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sistema:variacoes_de_tarefas

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-Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal. Estabeleça uma dificuldade para a Tarefa auxiliar, e utilize a margem de sucesso como bônus ou penalidade à ação afetada. O MJ decide se os modificadores se aplicarão à quantidade de dados jogada na Tarefa Principal ou no resultado dos dados.+Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal:
  
-Não é recomendável que o modificador seja menor que -1 ou maior que 3mas o MJ pode relaxar essa condição para permitir resultados épicosNormalmente, a dificuldade para uma Tarefa bem realizada é 4 -- considere tabela abaixo para determinar o modificador.+  * **Realize a Tarefa Auxiliar normalmente**com uma dificuldade definida pelo MJ (geralmente 2). 
 +  * **Determine o Nível de Sucesso** da tarefa auxiliar. 
 +  * **Use o resultado como modificador** para a quantidade de Dados de Apoio para a Tarefa principal. Alternativamente, o MJ pode aplicar o modificador diretamente ao Nível de Sucesso da ação principal (por exemplo, para tarefas muito abstratas ou simbólicas).
  
-^  Resultado dos Dados  ^  Modificador +Considere a tabela abaixo para determinar o modificador. Se o MJ quiser restringir ainda mais o efeito da jogada auxiliar, o modificador pode ser ainda mais restrito a valores de -1, 0 ou 1, como na terceira coluna da tabela: 
-|       ou menos      |       -1      | + 
-|                     |        0      | +^  Resultado dos Dados  ^  Modificador   Modificador Restrito  ^ 
-|                     |       +1      | +|       ou menos      |       -1      |            -1          
-|                     |       +2      | +|                     |        0      |                      
-|        ou mais      |       +3      |+|                     |       +1      |            +1          
 +|                     |       +2      |            +1          
 +|        ou mais      |       +3      |            +1          |
  
 ---- ----
  
 ===== Cooperação ===== ===== Cooperação =====
-É natural que, em diversas situações, algumas Tarefas pareçam complicadas demais e os personagens desejem cooperar entre si. Existem, basicamente, duas formas como isso pode acontecer: na primeira delas, em uma tarefa complicada, cada personagem realiza //uma parte// do trabalho, trabalhando de maneira independente um do outro, e seus testes são feitos separadamente. A Tarefa estará completada quando todos os personagens forem bem sucedidos em seus testes.+É natural que, em diversas situações, algumas Tarefas pareçam complicadas demais e os personagens desejem cooperar entre si. Existem várias formas como isso pode acontecer
 + 
 +==== Trabalho em Etapas ==== 
 +Na primeira delas cada personagem realiza //uma parte// do trabalho de maneira independente um do outro
 + 
 +  * **O MJ cria um Contador de Etapas** que representem cada parte do trabalho. 
 +  * **Cada personagem realiza seu próprio teste**, com base na parte da tarefa que está assumindousando Conceitos Habilidades relevantes. 
 +  * tarefa será considerada concluída somente **quando todos os testes forem bem-sucedidos.** 
 +  * Se algum teste falhar, a tarefa ainda pode ser concluída, mas **será necessário repetir ou refazer a etapa falha**, ou lidar com consequências narrativas (a critério do MJ).
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 ++++ ++++
  
-Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. Nesse caso, todos os jogadores fazem um teste da mesma Habilidade e dos Conceitos relevantes. O resultado final é a soma dos resultados obtidos por cada personagem individualmenteSe resultado final for maior que a dificuldade da tarefa, então o grupo foi bem sucedido.+==== Esforço Coletivo ==== 
 +Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. 
 + 
 +  * Todos os personagens envolvidos fazem **um teste da mesma Habilidade**, aplicando também os Conceitos relevantes. 
 +  * Some os [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|Níveis de Sucesso]] obtidos por cada personagem (ignorando falhas completas). 
 +  * **Compare total com a dificuldade** da tarefa coletiva definida pelo MJ.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que a dificuldade, devida ao tamanho da pedraé 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes:+Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou seja, a dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso).
  
