sistema:variacoes_de_tarefas
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
sistema:variacoes_de_tarefas [2023/06/27 13:55] – removida - edição externa (Unknown date) 127.0.0.1 | sistema:variacoes_de_tarefas [2025/07/13 14:13] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | {{htmlmetatags> | ||
+ | ~~NOTOC~~ | ||
+ | |||
+ | ====== Variações na Resolução de Tarefas ====== | ||
+ | Os jogadores certamente terão algumas ideias diferentes para resolverem problemas: cooperando entre si, ou tentando combinações que não estão previstas na resolução simples de [[sistema: | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Bônus para Outra Tarefa ===== | ||
+ | Em algumas situações, | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Alguns exemplos de situações assim: | ||
+ | |||
+ | * Um atirador de elite passa algum tempo mirando em seu alvo. O MJ determina que fazer a mira é uma Tarefa que auxilia o disparo, que é a Ação principal. | ||
+ | * Um mago cria uma barreira protetora em torno de si, que evita que ele receba golpes muito fortes, o que afeta o ataque realizado contra ele. | ||
+ | * Um guerreiro bloqueia o golpe desferido contra um de seus companheiros. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Sempre que isso ocorrer, faça um teste para determinar qual modificador será aplicado à Tarefa principal: | ||
+ | |||
+ | * **Realize a Tarefa Auxiliar normalmente**, | ||
+ | * **Determine o Nível de Sucesso** da tarefa auxiliar. | ||
+ | * **Use o resultado como modificador** para a quantidade de Dados de Apoio para a Tarefa principal. Alternativamente, | ||
+ | |||
+ | Considere a tabela abaixo para determinar o modificador. Se o MJ quiser restringir ainda mais o efeito da jogada auxiliar, o modificador pode ser ainda mais restrito a valores de -1, 0 ou 1, como na terceira coluna da tabela: | ||
+ | |||
+ | ^ Resultado dos Dados ^ Modificador | ||
+ | | 1 ou menos | | ||
+ | | | ||
+ | | | ||
+ | | | ||
+ | | 5 ou mais | | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Cooperação ===== | ||
+ | É natural que, em diversas situações, | ||
+ | |||
+ | ==== Trabalho em Etapas ==== | ||
+ | Na primeira delas cada personagem realiza //uma parte// do trabalho de maneira independente um do outro: | ||
+ | |||
+ | * **O MJ cria um Contador de Etapas** que representem cada parte do trabalho. | ||
+ | * **Cada personagem realiza seu próprio teste**, com base na parte da tarefa que está assumindo, usando Conceitos e Habilidades relevantes. | ||
+ | * A tarefa será considerada concluída somente **quando todos os testes forem bem-sucedidos.** | ||
+ | * Se algum teste falhar, a tarefa ainda pode ser concluída, mas **será necessário repetir ou refazer a etapa falha**, ou lidar com consequências narrativas (a critério do MJ). | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | A nave espacial de um grupo de contrabandistas foi danificada em uma tentativa de escape de um planetoide altamente vigiado. Para realizar o conserto, diversas tarefas diferentes precisam ser executadas: | ||
+ | |||
+ | * A navegadora precisa recalibrar os mapas. | ||
+ | * O mecânico precisa retificar os motores, que foram atingidos, e substituir algumas peças. | ||
+ | * O médico precisa recuperar a saúde do piloto, que sofreu uma concussão durante o combate. | ||
+ | * A capitã da nave deve ir até o mercado negro para adquirir as peças sem chamar a atenção. | ||
+ | |||
+ | A tarefa estará concluída quando todos os personagens forem bem sucedidos em sua parte. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Esforço Coletivo ==== | ||
+ | Em outros casos, todos os personagens se empenham na mesma atividade (como levantar uma rocha ou realizar um ritual mágico, por exemplo) — uma tarefa complexa ou extenuante que exige vencer uma dificuldade muito alta. | ||
+ | |||
+ | * Todos os personagens envolvidos fazem **um teste da mesma Habilidade**, | ||
+ | * Some os [[: | ||
+ | * **Compare o total com a dificuldade** da tarefa coletiva definida pelo MJ. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que o tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou seja, a dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso). | ||
+ | |||
+ | * Nghar joga 2 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado de Base) e 2, então o ponto de partida é 4. | ||
+ | * Kaylee é uma // | ||
+ | * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado de Base com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. | ||
+ | * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado de Base, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final. | ||
+ | |||
+ | O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema: | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ==== Trabalho Coordenado ==== | ||
+ | Quando há um personagem claramente no comando de uma tarefa e os demais apenas o auxiliam, a ação pode ser resolvida com um único teste, feito pelo coordenador, | ||
+ | |||
+ | * Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**. | ||
+ | * **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes. | ||
+ | * **O coordenador realiza o teste**, usando seu Dado de Base e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes. | ||
