sistema:jogando_os_dados
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sistema:jogando_os_dados [2024/04/15 14:59] – Adição da Seção do Criador. jnalon | sistema:jogando_os_dados [2025/07/20 13:10] (atual) – [Regras Opcionais] Adição da jogada antiga como regra opcional. jnalon | ||
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====== Jogando os Dados ====== | ====== Jogando os Dados ====== | ||
- | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 10 faces//. Faça da seguinte forma: | + | Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 6 faces// -- um deles deve ter uma cor ou uma marca que o distingua dos outros, e é chamado //Dado de Base//; os outros são os //Dados de Apoio//. Faça da seguinte forma: |
* **Jogue os dados**; | * **Jogue os dados**; | ||
- | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | + | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. |
- | * Entre os dados que sobraram, | + | * **Use o resultado do Dado de Base**; se ele foi eliminado, então o valor de base é zero. |
- | * **Some +1** para cada outro dado restante. | + | * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. |
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; | + | Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3, 4 e 6 nos Dados de Apoio. Os dados iguais a 4 e 6 são eliminados; o Dado de Base teve resultado 2, e ela recebe |
++++ | ++++ | ||
- | Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // | + | Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à // |
+ | |||
+ | Se você não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim receber mais penalidades, | ||
+ | |||
+ | ++++ Exemplo | | ||
+ | Jut, um anão-cinzento, | ||
+ | |||
+ | O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. | ||
+ | ++++ | ||
A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema: | A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema: | ||
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===== O Dado do Drama ===== | ===== O Dado do Drama ===== | ||
- | Quando separar os seus dados para lançar, escolha | + | Além de servir como base do resultado final, o Dado de Base tem um papel especial -- adicionar //drama// à jogada: |
+ | |||
+ | * Se esse dado for **igual a 3**, algo bom acontece. | ||
+ | * Se esse dado for **igual a 6**, algo ruim acontece. | ||
+ | |||
+ | Esses resultados acontecem | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, | + | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, |
++++ | ++++ | ||
Linha 29: | Linha 42: | ||
===== Buscando Forças ===== | ===== Buscando Forças ===== | ||
- | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, | + | Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, |
+ | |||
+ | * Declare que está **Buscando Suas Forças**. | ||
+ | * **Jogue | ||
+ | * Como antes, | ||
+ | * **Cada dado restante | ||
+ | |||
+ | Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// | ||
Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[sistema: | Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[sistema: | ||
++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
- | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente os dados eliminados. Ela obtém 2 e 5. O dado igual a 5 é eliminado, e o dado restante dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 5. | + | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente os dados eliminados. Ela obtém 2 e 5. O dado igual a 5 é eliminado, e o dado restante dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 4. |
++++ | ++++ | ||
Linha 46: | Linha 66: | ||
> **Exemplo**\\ Para realizar um teste, Meggan precisa jogar 7 dados. Se ela decidir eliminar alguns dados, ela pode trocar 2 dados por um bônus de +1 no resultado da jogada, lançando apenas 5 dados. Se ela decidisse trocar 4 dados, jogaria apenas 3 dados, mas receberia um bônus de +2 no resultado final. | > **Exemplo**\\ Para realizar um teste, Meggan precisa jogar 7 dados. Se ela decidir eliminar alguns dados, ela pode trocar 2 dados por um bônus de +1 no resultado da jogada, lançando apenas 5 dados. Se ela decidisse trocar 4 dados, jogaria apenas 3 dados, mas receberia um bônus de +2 no resultado final. | ||
- | Essa opção é ótima para personagens muito poderosos, que poderiam jogar dezenas de dados. Personagens normais devem fazer essa escolha com cuidado, porque se você reduzir demais a quantidade de dados, suas chances de conseguir um resultado bom podem cair bastante. | + | Essa opção é ótima para personagens muito poderosos, que poderiam jogar dezenas de dados. Personagens normais devem fazer essa escolha com cuidado, porque se você reduzir demais a quantidade de dados, suas chances de eliminar todos os dados pode subir bastante. |
++++ | ++++ | ||
++++ Outras Formas de Buscar as Forças | | ++++ Outras Formas de Buscar as Forças | | ||
- | //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode realizar o Esforço | + | //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode Buscar as Forças |
- | * Jogue novamente **o dado mais alto**, aquele que você somou o valor inteiro no resultado. | + | * Jogue novamente **apenas |
- | * Se o resultado for **maior que 4**, elimine o dado. | + | * Se o resultado for **maior que 3**, elimine o dado. |
- | * Se o resultado for **menor ou igual a 4**, substitua seu valor na contagem dos dados. | + | * Se o resultado for **menor ou igual a 3**, substitua seu valor na contagem dos dados. |
- | * Os dados retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes. | + | * Os Dados de Apoio retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes. |
- | > **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga um dos dados novamente. Vamos ver algumas possibilidades: | + | > **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga o Dado de Base novamente. Vamos ver algumas possibilidades: |
