sistema:tarefas
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Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um [[jogando_os_dados|Teste]] de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte: | Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um [[jogando_os_dados|Teste]] de uma Habilidade relevante. Para decidir quantos dados jogar, faça o seguinte: | ||
- | * **Comece com o Dado do Drama.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta. | + | * **Comece com o Dado de Base**. Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta. |
* **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. | * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. | ||
* **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! | * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! | ||
- | * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado do Drama. | + | * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado de Base. |
* Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. Modificadores são sempre //Dados de Apoio//. | * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. Modificadores são sempre //Dados de Apoio//. | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. E, é claro, esse tipo de atividade é no que espiões são bons, então esse Conceito também está ativado. No total, ela joga 4 dados: o Dado do Drama e três Dados de Apoio. | + | Meggan é uma //Espiã Elfa//, tentando destravar um cofre. Essa é uma Tarefa para sua Habilidade Invasão com nível +1, que é exatamente para esse tipo de situação. Além disso, Elfos são especialmente bons com Tarefas que exijam coordenação motora, então seu Conceito entra em ação. E, é claro, esse tipo de atividade é no que espiões são bons, então esse Conceito também está ativado. No total, ela joga 4 dados: o Dado de Base e três Dados de Apoio. |
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- | O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. Nghar não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 2 dados e obtém 3 no Dado do Drama, e 6 no Dado de Apoio. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 3: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não. | + | O bárbaro Nghar tenta arrombar aos chutes uma porta em uma masmorra que pode esconder um baú de tesouros. Nghar não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, mas, por ser um Bárbaro, seu Conceito o beneficia em testes de força bruta, o que é o caso. Assim, ele joga 2 dados e obtém 3 no Dado de Base, e 6 no Dado de Apoio. O dado igual a 6 é descartado, e o resultado final é igual a 3: cabe ao MJ decidir se a porta se abre ou não. |
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- | Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico teste de Percepção, | + | Enquanto os outros personagens do seu grupo dormem, Kaylee faz o seu turno de //vigia//, para evitar que todos sejam pegos de surpresa por animais ferozes ou bandidos, um típico teste de Percepção, |
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- | Spade tenta deter bandidos em fuga que estão em um carro. Eles estão muito distantes para que o detetive consiga alcançá-los antes do carro dar partida, portanto, decide tentar atirar nos pneus. Como o carro está muito distante, o Mestre decide por uma penalidade de -1; e como está em movimento, uma penalidade adicional de -1. Spade é um Detetive, um Conceito que lhe dá mais um dado, e tem Habilidade de Atirar em +1. Isso significa que ele joga apenas o Dado do Drama para acertar os pneus do automóvel fugitivo. | + | Spade tenta deter bandidos em fuga que estão em um carro. Eles estão muito distantes para que o detetive consiga alcançá-los antes do carro dar partida, portanto, decide tentar atirar nos pneus. Como o carro está muito distante, o Mestre decide por uma penalidade de -1; e como está em movimento, uma penalidade adicional de -1. Spade é um Detetive, um Conceito que lhe dá mais um dado, e tem Habilidade de Atirar em +1. Isso significa que ele joga apenas o Dado de Base para acertar os pneus do automóvel fugitivo. |
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++++ Dificuldade Variável | | ++++ Dificuldade Variável | | ||
- | Você pode adotar o seguinte método se quiser tornar a resolução de Tarefas um pouco mais imprevisível e emocionante. Ao invés de usar as tabelas acima, determine a dificuldade jogando o Dado do Drama mais uma certa quantidade de Dados de Apoio conforme a tabela abaixo: | + | Você pode adotar o seguinte método se quiser tornar a resolução de Tarefas um pouco mais imprevisível e emocionante. Ao invés de usar as tabelas acima, determine a dificuldade jogando o Dado de Base mais uma certa quantidade de Dados de Apoio conforme a tabela abaixo: |
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sistema/tarefas.txt · Última modificação: 2025/07/13 14:12 por jnalon