sistema:vitalidade
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
sistema:vitalidade [2024/04/01 19:36] – Adição de tipos de Vitalidade. jnalon | sistema:vitalidade [2024/10/09 20:44] (atual) – Remoção de Recursos. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | {{htmlmetatags> | + | {{htmlmetatags> |
+ | metatag-description=(Scop RPG) | ||
+ | metatag-og: | ||
+ | }} | ||
~~NOTOC~~ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | {{ images: | ||
====== Vitalidade ====== | ====== Vitalidade ====== | ||
Linha 24: | Linha 29: | ||
* **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
- | Ferimentos não são brincadeira, | + | Ferimentos não são brincadeira, |
- | * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Ferido//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. | + | * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Escoriado//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. |
- | * **2 pontos de Vitalidade, ele está //Muito Ferido//**, e sofre penalidade de -2 nos testes. | + | * **2 pontos de Vitalidade, ele está // |
- | * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Extremamente Ferido//**, e sofre penalidade de -3 nos testes. | + | * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Lacerado//**, e sofre penalidade de -3 nos testes. |
- | Se o personagem | + | Se um personagem |
Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | ||
Linha 36: | Linha 41: | ||
* **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, | * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, | ||
* **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
- | |||
- | ---- | ||
- | |||
- | ===== Evoluindo Vitalidade ===== | ||
- | De maneira geral, a Vitalidade não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir que um personagem aumente o seu Limite Máximo na característica. Normalmente, | ||
---- | ---- | ||
Linha 52: | Linha 52: | ||
++++ | ++++ | ||
- | ---- | + | ++++ Um Personagem Precisa Morrer? | |
+ | Quando a Vitalidade do personagem atinge zero ou menos, ele está fora de ação. Qualquer situação que cause mesmo apenas um ponto de Dano nele -- seja de qual natureza for -- o personagem é declarado morto. Mas isso não precisa ser exatamente assim; é interessante você //dar opções// aos jogadores. | ||
- | ===== Seção do Criador ===== | + | Por exemplo, você pode permitir que o jogador escolha se o seu personagem deve morrer ou não. Apenas permita que ele decida -- é o personagem dele, não é necessário gastar Energia ou nenhum recurso. Se o jogador desejar manter o personagem vivo, manipule a situação no momento para que ele não receba mais Dano: os inimigos perdem o interesse nele, achando que ele já passou desta pra melhor; os feitiços não o atingem por conta de onde ele está caído, e assim por diante. Isso não significa que ele não precisa ser curado, apenas que ele está //tendo sorte// no momento. |
- | ++++ Outros Tipos de Vitalidade | | + | Você pode fazer também com que o personagem sobreviva recebendo algum tipo de //trauma//, como um ferimento que não se cura nunca, um membro perdido, ou um gatilho emocional relacionado à situação |
- | Você deve ter notado | + | |
- | Para isso, basta criar a característica e atribuir | + | Por fim, você pode fazer com que o fim da Vitalidade não signifique exatamente //morte//, mas algo dependente do cenário. Em um ambiente // |
- | > **Exemplo: | + | De qualquer maneira, sempre dê aos personagens |
- | > | + | ++++ |
- | > Sanidade é uma característica mental, então, personagens com poucos pontos nessa característica recebem penalidade em Tarefas Mentais. Se o seu cenário permitir, pode ser possível recuperar alguns pontos com sessões de análise ou meditação. | + | |
- | Se você quiser facilitar, pode até mesmo associar os tipos de Vitalidade aos [[: | + | ---- |
- | * **Físico: | + | ===== Seção do Criador ===== |
- | * **Coordenação: | + | |
- | * **Mente:** A capacidade de manter a lucidez. A Mente pode também ser alvo direto de ataques mágicos ou psiônicos. | + | |
- | * **Espírito: | + | |
- | * **Percepção: | + | |
- | * **Carisma: | + | |
- | Cada um desses tipos pode ser adaptado a diversas | + | ++++ Condições | |
+ | Você deve ter notado que [[: | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo: | ||
+ | |||
+ | Criar uma Condição não é complicado: dê um nome para a característica que seja evocativo do que ela representa, e atribua a ela um certo número de pontos (a sugestão é utilizar 6 níveis). Você também precisa determinar como ela é perdida e recuperada. De resto, ela funciona como Vitalidade e Energia -- inclusive, se você quiser, com as mesmas penalidades. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo:**\\ Um personagem | ||
+ | > | ||
+ | > Ao tomar conhecimento da existência de algo que transcende a compreensão humana, o Mestre solicita ao personagem um teste de sua Força de Vontade. Se o personagem falhar, ele perde um ponto de Sanidade. A característica pode ser recuperada caso o personagem passe por algumas sessões de terapia, aconselhamento ou talvez meditação. | ||
+ | > | ||
+ | > Conforme sua condição se deteriora, ele se torna incapaz de reunir suas faculdades mentais para realizar Tarefas, o que significa que ele recebe penalidades | ||
++++ | ++++ | ||
- | + |
sistema/vitalidade.1712000181.txt.gz · Última modificação: 2024/04/01 19:36 por jnalon