sistema:tarefas
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Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um [[jogando_os_dados|Teste]] de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte: | Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um [[jogando_os_dados|Teste]] de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte: | ||
- | * Inicialmente, | + | * **Comece com o Dado de Base**. Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta. |
- | * **Adicione um dado** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um dado** para cada Conceito que o atrapalha. | + | * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. |
- | * **Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! | + | * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! |
- | * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas | + | * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas |
- | * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. | + | * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. Modificadores são sempre //Dados de Apoio//. |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. | + | Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. |
++++ | ++++ | ||
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* A // | * A // | ||
- | Um humano médio realizando uma Tarefa comum obtém em geral resultado igual a 3 (a distância que uma pessoa mediana consegue saltar, o peso que ela consegue carregar, etc). Considere cada nível mais ou menos 60% melhor que o anterior, e cada nível abaixo cerca de 60% do nível acima. Se você quiser uma referência mais precisa, consulte os [[sistema: | + | Um humano médio realizando uma Tarefa comum obtém em geral resultado igual a 2 (a distância que uma pessoa mediana consegue saltar, o peso que ela consegue carregar, etc). Considere cada nível mais ou menos 60% melhor que o anterior, e cada nível abaixo cerca de 60% do nível acima. Se você quiser uma referência mais precisa, consulte os [[sistema: |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Em seu teste, Meggan obteve o resultado igual a 4, o que significa que ela fez um bom trabalho. O cofre foi aberto e ela pode inspecionar os documentos que encontrar lá dentro. | + | Em seu teste, Meggan obteve o resultado igual a 3, o que significa que ela fez um bom trabalho. O cofre foi aberto e ela pode inspecionar os documentos que encontrar lá dentro. |
++++ | ++++ | ||
- | O MJ pode exigir que você atinja uma dificuldade mínima. | + | Como é o resultado mediano, se você obtiver 2 nos dados, você conseguiu //por pouco!// O seu objetivo principal foi atingido, mas não foi uma execução perfeita -- talvez tenha demorado um pouco mais que o desejado, ou fez mais barulho que você queria, ou não tenha ficado tão bonito quanto você desejava -- depende do que você está fazendo. Veja a tabela a seguir para interpretar seus resultados: |
- | ^ Resultado dos Dados ^ Dificuldade | + | ^ Resultado dos Dados ^ |
- | | menos que 0 | | + | | menos que 0 | |
- | | 0 | | + | | 0 | |
- | | 1 | Banal | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. | | + | | 1 | Trivial |
- | | 2 | Trivial | + | | |
- | | | + | | |
- | | | + | | |
- | | | + | | |
- | | | + | | |
- | | | + | |
- | ++++ Exemplo | | + | ==== Tarefas Resistidas ==== |
- | O cofre que Meggan tenta abrir é de boa qualidade -- enquanto um cofre normal exigiria um resultado igual a 3 para ser aberto, esse aqui precisa de um pouco mais. O MJ, então, determina que Meggan precisa tirar 4 ou mais nos dados para conseguir abri-lo. | + | Pode acontecer |
- | + | ||
- | Nghar, o bárbaro, precisa arremessar sua mochila sobre um muro bastante alto. Por causa da altura do muro, o MJ estipula | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | Quando há uma dificuldade, | + | |
^ Margem de Sucesso ^ Resultado | ^ Margem de Sucesso ^ Resultado | ||
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| | | | ||
| 4 ou mais | Um resultado avassalador, | | 4 ou mais | Um resultado avassalador, | ||
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+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | O cofre que Meggan tenta abrir é de boa qualidade -- enquanto um cofre normal exigiria um resultado igual a 2 para ser aberto, esse aqui precisa de um pouco mais. O MJ, então, determina que Meggan precisa tirar 3 ou mais nos dados para conseguir abri-lo. | ||
+ | |||
+ | Nghar, o bárbaro, precisa arremessar sua mochila sobre um muro bastante alto. Por causa da altura do muro, o MJ estipula que ele precisa conseguir um resultado de 4 ou mais. | ||