> | > | ||
- | > ** * Ela obtém 3.** Considere como se os dados fossem originalmente 1 e 3. Com isso, o resultado | + | > ** * Ela obtém 3.** Com esse novo valor, seu teste agora tem resultado |
- | > ** * Ela obtém | + | > ** * Ela obtém |
Note que //é possível// que o novo resultado seja pior que o original. É duro, mas a vida é assim. No entanto, se o MJ permitir, o melhor resultado pode ser levado em consideração. | Note que //é possível// que o novo resultado seja pior que o original. É duro, mas a vida é assim. No entanto, se o MJ permitir, o melhor resultado pode ser levado em consideração. | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Jogando Dados de Seis Faces (d6) | | + | ++++ Jogando Dados de Dez Faces (d10) | |
- | Se você não tem dados de dez faces em casa, ou não gosta de usá-los, ou simplesmente se preferir, você pode usar dados comuns de seis lados quase sem nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 3 ou menos. | + | Se você gosta mais de dados de dez faces, |
- | > **Exemplo: | + | > **Exemplo: |
- | Há apenas algumas diferenças. | + | Há apenas algumas diferenças. |
- | Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado do Drama, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 3, e algo ruim quando o resultado é igual a 6. Isso torna o Dado do Drama um pouco mais significativo, | + | Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado de Base, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 5 (ou 4), e algo ruim quando o resultado é igual a 10. Isso torna o Dado de Base um pouco menos significativo, |
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+ | Da mesma maneira, você pode jogar outros tipos de dados, se quiser -- basta seguir a mesma lógica: elimine todos os dados com resultado acima da metade do tamanho do dado. Surpreendentemente, | ||
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+ | ++++ Outra Forma de Jogar os Dados | | ||
+ | Se você não gosta da ideia do Dado de Base e Dados de Apoio, preferindo que todos os dados sejam indistintos, | ||
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+ | * **Comece com um dado**. Você sempre vai jogar pelo menos um dado em cada teste. | ||
+ | * **Adicione os dados** proveniente de Conceitos, Habilidades e outros modificadores da mesma forma que antes. | ||
+ | * **Jogue os dados**; | ||
+ | * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 3. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. | ||
+ | * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor** para ser o valor de base. | ||
+ | * **Some +1** para cada outro dado restante. | ||
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+ | > **Exemplo**\\ Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. | ||
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+ | A forma como bônus e penalidades são aplicadas e a Busca pelas Forças funcionam exatamente da mesma forma que antes. Lembre-se de escolher um dado com uma marca ou cor distinta para servir como o Dado do Drama -- ele **não** será contabilizado como o Dado de Base, sua única função é adicionar seus efeitos à jogada. | ||
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+ | Se o personagem receber mais penalidades do que tem de dados, adicione um dado para cada nível de penalidade. Para contabilizar o resultado, _subtraia_ -1 do resultado do dado mais alto. | ||
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+ | > **Exemplo**\\ Jut, o anão-cinzento, | ||
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+ | Este método pode ser um pouco mais fácil de explicar, mas ele tem a tendência a tornar as coisas um pouco mais fáceis para os personagens (as probabilidades de sucesso são mais altas). Se você quiser resultados mais realistas, faça o seguinte:] | ||
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+ | * **Comece com dois dados**. | ||
+ | * **Considere sucesso resultados iguais a 3 ou mais**. Resultados iguais a 1 ou 2 são sucessos parciais. | ||
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+ | As probabilidades nesse casos são bastante semelhantes à jogada atual, mas você precisará jogar mais dados, e a contabilização dos resultados pode ser um pouco mais demorada. | ||
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Linha 82: | Linha 131: | ||
Se você está criando seu próprio cenário e adaptando para um sistema, provavelmente sua principal preocupação é: que tipo de resultados eu obtenho com essa jogada? | Se você está criando seu próprio cenário e adaptando para um sistema, provavelmente sua principal preocupação é: que tipo de resultados eu obtenho com essa jogada? | ||
- | A jogada de dados do Scop pode parecer estranha à primeira vista, mas ela é bastante simples (pegue alguns dados e jogue algumas vezes para se certificar). Ela foi criada dessa maneira para ser // | + | A jogada de dados do Scop pode parecer estranha à primeira vista, mas ela é bastante simples (pegue alguns dados e jogue algumas vezes para se certificar). Ela foi criada dessa maneira para ser // |
- | Esse resultado é // | + | Esse resultado é // |
- | A faixa de valores também é // | + | A faixa de valores também é // |
- | Com isso, fica bastante fácil definir dificuldades para as situações em seu cenário: é algo que um ser humano comum conseguiria fazer? Atribua a dificuldade | + | Com isso, fica bastante fácil definir dificuldades para as situações em seu cenário: é algo que um ser humano comum conseguiria fazer? Atribua a dificuldade |
Se você quiser uma análise mais detalhada das probabilidades da jogada de dados do Scop, [[: | Se você quiser uma análise mais detalhada das probabilidades da jogada de dados do Scop, [[: | ||
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sistema/jogando_os_dados.1713193193.txt.gz · Última modificação: 2024/04/15 14:59 por jnalon