-  * Nghar joga dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 2, 3 e 8o ponto de partida é 4. +  * Nghar joga dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado de Base) 2então o ponto de partida é 4. 
-  * Kaylee joga seus dados e obtém 27. Ela contribui com +2 ao resultado. +  * Kaylee é uma //feiticeira//, que tem penalidades em ações de força. Então, ela joga apenas um dado, e consegue 2. Ela contribui com +2 ao resultado. 
-  * Meggan obtém 68, e ela não foi capaz de ajudar. +  * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado de Base com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. 
-  * Por fim, Lukah joga seus dados e obtém 3, 5 e 6, o que dá um bônus de +3 ao resultado final.+  * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado de Base, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final.
  
-O resultado até o momento é igual a 10, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar suas Forças]], mas o MJ preferiu determinar [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|sucesso parcial]], e que a rocha permite a passagem de apenas uma pessoa se esgueirando lentamente pelo espaço livre. Ele anota isso, pois pode ser importante se os personagens precisarem fazer uma saída às pressas.+O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar suas Forças]], mas o MJ preferiu determinar [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|sucesso parcial]], e que a rocha permite a passagem de apenas uma pessoa se esgueirando lentamente pelo espaço livre. Ele anota isso, pois pode ser importante se os personagens precisarem fazer uma saída às pressas
 +++++ 
 + 
 +==== Trabalho Coordenado ==== 
 +Quando há um personagem claramente no comando de uma tarefa e os demais apenas o auxiliam, a ação pode ser resolvida com um único teste, feito pelo coordenador, com a ajuda dos outros. 
 + 
 +  * Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**. 
 +  * **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes. 
 +  * **O coordenador realiza o teste**, usando seu Dado de Base e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes. 
 +  * **O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum**. 
 + 
 +++++ Exemplo | 
 +Dr. Helmann é um //Artífice// trabalhando em seu último mecanismo com o auxílio de seus dois assistentes. O Conceito de dr. Helmann dá a ele um Dado de Apoio, e ele tem Tecnologia em nível +3. Cada um de seus ajudantes tem Tecnologia em nível +1, portanto dr. Helmann recebe +2 Dados de Apoio, jogando o Dado de Base e 6 Dados de Apoio no total. 
 + 
 +No teste, o Dado de Base resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse. 
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 + 
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 + 
 +===== Tarefa Conjunta ===== 
 +Quando todos os personagens tentam realizar separadamente Tarefas idênticas, o MJ pode fazer uma única jogada representando o esforço de todos ao mesmo tempo. Isso é bastante útil para resolver ações de personagens coadjuvantes de modo ágil. 
 + 
 +  * **Escolha um personagem para representar a tarefa**, com base em Habilidades e Conceitos adequados. 
 +    * **Se um fracasso individual coloca todo o grupo em risco**, use o personagem com menos dados. 
 +    * **Se um sucesso individual for suficiente para beneficiar o grupo todo**, use o personagem com mais dados. 
 +  * **Faça um único teste**, usando os dados desse personagem. 
 +  * **O resultado se aplica a todos os personagens envolvidos**, seja sucesso ou fracasso. 
 + 
 +Como sempre, é possível gastar Energia para melhorar resultados. Qualquer um dos personagens envolvidos pode [[:sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar as Forças]] e, a critério do MJ, diferentes personagens podem combinar Energias para jogar novamente todos os dados falhos. 
 + 
 +++++ Exemplo | 
 +O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, e o MJ decide resolver isso como uma Tarefa Conjunta. Meggan é muito boa com Ações Furtivas, mas se qualquer outro dos personagens for notado, ela também vai ser descoberta. Dos personagens do grupo, Nghar e Kaylee jogam apenas o Dado de Base nesse tipo de Tarefa, então essa é a quantidade que os jogadores devem lançar. 
 + 
 +Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, e se um deles notar algo suspeito, dará o alarme aos outros. O Conceito de Guarda normalmente garante um dado adicional em situações desse tipo, e entre o pelotão há um especialmente perceptivo, que joga 3 dados. 
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 +Os jogadores lançam seu dado e obtém 1, que é o seu resultado final. Os vigias obtém 3, 4, e 4, resultando em 3. O alarme é dado, e o grupo está em maus lençóis.
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 Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: não é algo que se faça imediatamente, cada passo exige planejamento e cuidado, e um pequeno erro pode causar um desastre. Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: não é algo que se faça imediatamente, cada passo exige planejamento e cuidado, e um pequeno erro pode causar um desastre.
  