+ | ++++ | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Lukah tenta escalar um muro liso e coberto por musgo, fazendo com que ele escorregue e progrida lentamente. Isso que torna a Tarefa //muito menos eficiente//. Ele recebe, portanto, uma penalidade de -2 no resultado dos dados nas tentativas de escalá-lo. | + | Lukah tenta escalar um muro liso e coberto por musgo, fazendo com que ele escorregue e progrida lentamente. Isso que torna a Tarefa //Muito// menos eficiente. Ele recebe, portanto, uma penalidade de -2 no Nível de Sucesso |
++++ | ++++ | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | É interessante usar a tabela para interpretar o resultado dos dados, | + | É interessante usar a tabela para interpretar o resultado dos dados, |
* **-1 ou menos**: Meggan falha em abrir o cofre, danifica a fechadura tornando impossível abrir o cofre, e ainda faz barulhos que atraem a guarda. | * **-1 ou menos**: Meggan falha em abrir o cofre, danifica a fechadura tornando impossível abrir o cofre, e ainda faz barulhos que atraem a guarda. | ||
- | * **0** ou **1**: Meggan não consegue abrir o cofre. | + | * **0**: Meggan não consegue abrir o cofre. |
- | * **2**: O cofre não foi aberto, mas há alguns detalhes do plano em documentos sobre a mesa. | + | * **1**: O cofre não foi aberto, mas há alguns detalhes do plano em documentos sobre a mesa. |
- | * **3**: O cofre foi aberto, mas a guarda está se aproximando. | + | * **2**: O cofre foi aberto, mas a guarda está se aproximando. |
- | * **4**: Os planos estão acessíveis, | + | * **3**: Os planos estão acessíveis, |
- | * **5**: Meggan consegue abrir o cofre, pegar os planos e fechar o cofre de forma que seja impossível ver que ele foi aberto. | + | * **4**: Meggan consegue abrir o cofre, pegar os planos e fechar o cofre de forma que seja impossível ver que ele foi aberto. |
- | * **6**: Além dos planos, Meggan encontra o anel com o selo do duque, o que pode ser útil no futuro. | + | * **5**: Além dos planos, Meggan encontra o anel com o selo do duque, o que pode ser útil no futuro. |
O MJ pode usar da criatividade e inserir novos elementos quando houver a possibilidade. | O MJ pode usar da criatividade e inserir novos elementos quando houver a possibilidade. | ||
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. Nghar não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 3 dados e obtém 3, 3 e 6. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 4: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não. | + | O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. Nghar não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 2 dados e obtém 3 no Dado de Base, e 6 no Dado de Apoio. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 3: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não. |
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan tenta encontrar o rastro de um inimigo que se escondeu em uma mata próxima. Esse é um Teste de Percepção, | + | Meggan tenta encontrar o rastro de um inimigo que se escondeu em uma mata próxima. Esse é um Teste de Percepção, |
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++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico teste de Percepção. Como ela está um pouco Cansada (sua Energia está muito baixa), ela recebe uma penalidade de -1 dado. Ela joga seu único dado e obtém 2. O MJ não diz qual é a dificuldade do teste — afinal, o fato de ela não perceber alguma coisa não quer dizer que não exista alguma coisa lá. Se algo ou alguém está nos arredores do acampamento, | + | Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico teste de Percepção, Habilidade que ela não possui, então não recebe Dados de Apoio por ela. Como ela está um pouco Cansada (sua Energia está muito baixa), ela recebe uma penalidade de -1, o que implica em um Dado de Penalidade. Ela obtém 2 no Dado de Base, e 1 no Dado de Penalidade, o que resulta em 1 no total. O MJ não diz qual é a dificuldade do teste — afinal, o fato de ela não perceber alguma coisa não quer dizer que não exista alguma coisa lá. Se algo ou alguém está nos arredores do acampamento, |
++++ | ++++ | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Spade tenta deter bandidos em fuga que estão em um carro. Eles estão muito distantes para que o detetive consiga alcançá-los antes do carro dar partida, portanto, decide tentar atirar nos pneus. Como o carro está muito distante, o Mestre decide por uma penalidade de -1; e como está em movimento, uma penalidade adicional de -1. Spade é um Detetive, um Conceito que lhe dá mais um dados, e tem Habilidade de Atirar em +1. Isso significa que ele joga 2 dados para acertar os pneus do automóvel fugitivo. | + | Spade tenta deter bandidos em fuga que estão em um carro. Eles estão muito distantes para que o detetive consiga alcançá-los antes do carro dar partida, portanto, decide tentar atirar nos pneus. Como o carro está muito distante, o Mestre decide por uma penalidade de -1; e como está em movimento, uma penalidade adicional de -1. Spade é um Detetive, um Conceito que lhe dá mais um dado, e tem Habilidade de Atirar em +1. Isso significa que ele joga apenas o Dado de Base para acertar os pneus do automóvel fugitivo. |
