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sistema:variacoes_de_tarefas

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sistema:variacoes_de_tarefas [2025/07/12 15:00] – Adequação do texto à nova jogada de dados. jnalonsistema:variacoes_de_tarefas [2025/07/13 14:13] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon
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 Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que o tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou seja, a dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso). Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que o tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou seja, a dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso).
  
-  * Nghar joga 2 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado do Drama) e 2, então o ponto de partida é 4.+  * Nghar joga 2 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado de Base) e 2, então o ponto de partida é 4.
   * Kaylee é uma //feiticeira//, que tem penalidades em ações de força. Então, ela joga apenas um dado, e consegue 2. Ela contribui com +2 ao resultado.   * Kaylee é uma //feiticeira//, que tem penalidades em ações de força. Então, ela joga apenas um dado, e consegue 2. Ela contribui com +2 ao resultado.
-  * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado do Drama com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. +  * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado de Base com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. 
-  * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado do Drama, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final.+  * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado de Base, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final.
  
 O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar suas Forças]], mas o MJ preferiu determinar [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|sucesso parcial]], e que a rocha permite a passagem de apenas uma pessoa se esgueirando lentamente pelo espaço livre. Ele anota isso, pois pode ser importante se os personagens precisarem fazer uma saída às pressas. O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema:jogando_os_dados#buscando_forcas|Buscar suas Forças]], mas o MJ preferiu determinar [[:sistema:tarefas#nivel_de_sucesso|sucesso parcial]], e que a rocha permite a passagem de apenas uma pessoa se esgueirando lentamente pelo espaço livre. Ele anota isso, pois pode ser importante se os personagens precisarem fazer uma saída às pressas.
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   * Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**.   * Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**.
   * **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes.   * **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes.
-  * **O coordenador realiza o teste**, usando seu Dado do Drama e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes.+  * **O coordenador realiza o teste**, usando seu Dado de Base e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes.
   * **O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum**.   * **O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum**.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Dr. Helmann é um //Artífice// trabalhando em seu último mecanismo com o auxílio de seus dois assistentes. O Conceito de dr. Helmann dá a ele um Dado de Apoio, e ele tem Tecnologia em nível +3. Cada um de seus ajudantes tem Tecnologia em nível +1, portanto dr. Helmann recebe +2 Dados de Apoio, jogando o Dado do Drama e 6 Dados de Apoio no total.+Dr. Helmann é um //Artífice// trabalhando em seu último mecanismo com o auxílio de seus dois assistentes. O Conceito de dr. Helmann dá a ele um Dado de Apoio, e ele tem Tecnologia em nível +3. Cada um de seus ajudantes tem Tecnologia em nível +1, portanto dr. Helmann recebe +2 Dados de Apoio, jogando o Dado de Base e 6 Dados de Apoio no total.
  
-No teste, o Dado do Drama resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse.+No teste, o Dado de Base resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, e o MJ decide resolver isso como uma Tarefa Conjunta. Meggan é muito boa com Ações Furtivas, mas se qualquer outro dos personagens for notado, ela também vai ser descoberta. Dos personagens do grupo, Nghar e Kaylee jogam apenas o Dado do Drama nesse tipo de Tarefa, então essa é a quantidade que os jogadores devem lançar.+O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, e o MJ decide resolver isso como uma Tarefa Conjunta. Meggan é muito boa com Ações Furtivas, mas se qualquer outro dos personagens for notado, ela também vai ser descoberta. Dos personagens do grupo, Nghar e Kaylee jogam apenas o Dado de Base nesse tipo de Tarefa, então essa é a quantidade que os jogadores devem lançar.
  
 Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, e se um deles notar algo suspeito, dará o alarme aos outros. O Conceito de Guarda normalmente garante um dado adicional em situações desse tipo, e entre o pelotão há um especialmente perceptivo, que joga 3 dados. Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, e se um deles notar algo suspeito, dará o alarme aos outros. O Conceito de Guarda normalmente garante um dado adicional em situações desse tipo, e entre o pelotão há um especialmente perceptivo, que joga 3 dados.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8, muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas +1, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 dado a cada tentativa -- então Lukah joga apenas o Dado do Drama:+Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8, muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas +1, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 dado a cada tentativa -- então Lukah joga apenas o Dado de Base:
  
   - Na primeira jogada, Lukah obtém 3; o MJ marca 3 caixas de seu Contador.   - Na primeira jogada, Lukah obtém 3; o MJ marca 3 caixas de seu Contador.
sistema/variacoes_de_tarefas.txt · Última modificação: 2025/07/13 14:13 por jnalon