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sistema:tarefas

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sistema:tarefas [2025/07/13 13:00] – [Alguns Exemplos] Melhorias no texto. jnalonsistema:tarefas [2025/07/13 14:12] (atual) – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon
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 Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um [[jogando_os_dados|Teste]] de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte: Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um [[jogando_os_dados|Teste]] de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte:
  
-  * **Comece com o Dado do Drama.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta.+  * **Comece com o Dado de Base**Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta.
   * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha.   * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha.
   * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você  remove dados!   * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você  remove dados!
-  * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado do Drama.+  * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado de Base.
   * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. Modificadores são sempre //Dados de Apoio//.   * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. Modificadores são sempre //Dados de Apoio//.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. E, é claro, esse tipo de atividade é no que espiões são bons, então esse Conceito também está ativado. No total, ela joga 4 dados: o Dado do Drama e três Dados de Apoio.+Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. E, é claro, esse tipo de atividade é no que espiões são bons, então esse Conceito também está ativado. No total, ela joga 4 dados: o Dado de Base e três Dados de Apoio.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. Nghar não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 2 dados e obtém 3 no Dado do Drama, e 6 no Dado de Apoio. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 3: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não.+O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. Nghar não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 2 dados e obtém 3 no Dado de Base, e 6 no Dado de Apoio. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 3: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico teste de Percepção, Habilidade que ela não possui, então não recebe Dados de Apoio por ela. Como ela está um pouco Cansada (sua Energia está muito baixa), ela recebe uma penalidade de -1, o que implica em um Dado de Penalidade. Ela obtém 2 no Dado do Drama, e 1 no Dado de Penalidade, o que resulta em 1 no total. O MJ não diz qual é a dificuldade do teste — afinal, o fato de ela não perceber alguma coisa não quer dizer que não exista alguma coisa lá. Se algo ou alguém está nos arredores do acampamento, Kaylee é incapaz de perceber.+Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico teste de Percepção, Habilidade que ela não possui, então não recebe Dados de Apoio por ela. Como ela está um pouco Cansada (sua Energia está muito baixa), ela recebe uma penalidade de -1, o que implica em um Dado de Penalidade. Ela obtém 2 no Dado de Base, e 1 no Dado de Penalidade, o que resulta em 1 no total. O MJ não diz qual é a dificuldade do teste — afinal, o fato de ela não perceber alguma coisa não quer dizer que não exista alguma coisa lá. Se algo ou alguém está nos arredores do acampamento, Kaylee é incapaz de perceber.
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 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Spade tenta deter bandidos em fuga que estão em um carro. Eles estão muito distantes para que o detetive consiga alcançá-los antes do carro dar partida, portanto, decide tentar atirar nos pneus. Como o carro está muito distante, o Mestre decide por uma penalidade de -1; e como está em movimento, uma penalidade adicional de -1. Spade é um Detetive, um Conceito que lhe dá mais um dado, e tem Habilidade de Atirar em +1. Isso significa que ele joga apenas o Dado do Drama para acertar os pneus do automóvel fugitivo.+Spade tenta deter bandidos em fuga que estão em um carro. Eles estão muito distantes para que o detetive consiga alcançá-los antes do carro dar partida, portanto, decide tentar atirar nos pneus. Como o carro está muito distante, o Mestre decide por uma penalidade de -1; e como está em movimento, uma penalidade adicional de -1. Spade é um Detetive, um Conceito que lhe dá mais um dado, e tem Habilidade de Atirar em +1. Isso significa que ele joga apenas o Dado de Base para acertar os pneus do automóvel fugitivo.
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 ++++ Dificuldade Variável | ++++ Dificuldade Variável |
-Você pode adotar o seguinte método se quiser tornar a resolução de Tarefas um pouco mais imprevisível e emocionante. Ao invés de usar as tabelas acima, determine a dificuldade jogando o Dado do Drama mais uma certa quantidade de Dados de Apoio conforme a tabela abaixo:+Você pode adotar o seguinte método se quiser tornar a resolução de Tarefas um pouco mais imprevisível e emocionante. Ao invés de usar as tabelas acima, determine a dificuldade jogando o Dado de Base mais uma certa quantidade de Dados de Apoio conforme a tabela abaixo:
  
 ^       Dificuldade      ^  Número de Dados de Apoio  ^ ^       Dificuldade      ^  Número de Dados de Apoio  ^
sistema/tarefas.txt · Última modificação: 2025/07/13 14:12 por jnalon