sistema:jogando_os_dados
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sistema:jogando_os_dados [2025/07/13 14:09] – Mudança de Dado do Drama para Dado de Base. jnalon | sistema:jogando_os_dados [2025/08/06 12:51] (atual) – [Regras Opcionais] Remoção do Dado do Drama. jnalon | ||
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====== Jogando os Dados ====== | ====== Jogando os Dados ====== | ||
- | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio//. Faça da seguinte forma: | + | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio// |
+ | |||
+ | Faça da seguinte forma: | ||
* **Jogue os dados**; | * **Jogue os dados**; | ||
* **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | ||
- | * **Use o resultado do Dado de Base**; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero. | + | * **Use o resultado do Dado de Base** |
* **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. | * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. | ||
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++++ | ++++ | ||
- | Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // | + | Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // |
- | + | ||
- | Se você não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim receber mais penalidades, | + | |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
Linha 24: | Linha 24: | ||
A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema: | A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema: | ||
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- | ===== O Dado do Drama ===== | ||
- | Além de servir como base do resultado final, o Dado de Base tem um papel especial -- adicionar //drama// à jogada: | ||
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- | * Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece. | ||
- | * Se esse dado for **igual a 6**, algo ruim acontece. | ||
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- | Esses resultados acontecem // | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, | ||
- | ++++ | ||
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Linha 93: | Linha 79: | ||
Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado de Base, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado de Base um pouco menos significativo, | Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado de Base, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado de Base um pouco menos significativo, | ||
+ | |||
+ | Da mesma maneira, você pode jogar outros tipos de dados, se quiser -- basta seguir a mesma lógica: elimine todos os dados com resultado acima da metade do tamanho do dado. Surpreendentemente, | ||
++++ | ++++ | ||
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+ | ++++ Outra Forma de Jogar os Dados | | ||
+ | Se você não gosta da ideia do Dado de Base e Dados de Apoio, preferindo que todos os dados sejam indistintos, | ||
+ | |||
+ | * **Comece com um dado**. Você sempre vai jogar pelo menos um dado em cada teste. | ||
+ | * **Adicione os dados** proveniente de Conceitos, Habilidades e outros modificadores da mesma forma que antes. | ||
+ | * **Jogue os dados**; | ||
+ | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | ||
+ | * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor** para ser o valor de base. | ||
+ | * **Some +1** para cada outro dado restante. | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. | ||
+ | |||
+ | A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, // | ||
+ | |||
+ | > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, | ||
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+ | Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte: | ||
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+ | * **Comece com dois dados**. | ||
+ | * **Considere sucesso resultados iguais a 3 ou mais**. Resultados iguais a 1 ou 2 são sucessos parciais. | ||
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+ | As probabilidades nesse casos são bastante semelhantes à jogada atual, mas você precisará jogar mais dados, e a contabilização dos resultados pode ser um pouco mais demorada. | ||
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sistema/jogando_os_dados.1752415791.txt.gz · Última modificação: 2025/07/13 14:09 por jnalon