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sistema:poderes

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sistema:poderes [2024/05/30 21:35] – Adição da imagem do cabeçalho. jnalonsistema:poderes [2025/10/22 23:26] (atual) – Adição de "Devo Usar Poderes" na Seção do Criador. jnalon
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 {{ images:header-poderes.jpg }} {{ images:header-poderes.jpg }}
  
-====== Poderes ======+====== Poderes e Habilidades Especiais ======
 Um //Poder// é todo tipo de característica que representa algo que um ser humano comum não tem ou qualquer habilidade da qual não é capaz — magia, habilidades psiônicas, transmutação, superforça, membros cibernéticos, etc. Poderes podem ser coisas simples — como a habilidade de um bárbaro de entrar em Fúria incontrolável — ou incrivelmente complexas, como algum tipo de Magia que envolva controlar os diversos tipos de fluxos de energia de um mundo inteiro. Nem toda campanha permite que os personagens tenham poderes — converse com o Mestre do Jogo para saber se Poderes estão disponíveis, e quais deles podem ser usados pelos personagens. Um //Poder// é todo tipo de característica que representa algo que um ser humano comum não tem ou qualquer habilidade da qual não é capaz — magia, habilidades psiônicas, transmutação, superforça, membros cibernéticos, etc. Poderes podem ser coisas simples — como a habilidade de um bárbaro de entrar em Fúria incontrolável — ou incrivelmente complexas, como algum tipo de Magia que envolva controlar os diversos tipos de fluxos de energia de um mundo inteiro. Nem toda campanha permite que os personagens tenham poderes — converse com o Mestre do Jogo para saber se Poderes estão disponíveis, e quais deles podem ser usados pelos personagens.
  
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   : No Scop, você é livre para criar os Poderes como quiser. Mas, se quiser alguns já prontos, dê uma olhada nessa página.   : No Scop, você é livre para criar os Poderes como quiser. Mas, se quiser alguns já prontos, dê uma olhada nessa página.
  
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 +===== Seção do Criador =====
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 +++++ Devo Adicionar Poderes ao Meu Cenário? |
 +Provavelmente, ao imaginar seu cenário, você já tem uma boa ideia se ele deve ou não incluir algum tipo de Poder. Cenários que incluem elementos fantásticos -- como as tradicionais fantasias medievais, urbanas, ou cenários de horror pessoal -- naturalmente levam a esse tipo de característica. Outros, em que os personagens são humanos normais, excluem essa possibilidade. A "regra geral" é: se o cenário incluir características além do normal para humanos, inclua Poderes.
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 +Mas... existem algumas Habilidades Especiais que não precisam ser explicadas por elementos sobrenaturais ou sobre-humanos. Uma Habilidade Especial é algo que o personagem consegue fazer sem falhar. Elas podem ser interpretadas como uma capacidade muito bem treinada, um dom ou predisposição natural. Por exemplo, Empatia Animal (compreender e manipular as reações animais) ou Memória Fotográfica (lembrar exatamente de coisas que viu ou presenciou) são capacidades humanas levadas ao extremo.
 +
 +Pode ser interessante você permitir que personagens tenham Habilidades desse tipo, mesmo em cenários realistas. Combinados com os Conceitos e as Habilidades, elas ajudam a individualizar ainda mais o personagem. Além disso, os jogadores //gostam// de saber que seus personagens são excelentes em uma área.
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sistema/poderes.txt · Última modificação: 2025/10/22 23:26 por jnalon