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sistema:jogando_os_dados

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sistema:jogando_os_dados [2023/12/25 15:26] – Correção de links. jnalonsistema:jogando_os_dados [2024/04/15 14:59] (atual) – Adição da Seção do Criador. jnalon
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 +===== Regras Opcionais =====
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 +++++ Eliminando Dados |
 +Normalmente, em um jogo de Scop, você vai jogar algo entre 1 a 6 dados, o que não é muito. Mas existem jogadores que preferem jogar a menor quantidade de dados possível. Se você é um desses, esta regra opcional pode ajudar. É simples: troque cada 2 dados por um bônus de +1 no resultado final. Isso não dá //exatamente// o mesmo resultado que jogar a quantidade inicial, mas é uma boa aproximação. No entanto, tome cuidado, porque isso pode diminuir suas chances de sucesso, especialmente se você joga poucos dados.
 +
 +> **Exemplo**\\ Para realizar um teste, Meggan precisa jogar 7 dados. Se ela decidir eliminar alguns dados, ela pode trocar 2 dados por um bônus de +1 no resultado da jogada, lançando apenas 5 dados. Se ela decidisse trocar 4 dados, jogaria apenas 3 dados, mas receberia um bônus de +2 no resultado final.
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 +Essa opção é ótima para personagens muito poderosos, que poderiam jogar dezenas de dados. Personagens normais devem fazer essa escolha com cuidado, porque se você reduzir demais a quantidade de dados, suas chances de conseguir um resultado bom podem cair bastante.
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 +++++ Outras Formas de Buscar as Forças |
 +//Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode realizar o Esforço da seguinte maneira:
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 +  * Jogue novamente **o dado mais alto**, aquele que você somou o valor inteiro no resultado.
 +  * Se o resultado for **maior que 4**, elimine o dado.
 +  * Se o resultado for **menor ou igual a 4**, substitua seu valor na contagem dos dados.
 +  * Os dados retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes.
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 +> **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga um dos dados novamente. Vamos ver algumas possibilidades:
 +>
 +>  ** * Ela obtém 3.** Considere como se os dados fossem originalmente 1 e 3. Com isso, o resultado se torna 4, que é bem melhor.
 +>  ** * Ela obtém 7.** O dado é eliminado, e o resultado de 1 fica valendo. Note que esse valor é devido ao //bônus// do dado retido, e não seu valor de face!
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 +Note que //é possível// que o novo resultado seja pior que o original. É duro, mas a vida é assim. No entanto, se o MJ permitir, o melhor resultado pode ser levado em consideração.
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 +++++ Jogando Dados de Seis Faces (d6) |
 +Se você não tem dados de dez faces em casa, ou não gosta de usá-los, ou simplesmente se preferir, você pode usar dados comuns de seis lados quase sem nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 3 ou menos.
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 +> **Exemplo:**\\ Meggan joga seus 4 dados, mas agora usando dados de 6 lados. Ela consegue 2, 2, 4 e 5. Ela elimina os dados iguais a 4 e 5. O dado mais alto que sobra tem valor igual a 2, então essa é a base do seu resultado. O outro dado que restou dá um bônus de +1, portanto, seu resultado final é igual a 3.
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 +Há apenas algumas diferenças. Quando se joga apenas um dado, as tarefas se tornam um pouco mais difíceis: você não consegue um resultado igual a 4, por exemplo, e mesmo obter um 3 pode ser um pouco complicado. Por outro lado, quando a quantidade de dados a ser jogada é acima de 5, as probabilidades ficam (um pouco mais) a favor do personagem. As diferenças, no entanto, não são assim tão significativas, e é sempre possível usar Energia para reverter resultados desfavoráveis.
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 +Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado do Drama, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 3, e algo ruim quando o resultado é igual a 6. Isso torna o Dado do Drama um pouco mais significativo, mas isso faz parte da diversão.
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 +===== Seção do Criador =====
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 +++++ Que Tipo de Resultados Essa Jogada Dá? |
 +Se você está criando seu próprio cenário e adaptando para um sistema, provavelmente sua principal preocupação é: que tipo de resultados eu obtenho com essa jogada?
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 +A jogada de dados do Scop pode parecer estranha à primeira vista, mas ela é bastante simples (pegue alguns dados e jogue algumas vezes para se certificar). Ela foi criada dessa maneira para ser //qualitativa// e //quantitativa// ao mesmo tempo. De maneira geral, um teste terá como resultados valores entre 0 e 6, com média por volta de 3, especialmente para personagens na escala humana.
 +
 +Esse resultado é //qualitativo// porque, sendo 3 a média humana, você pode interpretar esse valor como sendo a dificuldade média de uma ação rotineira: se o personagem conseguiu atingir esse valor, ele foi bem-sucedido, caso contrário, nem tanto. Você pode interpretar valores diferentes em uma //escala// de qualidade: 2 seria um resultado um pouco pior que 3, 1 é muito pior; 4 é melhor, e 5 é muito melhor.
 +
 +A faixa de valores também é //quantitativa// porque você pode interpretá-la como sendo uma representação abstrata de grandezas físicas: o resultado dos dados pode ser uma medida -- em termos de jogo -- de quanto peso o personagem consegue levantar, que altura ele consegue escalar, quanta informação ele consegue memorizar, e assim por diante. Um resultado igual a 3, por exemplo, significa que o personagem é capaz de levantar o mesmo tanto que um humano médio consegue.
 +
 +Com isso, fica bastante fácil definir dificuldades para as situações em seu cenário: é algo que um ser humano comum conseguiria fazer? Atribua a dificuldade 3. É algo que exige treinamento? Atribua a dificuldade 4, e assim por diante.
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 +Se você quiser uma análise mais detalhada das probabilidades da jogada de dados do Scop, [[:nota:analise_do_scop|veja aqui!]] E se quiser uma interpretação mais profunda da relação entre o resultado dos dados e o mundo real, [[:sistema:efeitos|veja estas tabelas!]]
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sistema/jogando_os_dados.1703517967.txt.gz · Última modificação: 2023/12/25 15:26 por jnalon