+ | * **O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum**. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Dr. Helmann é um // | ||
+ | |||
+ | No teste, o Dado de Base resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Tarefa Conjunta ===== | ||
+ | Quando todos os personagens tentam realizar separadamente Tarefas idênticas, o MJ pode fazer uma única jogada representando o esforço de todos ao mesmo tempo. Isso é bastante útil para resolver ações de personagens coadjuvantes de modo ágil. | ||
+ | |||
+ | * **Escolha um personagem para representar a tarefa**, com base em Habilidades e Conceitos adequados. | ||
+ | * **Se um fracasso individual coloca todo o grupo em risco**, use o personagem com menos dados. | ||
+ | * **Se um sucesso individual for suficiente para beneficiar o grupo todo**, use o personagem com mais dados. | ||
+ | * **Faça um único teste**, usando os dados desse personagem. | ||
+ | * **O resultado se aplica a todos os personagens envolvidos**, | ||
+ | |||
+ | Como sempre, é possível gastar Energia para melhorar resultados. Qualquer um dos personagens envolvidos pode [[: | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, | ||
+ | |||
+ | Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, | ||
+ | |||
+ | Os jogadores lançam seu dado e obtém 1, que é o seu resultado final. Os vigias obtém 3, 4, e 4, resultando em 3. O alarme é dado, e o grupo está em maus lençóis. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Tarefas Prolongadas ===== | ||
+ | Algumas tarefas não são tão simples: ou são demoradas, ou são compostas de uma série de pequenas tarefas que precisam ser bem-sucedidas para que o resultado final seja alcançado. Imagine escalar um precipício: | ||
+ | |||
+ | Nesses casos, use um Contador de Progresso: | ||
+ | |||
+ | * **O MJ define um Contador** com um número de espaços que representa a complexidade ou duração da tarefa. | ||
+ | * **O personagem realiza testes apropriados à ação**. | ||
+ | * A cada sucesso, **marque um espaço no Contador**. | ||
+ | * A tarefa é considerada concluída quando **todos os espaços forem preenchidos**. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Um personagem deseja diagnosticar e consertar um equipamento mecânico (um automóvel, por exemplo). O Mestre decide que ele precisa: | ||
+ | |||
+ | - Realizar testes iniciais para obter uma hipótese de qual é o problema; | ||
+ | - Desobstruir o acesso até o local do defeito; | ||
+ | - Determinar qual a peça com defeito; | ||
+ | - Remover a peça e colocar uma nova. | ||
+ | |||
+ | O MJ cria um Contador para representar cada uma das etapas dessa tarefa. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Em outros casos, a Tarefa é simplesmente extensa, e deve ser cumprida em várias //etapas semelhantes// | ||
+ | |||
+ | * **O MJ cria um Contador de Progresso**, | ||
+ | * **O personagem realiza testes repetidos com a Habilidade apropriada.** | ||
+ | * A cada teste, **marque um número de espaços igual ao Nível de Sucesso.** | ||
+ | * A tarefa é concluída quando o Contador estiver completo. | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8, muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas +1, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 dado a cada tentativa -- então Lukah joga apenas o Dado de Base: | ||
+ | |||
+ | - Na primeira jogada, Lukah obtém 3; o MJ marca 3 caixas de seu Contador. | ||
+ | - Na segunda etapa, ele joga o dado, resultando em 2; mais duas caixas são marcadas. | ||
+ | - Na terceira jogada, o resultado é 5 e o dado é eliminado; Lukah ficou parado por alguns minutos procurando pontos de apoio. | ||
+ | - A quarta jogada tem resultado 3. O MJ marca 8 caixas, e Lukah atinge o alto do muro. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | Em ambos os casos, o MJ deve analisar a situação no caso de falhas. Os resultados falhos podem interromper o progresso temporariamente, | ||
+ | |||
+ | ---- | ||
+ | |||
+ | ===== Seção do Mestre ===== | ||
+ | |||
+ | ++++ Quando Usar Tarefas Prolongadas | | ||
+ | Tarefas Prolongadas usam testes adicionais para a resolução de uma ação qualquer que seja longa. Fazer testes exige que os jogadores peguem a quantidade de dados correta, joguem e contabilizem os resultados, e isso toma um pouco de tempo. Exagerar na quantidade de Tarefas Auxiliares, portanto, pode tornar o jogo enfadonho. | ||
+ | |||
+ | No entanto, todas as alternativas mostradas acima podem ajudar a criar um clima de suspense durante a narrativa. Por exemplo, na escalada de Lukah, cada passo para cima é uma pequena perda de tempo. Para criar a tensão, você pode descrever a guarda se aproximando, | ||
+ | |||
+ | Caso isso não seja possível, resolva a ação com um teste simples. Eventualmente, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Combinando as Coisas | | ||
+ | Você pode combinar as diversas variações daqui para simular Tarefas bastante complexas. Por exemplo, um ritual mágico se estende por um tempo bastante grande. Por exemplo, um grande ritual mágico pode exigir a Cooperação entre diversos magos durante uma Tarefa Prolongada por um bom tempo. Use sua criatividade! | ||
+ | ++++ | ||