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> **Exemplo**\\ Meggan busca alguns planos num escritório que fica no pavimento superior de um quartel por onde ela se esgueira. Para atingir o segundo andar, ela precisa subir as escadas — nada de mais aí, é uma tarefa trivial que ela consegue realizar sem problemas. Ao entrar no escritório, | > **Exemplo**\\ Meggan busca alguns planos num escritório que fica no pavimento superior de um quartel por onde ela se esgueira. Para atingir o segundo andar, ela precisa subir as escadas — nada de mais aí, é uma tarefa trivial que ela consegue realizar sem problemas. Ao entrar no escritório, | ||
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- | Se você quiser um parâmetro um pouco mais objetivo para definir se um Teste precisa ou não ser realizado, considere o seguinte: se, contabilizando todos os bônus e penalidades, | ||
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++++ Mais Sobre Bonus e Penalidades | | ++++ Mais Sobre Bonus e Penalidades | | ||
- | Na verdade, modificadores às jogadas são bem mais flexíveis do que descrito acima: você pode aplicar bônus e penalidades à quantidade de dados jogados, ao resultado dos dados, ou ao nível | + | Na verdade, modificadores às jogadas são bem mais flexíveis do que descrito acima: você pode aplicar bônus e penalidades à quantidade de dados jogados, ao resultado dos dados, ou ao Nível |
- | No entanto, se você quiser uma //regra básica//, considere a seguinte: tudo o que for //interno// ao personagem (sua capacidade, seu estado de espírito, sua pressa, e tudo mais) afetam //a quantidade de dados a serem jogados//; tudo que for //externo// ao personagem (está chovendo, a guarda se aproxima rapidamente) afeta //o resultado dos dados//. Por fim, o que afeta a // | + | No entanto, se você quiser uma //regra básica//, considere a seguinte: tudo o que for //interno// ao personagem (sua capacidade, seu estado de espírito, sua pressa, e tudo mais) afetam //a quantidade de dados a serem jogados//; tudo que for //externo// ao personagem (está chovendo, a guarda se aproxima rapidamente) afeta //o resultado dos dados//. Por fim, o que afeta a // |
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Linha 178: | Linha 176: | ||
É natural pensar no resultado de um teste como sendo //"O personagem conseguiu"// | É natural pensar no resultado de um teste como sendo //"O personagem conseguiu"// | ||
- | > **Exemplo**\\ Ao tentar arrombar o cofre para procurar os planos, Meggan tirou resultado | + | > **Exemplo**\\ Ao tentar arrombar o cofre para procurar os planos, Meggan tirou resultado |
Isso pode te ajudar a lidar com uma dificuldade que todos os MJs enfrentam: o que fazer quando os personagens falham? Em certas situações, | Isso pode te ajudar a lidar com uma dificuldade que todos os MJs enfrentam: o que fazer quando os personagens falham? Em certas situações, | ||
Linha 186: | Linha 184: | ||
++++ Dificuldade Variável | | ++++ Dificuldade Variável | | ||
- | Você pode adotar o seguinte método se quiser tornar a resolução de Tarefas um pouco mais imprevisível e emocionante. Ao invés de usar as tabelas acima, determine a dificuldade jogando uma certa quantidade de dados conforme a tabela abaixo: | + | Você pode adotar o seguinte método se quiser tornar a resolução de Tarefas um pouco mais imprevisível e emocionante. Ao invés de usar as tabelas acima, determine a dificuldade jogando |
- | ^ | + | ^ |
- | | Fácil | + | | Fácil |
- | | Normal | + | | Normal |
- | | | + | | |
- | | Muito Difícil | + | | Muito Difícil |
- | | Extremamente Difícil | + | | Extremamente Difícil |
- | | Quase Impossível | + | | Quase Impossível |
- | Faça a jogada e contabilize o resultado normalmente. Para que o personagem seja bem sucedido na Tarefa, ele precisa igualar ou superar a dificuldade obtida. | + | Faça a jogada e contabilize o resultado normalmente. Para que o personagem seja bem sucedido na Tarefa, ele precisa igualar ou superar a dificuldade obtida. |
- | ^ | + | ^ |
- | | -3 ou menos | + | | -3 ou menos | Falha e algo mais deu errado |
- | | | + | | |
- | | | + | | |
- | | 0 | Sucesso marginal ou parcial | + | | 0 |
- | | 1 | Sucesso Completo | + | | 1 |
- | | 2 | Sucesso Completo e algo mais deu certo | | + | | 2 |
- | | 3 | Sucesso Crítico e algo mais | | + | | 3 |
- | | 4 ou mais | Qualquer efeito espetacular | + | | 4 ou mais |
++++ | ++++ | ||
sistema/tarefas.1727017172.txt.gz · Última modificação: 2024/09/22 14:59 por jnalon