-Há duas formas de lidar com a Tarefana primeira delas, a Tarefa é subdividida em várias //etapas diferentes//, cada uma com sua própria dificuldade, que devem ser concluídas com sucesso para que a ação chegue ao final.+Nesses casos, use um Contador de Progresso: 
 + 
 +  * **O MJ define um Contador** com um número de espaços que representa complexidade ou duração da tarefa. 
 +  * **O personagem realiza testes apropriados à ação**. 
 +  * A cada sucesso, **marque um espaço no Contador**. 
 +  * A tarefa é considerada concluída quando **todos os espaços forem preenchidos**.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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   - Determinar qual a peça com defeito;   - Determinar qual a peça com defeito;
   - Remover a peça e colocar uma nova.   - Remover a peça e colocar uma nova.
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 +O MJ cria um Contador para representar cada uma das etapas dessa tarefa. 
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-No outro caso, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias //etapas semelhantes//. O personagem faz uma série de testes em sequência e soma os resultados.+Em outros casos, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias //etapas semelhantes//. 
 + 
 +  * **MJ cria um Contador de Progresso**, com um número de espaços proporcional à extensão da tarefa. 
 +  * **O personagem realiza testes repetidos com a Habilidade apropriada.** 
 +  * A cada teste, **marque um número de espaços igual ao Nível de Sucesso.** 
 +  * A tarefa é concluída quando o Contador estiver completo.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 7o que não é possível em um teste apenas, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah pode acumular os resultados de testes seguidos, envolvendo a Habilidade de Escalada. Lukah não conhece a Habilidademas argumenta que seu Conceito de Bardo já fez com que ele subisse alguns muros anteriormente; o MJ concorda e permite o teste com um dado adicional. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 a cada tentativa:+Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas +1, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 dado a cada tentativa -- então Lukah joga apenas o Dado de Base:
  
-  - Na primeira jogada, Lukah obtém 3, 4 e 5. Ele elimina 5, e levando em consideração a penalidade, o valor inicial é 4+  - Na primeira jogada, Lukah obtém 3MJ marca 3 caixas de seu Contador
-  - Na segunda etapa, ele joga os dados, resultando em 2, 6 e 6, o que concede um bônus de +1O resultado acumulado é 5; +  - Na segunda etapa, ele joga o dado, resultando em 2; mais duas caixas são marcadas
-  - Na terceira jogada, os dados são 1, 6, 6. Lukah ficou parado por alguns minutos procurando pontos de apoio. +  - Na terceira jogada, o resultado é 5 o dado é eliminado; Lukah ficou parado por alguns minutos procurando pontos de apoio. 
-  - A quarta jogada tem resultado 29, ou seja, mais um bônus de +1. Ele alcançou uma altura equivalente a 6 níveis. Como há o risco da guarda da cidade chegar em poucos segundos, Lukah resolve [[sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar Suas Forças]], jogando os dado eliminados e obtendo 3 e 6, o que aumenta seu bonus em +1. Com isso, ele atinge o alto do muro.+  - A quarta jogada tem resultado 3. O MJ marca 8 caixas, e Lukah atinge o alto do muro.
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 +Em ambos os casos, o MJ deve analisar a situação no caso de falhas. Os resultados falhos podem interromper o progresso temporariamente, zerar o contador ou gerar consequências narrativas.
  
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sistema/variacoes_de_tarefas.1703860135.txt.gz · Última modificação: 2023/12/29 14:28 por 216.244.66.234