sistema:variacoes_de_tarefas
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sistema:variacoes_de_tarefas [2025/07/12 15:00] – Adequação do texto à nova jogada de dados. jnalon | sistema:variacoes_de_tarefas [2025/07/13 14:13] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | ||
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Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que o tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou seja, a dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso). | Os personagens tentam levantar uma rocha que bloqueia a entrada de uma caverna onde -- eles ouviram dizer -- escondem-se tesouros que poderiam garantir sua aposentadoria e uma velhice confortável. A pedra é muito grande para que apenas um deles consiga levantar -- O MJ estabelece que o tamanho da pedra é 10 -- então eles resolvem cooperar entre si. Nenhuma Habilidade se aplica à situação, mas alguns Conceitos são relevantes. O MJ decide que cada personagem contribui com o seu esforço, portanto não há uma dificuldade a ser vencida em cada jogada (ou seja, a dificuldade é zero, e o resultado dos dados é o Nível de Sucesso). | ||
- | * Nghar joga 2 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado do Drama) e 2, então o ponto de partida é 4. | + | * Nghar joga 2 dados porque seu Conceito de Bárbaro se aplica a Tarefas de força. Ele consegue 3 (no Dado de Base) e 2, então o ponto de partida é 4. |
* Kaylee é uma // | * Kaylee é uma // | ||
- | * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado do Drama com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. | + | * Meggan não tem nenhum Conceito que possa ajudá-la aqui, e sua Força é -1, então ela também joga o Dado de Base com um Dado de Penalidade. Seu resultado é zero, e ela não foi capaz de ajudar. |
- | * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado do Drama, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final. | + | * Por fim, Lukah não tem Habilidades que possam ajudá-lo, então ele joga o Dado de Base, e obtém 3, o que dá um bônus de +3 ao resultado final. |
O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema: | O resultado até o momento é igual a 9, insuficiente para mover a pedra. Os personagens podem tentar [[sistema: | ||
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* Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**. | * Escolha um personagem como o **coordenador da tarefa**. | ||
* **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes. | * **Cada personagem auxiliar contribui com seus Dados de Apoio**, vindos dos Conceitos e Habilidades relevantes. | ||
- | * **O coordenador realiza o teste**, usando seu Dado do Drama e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes. | + | * **O coordenador realiza o teste**, usando seu Dado de Base e todos os Dados de Apoio, seus e de seus ajudantes. |
* **O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum**. | * **O Nível de Sucesso é calculado como em um teste comum**. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Dr. Helmann é um // | + | Dr. Helmann é um // |
- | No teste, o Dado do Drama resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse. | + | No teste, o Dado de Base resulta em 2, e os Dados de Apoio são 1, 1, 2, 3, 3 e 6. O resultado final é 7 -- espetacular! Mas, certamente, dr. Helmann estava trabalhando em uma máquina complicada que necessitava de um resultado alto como esse. |
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, | + | O grupo de Meggan está tentando invadir uma fortaleza quando a guarda se aproxima sem aviso. Eles precisam se esconder rapidamente, |
Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, | Por outro lado, os vigias trabalham em conjunto para perceber os personagens, | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8, muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas +1, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 dado a cada tentativa -- então Lukah joga apenas o Dado do Drama: | + | Lukah tenta escalar um alto muro, com vários metros de altura. O MJ estabelece que a dificuldade para chegar até o alto é de 8, muito difícil de conseguir com apenas um teste, e portanto deve ser resolvida em uma Tarefa Prolongada. Lukah tem a Habilidade de Proezas Atléticas +1, que pode ser usada em escaladas. Mas o MJ estabelece também que a parede está escorregadia devido a uma chuva recente, o que dá uma penalidade de -1 dado a cada tentativa -- então Lukah joga apenas o Dado de Base: |
- Na primeira jogada, Lukah obtém 3; o MJ marca 3 caixas de seu Contador. | - Na primeira jogada, Lukah obtém 3; o MJ marca 3 caixas de seu Contador. |
sistema/variacoes_de_tarefas.txt · Última modificação: 2025/07/13 14:13 por jnalon