sistema:vitalidade
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| sistema:vitalidade [2024/04/01 19:36] – Adição de tipos de Vitalidade. jnalon | sistema:vitalidade [2025/10/27 12:45] (atual) – [Escolhendo Vitalidade] Adição de link. jnalon | ||
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| + | metatag-description=(Scop RPG) | ||
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| ====== Vitalidade ====== | ====== Vitalidade ====== | ||
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| ===== Escolhendo Vitalidade ===== | ===== Escolhendo Vitalidade ===== | ||
| - | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum Conceito proveja alguns pontos a mais ou a menos, e situações de jogo (como [[sistema: | + | Não existem opções nesse caso: cada personagem inicia o jogo com 6 pontos de Vitalidade, embora o MJ possa decidir que algum [[: |
| O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite. | O valor inicial é o seu //Limite Máximo//: independente do que aconteça durante as aventuras, você nunca recuperará pontos de Energia além do Limite. | ||
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| ===== Efeito em Jogo ===== | ===== Efeito em Jogo ===== | ||
| - | Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. De forma geral, a perda de Vitalidade recebe o nome de //Dano//. Você recebe | + | Você não tem controle direto sobre sua Vitalidade: ela varia para cima ou para baixo dependendo de suas ações durante o jogo. A perda de Vitalidade recebe o nome de //Dano//, que você recebe por ferimentos em combate, em quedas, envenenamento, |
| * **Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[combate: | * **Para cada golpe recebido em combate, o personagem sofre uma determinada quantidade de Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[combate: | ||
| * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, | * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, | ||
| * **Alguns [[sistema: | * **Alguns [[sistema: | ||
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| - | Ferimentos não são brincadeira, | ||
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| - | * **3 pontos de Vitalidade, ele está // | ||
| - | * **2 pontos de Vitalidade, ele está //Muito Ferido//**, e sofre penalidade de -2 nos testes. | ||
| - | * **1 ponto de Vitalidade, ele está // | ||
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| - | Se o personagem sofrer Dano que reduza sua Vitalidade para 0 ou menos, ele está fora de ação e à beira da morte, e não pode realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. Se, após ser colocado fora de ação, o personagem receber 1 ou mais pontos de Dano, então o fim da linha chegou para ele (infelizmente, | ||
| Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: | ||
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| * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas. | ||
| - | ---- | + | ==== Estado Crítico ==== |
| + | Ferimentos não são brincadeira, | ||
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| + | Quando a Vitalidade do personagem chega a 0 pontos, ele está fora de ação | ||
| - | ===== Evoluindo Vitalidade ===== | + | Opcionalmente, com a aprovação do MJ, você pode optar por sofrer uma sequela em decorrência de seus ferimentos: assuma um Conceito negativo |
| - | De maneira geral, a Vitalidade não evolui, mas essa é um restrição fraca. Se o MJ assim desejar, pode permitir | + | |
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| Linha 52: | Linha 51: | ||
| ++++ | ++++ | ||
| - | ---- | + | ++++ Um Personagem Precisa Morrer? | |
| + | Quando a Vitalidade do personagem atinge zero ou menos, ele está fora de ação. Qualquer situação que cause mesmo apenas um ponto de Dano nele -- seja de qual natureza for -- o personagem é declarado morto. Mas isso não precisa ser exatamente assim; é interessante você //dar opções// aos jogadores. | ||
| - | ===== Seção do Criador ===== | + | Por exemplo, você pode permitir que o jogador escolha se o seu personagem deve morrer ou não. Apenas permita que ele decida -- é o personagem dele, não é necessário gastar Energia ou nenhum recurso. Se o jogador desejar manter o personagem vivo, manipule a situação no momento para que ele não receba mais Dano: os inimigos perdem o interesse nele, achando que ele já passou desta pra melhor; os feitiços não o atingem por conta de onde ele está caído, e assim por diante. Isso não significa que ele não precisa ser curado, apenas que ele está //tendo sorte// no momento. |
| - | ++++ Outros Tipos de Vitalidade | | + | Você pode fazer também com que o personagem sobreviva recebendo algum tipo de //trauma//, como um ferimento que não se cura nunca, um membro perdido, ou um gatilho emocional relacionado à situação |
| - | Você deve ter notado | + | |
| - | Para isso, basta criar a característica e atribuir | + | Por fim, você pode fazer com que o fim da Vitalidade não signifique exatamente //morte//, mas algo dependente do cenário. Em um ambiente // |
| - | > **Exemplo: | + | De qualquer maneira, sempre dê aos personagens |
| - | > | + | ++++ |
| - | > Sanidade é uma característica mental, então, personagens com poucos pontos nessa característica recebem penalidade em Tarefas Mentais. Se o seu cenário permitir, pode ser possível recuperar alguns pontos com sessões de análise ou meditação. | + | |
| - | Se você quiser facilitar, pode até mesmo associar os tipos de Vitalidade aos [[: | + | ---- |
| - | * **Físico: | + | ===== Seção do Criador ===== |
| - | * **Coordenação: | + | |
| - | * **Mente:** A capacidade de manter a lucidez. A Mente pode também ser alvo direto de ataques mágicos ou psiônicos. | + | |
| - | * **Espírito: | + | |
| - | * **Percepção: | + | |
| - | * **Carisma: | + | |
| - | Cada um desses tipos pode ser adaptado a diversas | + | ++++ Condições | |
| + | Você deve ter notado que [[: | ||
| + | |||
| + | > **Exemplo: | ||
| + | |||
| + | Criar uma Condição não é complicado: dê um nome para a característica que seja evocativo do que ela representa, e atribua a ela um certo número de pontos (a sugestão é utilizar 6 níveis). Você também precisa determinar como ela é perdida e recuperada. De resto, ela funciona como Vitalidade e Energia -- inclusive, se você quiser, com as mesmas penalidades. | ||
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| + | > **Exemplo:**\\ Um personagem | ||
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| + | > Ao tomar conhecimento da existência de algo que transcende a compreensão humana, o Mestre solicita ao personagem um teste de sua Força de Vontade. Se o personagem falhar, ele perde um ponto de Sanidade. A característica pode ser recuperada caso o personagem passe por algumas sessões de terapia, aconselhamento ou talvez meditação. | ||
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| + | > Conforme sua condição se deteriora, ele se torna incapaz de reunir suas faculdades mentais para realizar Tarefas, o que significa que ele recebe penalidades | ||
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sistema/vitalidade.1712000181.txt.gz · Última modificação: por jnalon
