida e recuperada. De resto, ela funciona como Vitalidade e Energia -- inclusive, se você quiser, com as mesmas penalidades.
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 +> **Exemplo:**\\ Um personagem em um cenário de horror tem 6 pontos de Sanidade. Quando ainda tem todos os seus pontos, o personagem está perfeitamente lúcido. No entanto, ao tomar contato com horrores indescritíveis, ele perde pontos de Sanidade, representando a perda de sua razão.
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 +> Ao tomar conhecimento da existência de algo que transcende a compreensão humana, o Mestre solicita ao personagem um teste de sua Força de Vontade. Se o personagem falhar, ele perde um ponto de Sanidade. A característica pode ser recuperada caso o personagem passe por algumas sessões de terapia, aconselhamento ou talvez meditação.
 +>
 +> Conforme sua condição se deteriora, ele se torna incapaz de reunir suas faculdades mentais para realizar Tarefas, o que significa que ele recebe penalidades -- as mesmas definidas para a Vitalidade, mas se aplicando apenas a Tarefas mentais.
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sistema/vitalidade.1715884945.txt.gz · Última modificação: 2024/05/16 18:42 por jnalon