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sistema:vitalidade

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sistema:vitalidade [2025/07/12 19:34] – [Efeito em Jogo] Melhorias no texto. jnalonsistema:vitalidade [2025/09/13 20:54] (atual) – Modificação da ação das penalidades. jnalon
Linha 28: Linha 28:
   * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, como quedas, choques, doenças ou veneno;   * **A Vitalidade é perdida no resultado de intervenções físicas bruscas ou violentas**, como quedas, choques, doenças ou veneno;
   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.   * **Alguns [[sistema:Poderes]] podem requerer o uso da Vitalidade,** especialmente quando o personagem já está bastante enfraquecido.
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-Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar condições que trazem algumas penalidades. Se seu personagem tem apenas: 
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-  * **3 pontos de Vitalidade, ele está //Escoriado//**, e sofre penalidade de -1 nos testes. 
-  * **2 pontos de Vitalidade, ele está //Ferido//**, e sofre penalidade de -2 nos testes. 
-  * **1 ponto de Vitalidade, ele está //Lacerado//**, e sofre penalidade de -3 nos testes. 
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-Se um personagem sofre Dano maior que a Vitalidade atual, a Vitalidade é reduzida para 0, e o personagem está fora de ação e à beira da morte, e não pode realizar nenhuma ação, nem mesmo se mover. Se, após ser colocado fora de ação, o personagem receber 1 ou mais pontos de Dano, então o fim da linha chegou para ele (infelizmente, assim é a vida). Depende apenas do cenário e das condições do MJ se ele pode ser //trazido de volta à vida//. 
  
 Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras: Recuperar a Vitalidade pode ser complicado, pois exige tratamento e cuidados —- ainda mais se o personagem estiver bastante Ferido. Mas existem algumas maneiras:
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   * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;   * **Se o personagem estiver sob cuidados médicos,** podendo descansar e sem realizar tarefas extenuantes, ele recupera 1 ponto de Vitalidade por dia;
   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.   * **Magias de cura e/ou cuidados médicos (se existirem no cenário)** podem recuperar vários pontos de Vitalidade do personagem em alguns minutos ou horas.
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 +==== Estado Crítico ====
 +Ferimentos não são brincadeira, e podem afetar a eficiência do seu personagem. A perda de Vitalidade pode causar condições que trazem algumas penalidades. Assim como a Energia, a Vitalidade também limita a quantidade de dados que você pode rolar -- mas apenas em ações físicas. Isso inclui tarefas como esforço atlético, demonstrações de força ou combate. Nesses casos, você nunca pode rolar mais dados do que sua Vitalidade atual.
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 +Quando a Vitalidade do personagem chega a 0 pontos, ele está fora de ação -- incapacitado e incapaz de realizar qualquer tarefa até receber cuidados. Ainda não está morto, mas está extremamente vulnerável. Se sofrer mais um ****ponto de dano adicional enquanto estiver neste estado, seu personagem morre -- é triste, mas acontece.
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 +Opcionalmente, com a aprovação do MJ, você pode optar por sofrer uma sequela em decorrência de seus ferimentos: assuma um Conceito negativo que reflita a natureza do golpe fatal -- como a perda de um membro, dificuldades de percepção ou comunicação, ou ainda uma sequela psicológica, conforme melhor se encaixar na cena. Em troca, o personagem é estabilizado e não morrerá -- no entanto, permanece vulnerável, e caso sofra Dano novamente, o processo se repete.
  
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sistema/vitalidade.txt · Última modificação: 2025/09/13 20:54 por jnalon